Na sexta-feira 18 de julho, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF reuniu-se o Secretariado Executivo do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, integrado por 28 dioceses e arquidioceses de Minas Gerais.
Durante o encontro, realizado na sede do Secretariado em Belo Horizonte, foram iniciadas tratativas sobre a possibilidade de se estabelecer parceria institucional com o objetivo de contribuir para com a gestão da informação e dos documentos arquivísticos da CNBB em Minas Gerais.
A equipe técnica da EJEF foi recebida pelo Secretário-Executivo do Regional Leste 2, Padre Rodrigo Souza, e pela secretária Cláudia Helena da Silva. Participaram da reunião o Diretor Executivo de Gestão Documental (DIRGED), Thiago Israel Simões Doro Pereira, a Coordenadora do Arquivo Permanente (COARPE/GEDOC), Sônia Santos, e a Arquivista Bruna Michels, da Gerência de Arquivo de Gestão Documental (GEDOC), além do Diretor Executivo de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP), Iácones Batista Vargas.
Segundo o Padre Rodrigo Souza, a aplicação de técnicas de gestão arquivística ao acervo da CNBB contribuirá não apenas a otimização da sua organização física, mas permitirá ainda a facilitação do acesso a importantes fontes e dados de pesquisa na busca do resgate histórico das origens do Regional Leste 2, que se deseja publicar em livro.
O Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF, Desembargador Saulo Versiani Penna, apoiou a iniciativa e autorizou a equipe técnica a colaborar institucionalmente com a CNBB, prestando orientações sobre a elaboração de instrumentos de gestão arquivística, a exemplo dos planos de classificação e tabelas de temporalidade, o que permitirá racionalização dos espaços físicos, além da possibilidade de criação de uma plataforma eletrônica para disponibilização de conteúdo documental aberto ao público para pesquisa.
O Desembargador Saulo Versiani Penna enalteceu o trabalho de excelência exercido pelos servidores da Escola Judicial: “Como Escola de Governo, a EJEF tem de se colocar cada vez mais a serviço da sociedade, realizando parcerias e projetos de extensão, visando o bem do povo de Minas Gerais”.
Para o Diretor Executivo da DIRGED, Thiago Doro, “Foi uma grande satisfação receber o convite da CNBB Regional Leste 2 e contribuir com orientações técnicas sobre organização arquivística. A visita reforça a importância do diálogo entre instituições comprometidas com a memória, a transparência e a boa gestão documental. Essa parceria é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo em que compartilhamos a experiência do TJMG na organização de arquivos judiciais, também aprendemos com a riqueza histórica e eclesiástica do acervo da CNBB. Seguimos abertos para futuras cooperações que fortaleçam a preservação da memória institucional e promovam boas práticas na administração de documentos.”