Membros do Comitê Técnico da EJEF, juízes e desembargadores do TJMG, em comitiva, reuniram-se com magistrados e servidores do Núcleo Regional da EJEF em Uberlândia, nos dias 29 e 30 de junho, para a realização das Oficinas Jurídica e Gerencial. As atividades incluíram roda de conversa com gestores e magistrados, visitas às unidades de ensino e etapas pluridisciplinares, com exposições dialogadas.
A ação educacional foi destinada ao público da comarca sede e das seguintes regiões: Araguari, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Estrela do Sul, Ituiutaba, Iturama, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Prata, Santa Vitória e Tupaciguara.
Na abertura da ação educacional, o Desembargador Paulo Calmon Nogueira da Gama, Membro do Comitê Técnico da Escola Judicial, representando o Desembargador Renato Dresch, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF, falou da importância da segunda maior comarca do Estado. Ele também destacou o valor de cada magistrado e de cada servidor no desenvolvimento e oferta do trabalho da EJEF: “Vocês são a Escola, ela existe devido a vocês, ela precisa das demandas e sugestões de vocês. E é isso que vamos ter a chance única de poder desenvolver aqui nesta jornada. Ficamos muito felizes e orgulhosos do engajamento e interesse de todos aqui pelo que a Escola tem apresentado”, agradeceu.
Oficinas em etapas
O auditório da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) de Uberlândia ficou repleto de discentes oriundos das diversas regiões que compõe o Núcleo Regional.
Durante a “Etapa Gerencial”, os palestrantes apresentaram temas relacionados à informação documental do TJMG, ao desenvolvimento de pessoas e à gestão de processos. Inah Rezende, Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico, mostrou ações e estratégias empregadas pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP) na elaboração de programas e novos conteúdos de cursos. Fernando Rosa, Diretor Executivo da Diretoria de Gestão da Informação Documental (DIRGED), enfocou a pesquisa, as publicações e a gestão da informação e de documentos do TJMG.
Carlos José Cordeiro, Juiz de Direito e Coordenador do Núcleo Regional da EJEF em Uberlândia, avaliou a ação educacional como um momento para informar e motivar os servidores. “Todos os expositores e colaboradores, bem como a equipe da EJEF, foram harmoniosos na receptividade dos magistrados e servidores, propiciando uma interação muito positiva. Acredito que as avaliações de reação dos participantes serão convergentes devido à excelência do evento. Já estamos aguardando o próximo encontro presencial”, concluiu.
O aprofundamento no tema “Gestão de Pessoas e Gestão de Processos” foi tratado por Carlos Márcio de Souza Macedo, Juiz Auxiliar da Segunda Vice-Presidência do TJMG. Foram destacadas a importância do gestor líder, do ritual de gestão e da coesão entre as equipes de magistrados e servidores, cada um desempenhando suas competências em prol da unidade judiciária e da melhor prestação do serviço à população.
Maria Elisa Taglialegna, Juíza Diretora do Foro de Uberlândia, disse que a avaliação pelos servidores e magistrados foi muito positiva. “As palestras abordaram temas voltados para a facilitação dos trabalhos jurisdicionais, atendendo aos desejos e expectativas do público-alvo”, destacou.
A “Etapa Jurídica” contou com uma exposição dialogada sobre precedentes qualificados, apresentada pelo Desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga e por Daniel Geraldo Oliveira Santos, Coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP).
Na “Etapa Humanossocial”, os servidores Gilberto Alves Rodrigues e Denise Cristina Garci realizaram uma exposição dialogada: “A experiência humana e suas dimensões”, que envolveu os participantes em grupos de debate sobre o tema.
Após a conclusão das Oficinas, público foi brindado com sublime apresentação da Banda Musical da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Visitas às unidades de ensino
Em Uberlândia, comitiva da EJEF e magistrados pertencentes ao Núcleo local visitaram as seguintes unidades educacionais: Uniube; Centro Estadual de Educação Continuada de Uberlândia (CESEC); Escola Estadual Antônio Luis Bastos e Escola Estadual Frei Egídio Parisi.
Desde outubro de 2022, a Alta Direção da EJEF incluiu às atividades das Oficinas Jurídica e Gerencial, nos Núcleos Regionais, visitas de juízes, desembargadores e servidores às instituições de ensino. Essa iniciativa educacional está alinhada com a proposta do Programa “Conhecendo o Judiciário”, desenvolvido pela Presidência do TJMG desde 1999.
Durante as visitas às escolas, faculdades e universidades, os juízes explicam o funcionamento do Poder Judiciário e interagem com os estudantes, abordando questões sobre a carreira jurídica, experiências humanas e sociais, bem como a importância dos estudos como base para trilhar um caminho rumo à estabilidade socioeconômica.
Desde o início das atividades, somam-se 58 unidades de ensino visitadas pela equipe da EJEF e pelos magistrados do TJMG, em 15 dos 24 Núcleos Regionais.
Fotos: Andréa Nogueira/EJEF
Foto da unidade de ensino: Cristiane Teixeira/EJEF