Com o intuito de disseminar conhecimento, fomentar conexões e contribuir para o avanço pessoal e profissional dos servidores do TJMG, especialmente os gerentes de Secretaria da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), realizou o IV AGIR – Semeando Conexões, nos dias 18 e 19 de março de 2024.
A ação educacional foi realizada presencialmente, visando capacitar os participantes quanto ao uso de ferramentas e técnicas para gerenciar pessoas e processos de trabalho, especialmente nas unidades judiciárias, em colaboração com suas equipes. Esta edição do AGIR foi desenvolvida para promover não só o conhecimento técnico, mas também para proporcionar momentos de descontração e integração, oferecendo oportunidades de aprendizado e troca de experiências. Assim, busca fortalecer habilidades e ampliar as conexões pessoais dos participantes, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.
A abertura do curso contou com a presença do 2º Vice-Presidente do TJMG e Diretor Superintendente da EJEF, Desembargador Renato Dresch; do Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; do Juiz Auxiliar da Segunda Vice-Presidência, Carlos Márcio de Souza Macedo; do Juiz Diretor do Foro, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes; da Diretora Executiva de Desenvolvimento de Pessoas da DIRDEP, Ana Paula Prosdocimi; e do Diretor Executivo de Gestão da Informação Documental, Fernando Rosa.
O Desembargador Renato Dresch enfatizou a importância da formação dos gestores. Ele declarou: “É um desafio manter uma unidade judiciária com pessoal sempre atualizado e trabalhando de forma totalmente coesa, mas a Escola está aqui para ajudar nessas questões. A EJEF promove o conhecimento muito além da técnica do trabalho, investimos na formação humana e na transformação das pessoas. É isso que nos propomos com essa formação.”
A Diretora Ana Paula Prosdocimi ressaltou que grande parte dos temas abordados nesta quarta edição do AGIR foi sugerida pelos próprios servidores. Ela explicou: “Durante esta gestão, temos visitado o interior para realizar Oficinas Jurídicas. Também realizamos grupos focais. Nessas atividades, identificamos as principais demandas e as trouxemos para este encontro. Portanto, o que apresentamos aqui é uma resposta direta ao que foi solicitado. Além disso, por meio de nossa equipe pedagógica, a Escola busca constantemente novas abordagens para temas essenciais na formação dos gestores.”
Programação e conteúdos
Com uma programação diversificada e conteúdos abrangentes, o IV AGIR contou com palestrantes renomados, como Gustavo Ziller, educador e palestrante referência em inovação; Michele Gomes Heringer Caldeira, especialista em Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Trabalho; Marco Aurélio de Souza Mendes, Mestre em Ciências da Computação pela UFMG; Tatiana Benjoino, servidora da PGE RJ / Assessoria de Projetos e Educação Corporativa; além do Juiz Carlos Márcio de Souza Macedo e dos servidores que atuam na Corregedoria, Gislene Salomão e Fabrício Santana Oliveira Santos.
Durante o encontro, foram abordados temas como cultura de respeito para prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho, gestão 3.0, mindfulness, habilidades sociais no trabalho, gestão de conflitos, avaliação de desempenho por competências, gestão de sistemas informatizados, relatórios e painéis, entre outros.
Metodologias
A metodologia do evento incluiu palestras, exposições dialogadas, vídeos institucionais, debates temáticos, discussões em grupo, gamificação, estandes e momento cultural.
Cada turma teve um ambiente virtual com enquete diagnóstica, quiz sobre gestão e materiais de apoio disponíveis.
Para promover a descontração e integração, o IV AGIR utilizou técnicas de gamificação, em que os participantes acumulavam selos adesivos por participação em mesas temáticas e visitas a estandes.
Aqueles que acumularam pelo menos 9 selos receberam um pin especial do curso, como reconhecimento pela participação.
Experiências
A quarta edição do AGIR proporcionou aprendizado, formação de redes de contatos e troca de experiências entre os participantes. Giselle Carvalho Gonçalves, servidora da comarca de Belo Horizonte, demonstrou apreço pela participação no encontro. “O AGIR tem se mostrado um eficaz meio de atualização e conscientização sobre a diversidade de recursos disponíveis atualmente para uma gestão mais eficiente, colaborativa, construtiva e gratificante. Isso inclui recursos tecnológicos, individuais, pessoais e coletivos, bem como as interações e conversas proporcionadas pelo evento.”
José Rodovalho de Resende ressaltou a importância do curso para a entrega de uma prestação jurisdicional mais eficiente com o empenho de toda a equipe de trabalho.
Os últimos momentos do curso foram dedicados à reflexão sobre escolhas conscientes com o tema “Mindfulness: o poder de estar presente” com a palestrante Tati Benjoino.
Ao término do curso, os servidores receberam um cartão de agradecimento em papel semente, uma opção sustentável que pode ser plantada, germinando e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Equipes de gestores e colaboradores da Escola Judicial, docentes e servidores que participaram do curso, uniram-se para comemorar a bem-sucedida conclusão do AGIR :