O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Renato Luís Dresch, superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF/TJMG), participou da Oficina Jurídica e Gerencial realizada em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, nesta sexta-feira (26/8). A atividade, desenvolvida pela Ejef, reuniu magistrados, assessores, gerentes de secretarias e servidores com o objetivo de analisar e debater sobre temas do direito, gerenciais, sociais e humanos para promover a troca de experiências e conhecimentos, visando o constante aprimoramento da prestação jurisdicional.
“Nossa intenção é mudar um pouco o trabalho da Escola Judicial, buscando ter uma horizontalidade, uma regionalização, e aqui é o primeiro núcleo onde iniciamos eventos com essa finalidade. A escolha pela Comarca de Divinópolis foi técnica, considerando a quantidade de servidores novos na região”, afirmou o desembargador Renato Dresch, na abertura dos trabalhos.
Na visão do desembargador, a gestão é um ponto sensível no Judiciário, pois requer capacitação constante. “Há um problema grande de gestão. Precisamos gerir bem nosso gabinete, nossos processos, nossas secretarias, nossos servidores. Não estamos aqui para ensinar, queremos é alertar sobre algumas situações que podem ser melhoradas”, afirmou.
Também participaram da abertura do evento e atividades a desembargadora Lílian Maciel, superintendente adjunta da Ejef; o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio Macedo; o juiz da comarca de Divinópolis, Mauro Riuji; a juíza da Vara Única da Comarca de Santo Antônio do Monte, Lorena Teixeira Vaz; o diretor executivo em exercício da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental do TJMG (Dirged), Thiago Israel Simões Doro, e a diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas da Ejef, Ana Paula Andrade Prosdocimi.
Gestão e conteúdo
O conteúdo foi apresentado em palestras e oficinas. Durante a primeira etapa, gerencial, o tema foi direcionado à gestão de documentos, pessoas e processos de trabalho. A apresentação foi do diretor em exercício da Dirged, Thiago Israel Simões Doro, que abordou a gestão documental, com o tema “Ganho de Espaço em arquivo e publicações técnicas periódicas da EJEF”.
O juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Carlos Marcio Macedo, discorreu sobre gestão de pessoas. O magistrado orientou sobre a importância do “gestor líder” e do “ritual de gestão”, destacando a importância de se evitar retrabalhos. “Quando você implanta o ritual de gestão, passa, em curto prazo, a trabalhar menos e produzir mais”, disse.
Pela manhã, a palestra “Gestão de processos – boas práticas” foi apresentada pela juíza da Vara Única da Comarca de Santo Antônio do Monte, Lorena Teixeira Vaz. Também integrou a programação a oficina “Soluções de situações-problema, por meio do design thinking”, ministrada pela gerente de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico da Ejef, Inah Maria Szerman Rezende, e pelo juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio Macedo. “Não existe possibilidade de crescer sem aplicar o design thinking. As pessoas não são mais comandadas, são lideradas”, afirmou o juiz.
Oficinas
Na parte da tarde, os presentes foram divididos em dois grupos. No primeiro deles, magistrados e assessores participaram da oficina “Etapa Jurídica – Judicialização da saúde – aspectos políticos e Nota Técnica – transferência de leitos”, ministrada pelo 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial, desembargador Renato Luís Dresch, junto com o juiz da Fazenda Pública do Juizado Especial da Comarca de Belo Horizonte, Mateus Bicalho de Melo Chavinho.
Já os servidores e gerentes de secretarias participaram da oficina Etapa Humanossocial, preparada pelo servidor da Comarca de João Monlevade, Gilberto Alves Rodrigues, e pela coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial, Marília Miranda de Almeida.
Texto: Dircom/TJMG
Fotografia: Riva Moreira