A aquisição e o aprimoramento de saberes e das técnicas de trabalho é algo inerente ao desenvolvimento humano, especialmente para gestores do Poder Judiciário que desejam atuar de forma mais participativa e prestar um serviço mais eficiente e acessível à sociedade. Com essa premissa, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) realizou esta segunda-feira, 20 de maio, a abertura da segunda turma do IV AGIR – Atualização Gerencial. Esta ação educacional está integrada ao Plano de Desenvolvimento Anual (PDA/2024) e aos programas EJEF em Movimento e EJEF Inova.
A abertura contou com a apresentação do quinteto de cordas da Orquestra Jovem do TJMG e com presenças, na mesa de honra, do Desembargador Renato Dresch, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Diretor Superintendente da EJEF; da Desembargadora Lilian Maciel, Superintendente Adjunta da Escola Judicial; de Carlos Márcio de Souza Macedo, Juiz Auxiliar da Segunda Vice-Presidência do TJMG; de Ana Paula Prosdocimi, Diretora Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP); e de Fernando Rosa, Diretor Executivo de Gestão da Informação Documental (DIRGED).
Ao saudar os participantes, o Desembargador Renato Dresch destacou o protagonismo da Escola Judicial em provocar mudanças e instruir os gestores no caminho da transformação, não só das mentes, mas também das práticas de trabalho.
A Desembargadora Lilian Maciel comparou os gestores às abelhas que fazem a polinização, afirmando que todos os participantes do AGIR serão multiplicadores do que aprenderem durante a formação.
A Diretora Ana Paula Prosdocimi ressaltou que a Escola esteve presente nos Núcleos Regionais de onde vêm esses gestores, mas agora é o momento de reuni-los em Belo Horizonte para promover uma conexão mais aprofundada entre as pessoas, possibilitando o compartilhamento de experiências e novos aprendizados. “O foco da Escola Judicial é preparar essas pessoas para utilizarem ferramentas e técnicas de gestão de pessoas e processos de trabalho, promovendo a excelência na administração da unidade judiciária, com suas equipes de trabalho.”
O público-alvo do IV AGIR são os gerentes de Secretaria de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais, com foco naqueles servidores lotados em secretarias das comarcas integrantes dos Núcleos Regionais onde já foram realizadas as Oficinas Jurídicas e Gerenciais.
Programação do primeiro dia do IV AGIR
No primeiro dia, Gustavo Parreiras Ziller, empreendedor social e palestrante, abriu os trabalhos com o tema: “Juntos somos mais e melhores”. Ele destacou a importância da presença, dos afetos e da construção de um mundo mais coletivo e menos competitivo. Ao relatar sua experiência como a 26ª pessoa a escalar o Monte Everest e se tornar um atleta de escalada, enfatizou a importância das pessoas que o apoiaram em cada conquista. “Em todos os momentos da minha vida, tinha gente me apoiando. Nós precisamos de gente; temos a necessidade de estarmos conectados uns aos outros.”
Dando continuidade à reflexão, Carlos Márcio de Souza Macedo, Juiz Auxiliar da Segunda Vice-Presidência, promoveu a exposição “Semeando Conexões”. Ele falou sobre a importância de lutarmos contra a escravização pelo uso de aparelhos celulares e focarmos mais no “olho no olho”. “Se a gente não se conectar, se não nos olharmos nos olhos, vamos ficar perdidos. Não vamos conseguir superar nossas diferenças e ficaremos fadados a repetir erros, agindo com individualismo. A importância dessa ação aqui é exatamente transformar nosso pensamento e nossas práticas para agirmos com entrosamento, buscando não só um trabalho melhor, mas uma vida mais leve e interativa, sendo seres humanos melhores, sobretudo uns com os outros.”
A última exposição do dia foi do professor Marco Aurélio de Souza Mendes, com o tema “Gestão 3.0”. Ele explicou que, na visão 1.0, as pessoas são tratadas como “recursos humanos”, sendo vistas como máquinas, com estruturas e processos pensados sob comandos e controles. Ele provocou os presentes a pensarem a gestão de pessoas como algo que combina um conjunto de práticas e ferramentas visando criar ambientes de trabalho mais humanos, colaborativos e eficientes.
Metodologias
A principal metodologia do curso dedicado a 200 participantes, é o “World Café”, um processo criativo que promove diálogos significativos entre os participantes. Esse método facilita a elaboração coletiva e colaborativa de soluções para questões relevantes. Durante o evento, os participantes são organizados em grupos para discutir um tema previamente escolhido. Além disso, a ação incluiu uma variedade de métodos interativos, como palestras, exposições dialogadas, vídeos institucionais, debates temáticos, discussões em grupo, gamificação, estandes e momentos culturais.
Cada turma tem um ambiente virtual com enquetes diagnósticas, quizzes sobre gestão e materiais de apoio disponíveis.
Para promover a descontração e a integração, o IV AGIR utiliza técnicas de gamificação, onde os participantes acumulam selos adesivos por participação em mesas temáticas e visitas a estandes. O crachá serve como um passaporte para que os gestores registrem sua participação nas mesas e estandes. Aqueles que acumularem pelo menos nove selos recebem um pin especial do curso, como reconhecimento pela participação.
Ao concluírem o IV AGIR, os participantes recebem um cartão de agradecimento feito de papel semente, uma escolha sustentável que pode ser plantada, germinando e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Aprimoramento da metodologia do IV AGIR para a segunda turma
Inah Rezende, Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (GEPED), explicou que houve um aprimoramento na metodologia do curso para a segunda turma. “Com base na avaliação de reação da primeira turma, fizemos alguns ajustes para esta segunda edição, trazendo uma das mesas de discussão para o primeiro dia do evento. Readequamos a carga horária, antecipando algumas atividades que sobrecarregavam o segundo dia. Na primeira turma, o anfitrião de cada mesa era um especialista. Nesta turma, é o próprio participante, seguindo fielmente a metodologia do World Café, onde o anfitrião é sempre um participante. Fizemos essa proposição para seguir a metodologia de forma mais rigorosa e realinhamos algumas palestras para aumentar a aderência ao conteúdo”, explicou a gestora.
Experiências
Maria de Fátima Salim Moreira, da 2ª Vara Cível de Muriaé, elogiou a iniciativa: “Acho essa iniciativa muito importante e excelente, pois permite a convivência com diferentes realidades. Apesar de todos estarem no Tribunal de Justiça, cada um vive uma realidade distinta. Isso aproxima as pessoas, criando mais conexão entre os servidores, ajudando nas interações com a secretaria, magistrados e todos os demais para uma prestação jurisdicional eficiente.”
Hermogenes Pereira Victor, Gerente de Secretaria na comarca de Matozinhos, destacou a importância do AGIR: “É uma oportunidade de estímulo e motivação para podermos repassar todo o aprendizado à nossa equipe. Por mais que busquemos conhecimento diariamente, nunca sabemos tudo. Por isso, esses eventos são importantes para nossa atualização, permitindo que possamos compartilhar o conhecimento com nossa equipe, mantendo todos focados. Muito obrigado!”, conclui o gestor.
Segundo dia de ação
A programa da terça-feira, 21 de maio inicia com o credenciamento das 8h30 às 9h00. Em seguida, das 9h00 às 9h55, haverá uma palestra intitulada “Promovendo a cultura de respeito para prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho”.
Logo após, das 9h55 às 10h35, será realizada a terceira rodada do World Café, intitulada “Conectando ideias”. Às 10h35, haverá um intervalo de 40 minutos, durante o qual os participantes poderão visitar os estandes.
Das 11h15 às 11h55, ocorrerá a quarta rodada do World Café. Depois, das 12h00 às 13h30, haverá uma pausa para o almoço e mais um período de credenciamento.
A tarde começa com as rodadas cinco e seis do World Café, das 13h30 às 14h50. Em seguida, das 14h50 às 15h45, será realizada a palestra “Mindfulness: o poder da presença”.
Após um intervalo de 30 minutos, das 15h45 às 16h15, haverá a sétima rodada do World Café, das 16h15 às 16h55. Logo depois, às 16h55, uma apresentação cultural de 5 minutos será realizada.
Finalmente, das 17h00 às 17h40, será o momento de fechamento das mesas, e o dia se encerra oficialmente com uma cerimônia de encerramento das 17h40 às 17h50.