Integrando a programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, por meio da Diretoria de Gestão da Informação Documental (DIRGED), realizou na noite desta terça-feira, 6 de junho, transmissão ao vivo com o tema “Serviços arquivísticos do TJMG: territórios de vidas que perpassam ações e procedimentos”. O conteúdo encontra-se disponível no canal da Escola, no Youtube.
A ação educacional foi desenvolvida pela Gerência de Arquivo e Gestão Documental e de Gestão de Documentos Eletrônicos e Permanentes (GEDOC) juntamente a Coordenação de Arquivo da Secretaria do Tribunal de Justiça (COARQ) e Coordenação de Arquivo Permanente ( COARPE),
Ao abrir a live, Simone Meireles Chaves, Gerente da GEDOC, agradeceu a Alta Direção da EJEF e expressou alegria por ser a quinta vez que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais participa da Semana Nacional de Arquivos, a qual, neste ano, aborda o tema: “Arquivos: Território de Vidas” e ocorre entre os dias 2 e 9 de junho, em 22 estados da Federação.
Durante a exposição de Simone Chaves, entre tópicos abordados, destacaram-se os serviços realizados pelas gerências e coordenações bem como os procedimentos, ações e metodologias que perpassam os “territórios de vida, contemplando a pluralidade mineira e a gestão dos documentos do TJMG”.
O enfoque recaiu também sobre “classificação e avaliação de processos judiciais no âmbito da 2ª Instância do TJMG” e “Promoção do acesso – o contexto do Arquivo Permanente”.
A Gerente da GEDOC explicou: “A administração pública existe para servir a sociedade. As nossas práticas estão sempre voltadas para atender a sociedade, e as demandas sociais impactam diretamente nos serviços da administração, consequentemente nos serviços arquivísticos”.
Além de Simone Meireles Chaves, que atuou como mediadora, a ação educacional contou com exposições feitas por Luciana Mazoni Andrade, servidora que atua na COARQ; Giselle Santos Cesário da Costa, Coordenadora do Arquivo Intermediário da Segunda Instância do TJMG; Débora Maria de Melo, Auxiliar de Arquivo na COARQ; Sarah Dreger, Estagiária de Arquivologia na GEDOC; Maria Clara Paione e Maria Letícia, Estagiárias de História na GEDOC.
Via chat, Fernando Rosa, Diretor Executivo de Gestão da Informação Documental, declarou-se “muito honrado em ter participado desse trabalho da GEDOC”. E completou: “Aprendi demais com essa equipe”.
Sônia Santos, Coordenadora da Coordenação de Arquivo Permanente (COARPE), agradeceu a todos os expositores e participantes da sessão on-line.