A terceira turma do IV AGIR – Atualização Gerencial: Semeando Conexões, com foco no aprimoramento dos gerentes de secretaria de 1ª instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), iniciou-se na tarde desta quinta-feira, 29 de agosto, com uma belíssima apresentação do quinteto de cordas da Orquestra Jovem do TJMG, que encantou o público com sua música.
A abertura foi marcada pela presença do Presidente do TJMG, Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; do 2º vice-presidente e superintendente da EJEF, Desembargador Saulo Versiani Penna; do Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; da Vice-Corregedora-Geral de Justiça, Desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; do Superintendente-Adjunto da EJEF, Desembargador Maurício Pinto Ferreira; da Desembargadora do TJMG Juliana Campos Horta de Andrade, membro do Comitê Técnico da EJEF; e do Diretor Executivo de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP) do TJMG, Iácones Batista Vargas.
Durante sua exposição aos presentes, o presidente Luiz Carlos Corrêa Júnior destacou o papel crucial dos servidores na ponta do sistema judiciário: “são as senhoras e os senhores que estão lá, nas 298 comarcas do nosso estado, carregando nas costas três milhões de processos ativos e garantindo a prestação jurisdicional, mesmo em tempos de adversidade, como a pandemia. Vocês são o rosto do Poder Judiciário de Minas Gerais”, ressaltou.
O 2º Vice-Presidente do TJMG e superintendente da EJEF, desembargador Saulo Versiani Penna, sublinhou a importância das conexões no ambiente de trabalho, afirmando que o termo “semeando conexões” reflete a essência do curso: “fortalecer redes de colaboração é fundamental para alinhar ações aos objetivos institucionais. A gestão participativa, a eficácia nas reuniões e a avaliação de desempenho por competências são focos centrais que permitirão reconhecer e desenvolver as aptidões de cada servidor, promovendo um serviço mais coeso e eficaz para a sociedade”, afirmou.
Programação
Entre os destaques do primeiro dia de ação, a palestra “Juntos fazemos mais e melhor”, ministrada por Gustavo Ziller, que trouxe reflexões sobre a importância da colaboração e da conexão entre as pessoas. “Precisamos desconectar dos celulares e conectar com os olhares. Muitas vezes, optar pelo simples é o melhor caminho. Embora o simples nem sempre seja fácil, ele se inicia com uma mudança de atitude.”
Após a palestra de Gustavo Ziller, Inah Rezende, gerente de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (GEPED), conduziu a dinâmica “Semeando Conexões”. “Aqui, estou lançando a semente para todos, despertando os participantes para o que está por vir nas próximas horas e no dia de amanhã. Vamos iniciar as conexões desde já, nos conhecendo e avançando para os próximos passos do AGIR”, destacou Inah.
A última palestra desta quinta-feira foi ministrada pelo professor Marco Mendes com o tema: “Gestão 3.0 – promovendo o crescimento por meio de entregas ágeis e criativas.”
A programação ainda incluiu visitas aos estandes e atividades do World Café, que incentivaram os participantes a conectar ideias e trocar experiências.
Segundo dia de programação
Nesta sexta-feira, 30 de agosto, a abertura das atividades ficou a cargo de Iácones Batista Vargas, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP). Ao dar as boas-vindas aos gerentes de secretaria de 1ª instância, o gestor disse: “como destacou nosso presidente na tarde de ontem, muitas vezes não temos o privilégio de escolher com quem trabalhamos, mas precisamos buscar melhores resultados com a equipe que temos e com os recursos que estão ao nosso alcance, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e prazeroso, fortalecendo nossas conexões. Desejo a todos uma excelente jornada de aprendizado; aproveitem ao máximo a experiência dos colegas mais veteranos. Vamos aprender, praticar e continuar semeando conexões.” Ao citar o professor Pedro Lins, da Fundação Dom Cabral, docente no curso sobre ESG, ele enfatizou: “todos somos seres humanos. E o ser humano é, antes de tudo, ‘ser’, um verbo que simboliza ação. Portanto, desejo a todos uma boa ação. Sejam todos muito bem-vindos!”
Neste segundo dia, as palestras trataram sobre prevenção ao assédio e discriminação, com Michelle Gomes Heringer Caldeira, e gestão de conflitos e práticas de mindfulness, com a palestrante Tatiana Benjoino, além de atividades orientadas pela metodologia world café.
Para incentivar os participantes a interagir com suas equipes nas comarcas do interior e compartilhar o conhecimento adquirido no IV AGIR, a EJEF preparou uma atividade simbólica: cada pessoa vai levar consigo um papel semente, que deverá ser plantado coletivamente. A ação representa o compromisso de cultivar as aprendizagens e fortalecer as conexões no ambiente de trabalho.
O encerramento também foi conduzido pelo diretor Iácones Batista que agradeceu a todos os servidores da EJEF pelo desenvolvimento e realização do AGIR e aos gestores que fizeram o curso pela presença e dedicação aos conteúdos ministrados.
Experiência
Durante a ação educacional, participantes de diversas comarcas do estado compartilharam suas impressões sobre a experiência proporcionada pelo IV AGIR – Semeando Conexões, destacando a importância da troca de conhecimentos e o impacto positivo das atividades presenciais.
Rossiane do Valle, da comarca de Santa Rita do Sapucaí, elogiou a iniciativa e ressaltou a relevância da conexão e do aprendizado proporcionados pelo IV-AGIR: “Muito legal a iniciativa, vocês estão de parabéns. Deveria acontecer mais vezes, para fortalecer essa nossa troca de experiências. As palestras são oportunidades valiosas de aprendizado. E o bom é que isso nos tira do ambiente de trabalho e nos permite mergulhar de verdade nas conexões e na troca de saberes. No online, acabamos dividindo a atenção, mas aqui é diferente: estamos totalmente integrados.”
José Carlos de Souza, da comarca de Diamantina, destacou o valor de participar do AGIR e a importância do evento para fortalecer as conexões interpessoais e à multiplicação do conhecimento: “Foi muito gratificante receber a convocação para participar do AGIR. É sempre uma experiência enriquecedora, que nos permite levar o aprendizado para os colegas da unidade. Essa ideia de semear conexões é exatamente o que precisamos, principalmente nesse mundo onde tudo muito corrido e virtual. Agradeço à EJEF e ao Tribunal”, concluiu o gestor.