Uma noite de muito aprendizado, debate e interação entre docentes, dicentes, magistrados e servidores do TJMG e comunidade jurídica em torno de mais uma atividade promovida pela Escola Judicial em prol do conhecimento.
A EJEF realizou na noite desta quarta-feira (24/08), a aula magna Princípios do Direito Concursal. A ação educacional compõe a grade curricular da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Empresarial com ênfase em Falências e Recuperação de Empresas. A superintendente adjunta da Escola Judicial, desembargadora Lilian Maciel, abriu o evento dando boas-vindas aos docentes, aos dicentes, ao público inscrito e aos magistrados presentes. Ela ressaltou a importância da atividade para ampliar o conhecimento sobre o tema relativo ao direito empresarial e fez uma análise em relação ao tema e atual situação do país. “O tema é atual ainda mais no cenário econômico que estamos vivenciando de pandemia.”
A magistrada ainda fez um panorama de como a aula foi conduzida retratando a real situação econômica e sua relação com as demandas sociais: “o palestrante bem situou a questão da importância das empresas para o crescimento social e econômico de um país. Assim, se a empresa está em situação financeira difícil, tudo isso reflete, até mesmo na questão familiar das pessoas, com o desemprego, o aumento da violência doméstica dentre outros exemplos . Há reflexos diretos e indiretos. Ou seja, envidar esforços para que a empresa seja saudável e se recupere é fundamental para toda a sociedade” , finalizou.
O desembargador Osvaldo de Oliveira Araújo Firmo, coordenador do Programa de Pós-Graduação da EJEF destacou a peculiaridade do Direito Concursal. “É um tema peculiar, que faz parte da atual discussão sobre o direito empresarial e que, com certeza, à maneira apresentada aqui, com os melhores docentes, enriquecerá e muito o saber dos dicentes da EJEF. Temos que destacar o caráter interativo da atividade, possibilitando o debate e a participação de todos nas discussões que envolvem a temática “, concluiu.
O juiz auxiliar da segunda vice-presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo presidiu a mesa. O magistrado ressaltou a qualidade da aula e a quantidade de público. “A gente vê o brilho nos olhos dos dicentes. Tivemos um número fantásticos de inscrições. Além dos 44 alunos da pós-graduação, cerca de outros 130 inscritos, entre advogados, comunidade jurídica e magistrados; todos interessados e envolvidos em um conteúdo tão rico” pontuou.
A aula magna foi proferida pelo juiz de direito do TJSP, Daniel Carnio Costa. Ele também atua como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP e presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público. Professor de Direito Empresarial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. O docente se disse imensamente satisfeito pelo convite. ” É uma alegria poder falar para um público tão importante como esse do tribunal mineiro. Toda vez que sou convidado a vir a Minas fico muito feliz”, destacou. Atuou como debatedor o professor da PUC-MG, vice-presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, pós-doutor, doutor e mestre em direito comercial, Jean Carlos Fernandes. Ao falar da iniciativa, ele sinalizou o pioneirismo da EJEF em tratar do tema e agradeceu por possibilitar sua contribuição ao conteúdo.
Compuseram a mesa de honra o corregedor geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Correa Junior e o diretor-presidente da ENM- Escola Nacional da Magistratura, desembargador, Caetano Levi Lopes. A diretora da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas da EJEF também esteve presente, acompanhando de perto o desenvolvimento de mais uma ação educacional exitosa da EJEF como Escola de Governo.