A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) concluiu com sucesso a sua 20ª Oficina Jurídica e Gerencial. Demonstrando seu compromisso com a formação, informação e integração dos servidores do TJMG, a EJEF tem levado aos Núcleos Regionais oficinas abrangendo diversas temáticas. Desta vez, o Núcleo Regional de Teófilo Otoni foi o anfitrião desta ação educacional nos dias 21 e 22 de março.
O encontro contou com a participação de servidores das comarcas de Águas Formosas, Almenara, Araçuaí, Capelinha, Carlos Chagas, Itambacuri, Jacinto, Jequitinhonha, Malacacheta, Medina, Nanuque, Novo Cruzeiro, Pedra Azul e Santa Maria do Suaçuí, além da comarca sede.
Na quinta-feira, uma comitiva de magistrados do TJMG, conduzida pelo Diretor Superintendente da EJEF, Desembargador Renato Dresch, e pela Superintendente Adjunta, Desembargador Lílian Maciel, realizou uma roda de conversa com magistrados e gestores do Núcleo.
Abertura das Oficinas
A abertura oficial das atividades ocorreu na manhã desta sexta-feira, 22 de março, no auditório da Faculdade AlfaUnipac. O objetivo principal da Escola Judicial é fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre magistrados, gestores e servidores, visando o constante aprimoramento profissional.
O Desembargador Renato Dresch fez a abertura da Oficina, ressaltando a importância da EJEF como braço formador do TJMG. Em seguida, o Juiz Diretor do Foro de Teófilo Otoni, Renzzo Giaccomo Ronchi, agradeceu a oportunidade e destacou a relevância de momentos como esse, que proporcionam uma pausa no trabalho para que as pessoas possam sentar e aprender algo novo.
A Juíza Aline Gomes dos Santos Silva, Coordenadora do Núcleo Regional da EJEF, enfatizou a importância da Escola Judicial estar presente na região, destacando que as instituições públicas só têm razão de ser se atenderem ao bem-estar das pessoas, algo que é uma preocupação constante no dia a dia de trabalho.
Etapa Gerencial
Na etapa gerencial, os participantes puderam conhecer mais sobre a Escola Judicial. Ana Paula Prosdocimi, Diretora Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP), apresentou o Plano de Desenvolvimento Anual (PDA/2024), contendo o portfólio de cursos e oficinas promovidos pela instituição. Ela também explicou e apresentou ações e projetos com enfoque no desenvolvimento humano e social dos servidores do TJMG.
Fernando Rosa, Diretor da Diretoria de Gestão da Informação Documental (DIRGED), explicou como sua diretoria atua em todas as etapas e ações relacionadas à criação, movimentação, utilização, análise e arquivamento de documentos da instituição. Ele demonstrou como a Escola atua fomentando a pesquisa e a produção documental, auxiliando os magistrados e assessores no dia a dia.
Carlos Márcio de Souza Macedo, Juiz Auxiliar da Segunda Vice-Presidência, e Robert Lopes de Almeida, Juiz Diretor do Foro da comarca de Betim, apresentaram a “Exposição Dialogada -Gestão de pessoas e de processos”, com foco na otimização do trabalho oferecido pelas unidades judiciárias. Ambos demonstraram como a gestão de pessoas envolve a liderança e o desenvolvimento de equipes, buscando um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Já a gestão de processos visa a otimização das atividades, garantindo eficiência e qualidade nos resultados.
Oficinas Humanossocial e Jurídica
Na Etapa Humanossocial, os servidores Gilberto Rodrigues, da comarca de João Monlevade, e Maria Angelina da Silva Leão, Analista Judiciária Assistente Social da comarca de Contagem, destacaram a necessidade de compreender a experiência humana em suas diversas dimensões, com abordagem sensível às questões sociais, coletivas e individuais que permeiam a atuação no serviço público. Ambos proporcionaram aos participantes momentos de reflexão e integração quanto à empatia, autocuidado, relações positivas e a importância de respeitar a si e o outro.
A Oficina Jurídica foi voltada a magistrados e seus assessores. O docente Renzzo Giaccomo Ronchi dedicou-se a esclarecer a judicialização da saúde, abordando temas como acesso à saúde, direito à saúde, impacto nos sistemas de saúde, medicamentos de alto custo, decisões judiciais e seus embasamentos, entre outros assuntos relacionados. O objetivo foi discutir desafios e soluções para garantir o acesso universal e equitativo à saúde, conciliando os direitos individuais e o equilíbrio dos sistemas de saúde.
Ao final do dia, os participantes puderam desfrutar de um momento cultural, encerrando a oficina de forma descontraída e integrativa com a apresentação do Coral Maria Menina.
EJEF vai à Escola
O projeto EJEF vai à Escola é conexo ao Programa Conhecendo o Judiciário do TJMG e tem sido implementado pela Escola Judicial de maneira consistente em todo o estado de Minas Gerais, especialmente durante as Oficinas Jurídicas e Gerenciais.
Nesta edição, a EJEF visitou a Faculdade AlfaUnipac, o Centro Universitário Unidoctum, o Centro Técnico Trilhas do Futuro, a Escola Estadual Alfredo Sá e o Colégio Tiradentes PMMG.
Durante esses encontros, os estudantes têm a oportunidade de conversar informalmente com magistrados e servidores do TJMG. Eles podem tirar dúvidas sobre o funcionamento do Poder Judiciário e a atuação dos magistrados. As equipes do TJMG também abordam temas como superação de desafios cotidianos e a importância da dedicação aos estudos para mudar a trajetória de jovens, especialmente os de escolas públicas. Além disso, são distribuídas cartilhas e apresentados conteúdos relacionados à adolescência, justiça e cidadania.