A Escola Judicial promoveu, nesta quarta-feira, 12 de julho, capacitação com o tema “Gestão Documental, na Prática: Descomplicando o Arquivo”. O curso abordou técnicas e estratégias fundamentais para uma eficiente gestão documental, desde a criação e classificação até o descarte adequado. Com foco na aplicação prática, os participantes tiveram a chance de conhecer e aprimorar suas habilidades por meio de um conteúdo atualizado.
O curso, na modalidade presencial, faz parte da programação do “EJEF em Movimento”, projeto inovador que se constitui da realização de uma série de ações que visam trazer os públicos ao espaço físico da Escola.
A abertura da ação educacional foi proferida pelo Desembargador Renato Dresch, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF. Ele destacou a importância da oficina para aprimorar o conhecimento dos discentes sobre a relevância de gerir os documentos produzidos pelas unidades judiciais. “Papel é uma coisa. Aqui, vamos falar de documentos, de arquivo e de como se faz necessário sabermos avaliar, preservar e eliminar, se for o caso”, explicou.
Carlos Márcio de Souza Macedo, Juiz auxiliar da Segunda Vice-Presidência, também participou da abertura do curso e falou de sua experiência na gestão documental na comarca de Betim e de como o conhecimento adquirido com a Escola Judicial foi determinante para que ele e sua equipe na época melhorassem a gestão do arquivo daquela jurisdição. “Nós tínhamos acesso a um curso virtual, mas agora estamos trazendo a oportunidade de aprender o assunto de forma presencial. A equipe que compartilha o conteúdo é de uma experiência absurda porque atua no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, referência no assunto ao nível nacional”, concluiu.
Fernando Rosa, Diretor da Diretoria de Gestão Documental (DIRGED), deu as boas-vindas aos discentes e apresentou a equipe de conteudistas formada por André Borges Ribeiro, Assessor Técnico para Gestão da Informação Documental, Vantuir de Oliveira Machado Júnior, Coordenador da Coordenação de Orientação e Avaliação Documental (CORAV), Bruno Antunes e Felipe Guimarães, Arquivistas da Gerência de Arquivo (GEARQ).
Bruno Antunes ressaltou a importante missão de levar conhecimento sobre uma demanda tão recorrente nos fóruns, gabinetes e secretarias. “A missão é orientar os servidores, magistrados e estagiários sobre os procedimentos inerentes à Gestão Documental do TJMG: seus instrumentos normativos e reguladores, tornar a gestão de documentos uma prática na instituição para apoiar a tomada de decisão sempre que necessária”, esclareceu.
Durante as exposições, foram apresentadas as melhores práticas na gestão de acervos físicos e no uso de ferramentas tecnológicas para a gestão eletrônica de documentos.
Felipe Guimarães reforçou as ferramentas didáticas adotadas na transmissão do conteúdo. “A ideia do curso é alcançar os servidores, de forma didática, com as instruções e procedimentos de gestão documental que já compõem parte da atividade, fazendo com que as regras sejam apreendidas e executadas como rotinas. Tudo isso consoante às referências arquivísticas e os instrumentos normativos e reguladores do TJMG”, enfatizou o arquivista.
A participação no curso proporcionou aos alunos uma compreensão abrangente das etapas envolvidas na gestão documental e capacitou-os a lidar com desafios comuns enfrentados no dia a dia de trabalho.