A EJEF visitou nesta quinta-feira, 17/11, as Escolas Estaduais Segismundo Pereira e Messias Pedreiro, em Uberlândia, no Sul de Minas, durante a realização do 31º ENCOR – Encontro da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais realizado entre os dias 16 e 18 de novembro. Enquanto mais de 50 magistrados participantes do Encontro da Corregedoria aprendiam sobre “Aspectos práticos, matérias controvertidas, normas cogentes e temas relevantes atinentes ao exercício da judicatura criminal e da gestão de comarcas”, e gestores participavam de capacitação sobre o teletrabalho, alunos de duas escolas públicas da região não ficaram de fora da jornada do conhecimento promovida pela EJEF.
A atuação da Escola Judicial com o projeto de extensão do Programa Conhecendo o Judiciário tem acontecido de forma consistente em toda a Minas Gerais, principalmente durante a realização das Oficinas Jurídica e Gerencial.
Nesses 4 meses de gestão, além da cidade sede do ENCOR, a Escola Judicial já levou magistrados e servidores a Escolas de Divinópolis, Pouso Alegre, Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte e Juiz de Fora.
Em Uberlândia, a atividade realizada de forma extraordinária, reuniu dezenas de alunos. O 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Dresch estava acompanhado por magistrados e servidores do TJMG, entre eles, o juiz-coordenador do Núcleo Regional da EJEF, em Uberlândia, Carlos José Cordeiro.
Durante os encontros os estudantes podem conversar informalmente com magistrados e servidores do TJMG. Os jovens, seus professores e diretores tiram dúvidas sobre o funcionamento do Poder Judiciário e em relação a atuação dos magistrados. As equipes do TJMG aproveitam para falar sobre superação de desafios do cotidiano e de como a dedicação aos estudos pode provocar mudança na trajetória de meninos e meninas, sobretudo de escolas públicas. Além disso, são distribuídas cartilhas e apresentados conteúdos com foco na adolescência, justiça e cidadania.
Em Uberlândia, as indagações foram das mais diversas possíveis: há hierarquia entre os poderes? como funciona a atuação dos juízes eleitorais? como eu faço para me tornar um desembargador? Tudo respondido de forma dinâmica e exemplar pela equipes da EJEF e do Conhecendo o Judiciário.
Em junho de 2023, outras escolas serão visitadas na ocasião das Oficinas Jurídica e Gerencial já agendadas para Uberlândia.