A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizou nesta segunda-feira (13/06), a assinatura de um Memorando de Entendimento Acadêmico e Científico em parceria com a Universidade Complutense de Madrid.
O tratado firmado entre a Escola Judicial mineira e a Universidade madrilenha foi assinado por seu diretor, professor José Manuel Almudí Cid e o desembargador Tiago Pinto, segundo vice-presidente do TJMG, superintende da EJEF, com as presenças do juiz auxiliar da segunda vice-presidência do TJMG, Murilo Silvio de Abreu, e o desembargador Moacyr Lobato, coordenador do curso de pós-graduação em Direito Empresarial com Ênfase em Falências e Recuperação de Empresas da EJEF.
A Universidade Complutense de Madrid figura entre as mais antigas do mundo. Fundada pelo cardeal Francisco Jiménez de Cisneros em 1499, tem suas origens na Universidade de Alcalá, em Alcalá de Henares. Esta universidade pública fica localizada nos campi Cidade Universitária de Madrid e Somosaguas. Trata-se de uma das mais prestigiosas universidades europeias.
“Por meio deste convênio, estamos lançando mão de um grande guarda-chuva, que possibilitará o desenvolvimento de atividades específicas e variadas práticas”, destacou o juiz Murilo Sílvio de Abreu. “A partir desta iniciativa, podemos oferecer em parceria com a UCM, uma das instituições de ensino mais renomadas da Europa, cursos de pós-graduação, mestrado, intercâmbio de magistrados e servidores e até mesmo cursos de verão”, concluiu.
O documento prevê cooperação em programas de educação jurídica; desenvolvimento e entrega de cursos e outras ações educacionais; a promoção de projetos e pesquisas sobre temas de interesse comum; consultando-se reciprocamente sobre temas relativos às atividades desenvolvidas por ambas as instituições de ensino e colaborando em projetos considerados de interesse mútuo, dentro dos limites da disponibilidade e possibilidades das partes.
O acordo é a primeira celebração de parceria interestitucional após a ascenção da EJEF à Escola de Governo.