A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, em parceria com a Unidade Avançada de Inovação em Laboratório do TJMG (UAI-Lab), realizou em 4 de julho, na comarca de Araxá, o “Dia da Inovação”, cujo objetivo é reconhecer a importância da inovação e suas metodologias no Judiciário, contribuindo para o aprimoramento da prestação de Justiça.
Durante a abertura das atividades, Rodrigo Martins Faria, Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência e Coordenador da UAI-Lab, ressaltou que a ação educacional teve origem por meio da sugestão de uma servidora de Araxá. O magistrado destacou que a “inovação” não se resume à tecnologia, mas sim a fazer as coisas de forma diferente para melhorar as experiências das pessoas. “A tecnologia apenas dá asas à ideia, o que realmente importa é a ideia”.
José Aparecido Fausto de Oliveira, Juiz Diretor do Foro da comarca de Araxá, deu as boas-vindas ao público presente, formado por magistrados, servidores, estagiários, colaboradores e público externo. Na oportunidade, agradeceu pelo fato de sua jurisdição ter sido a primeira a receber a UAI-Lab.
Priscila Pereira de Souza, Gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos, gerência responsável pela Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAI-Lab), afirmou que o objetivo do “Dia da Inovação” é conscientizar servidores, magistrados e colaboradores sobre a importância do tema no Judiciário, destacando como a adoção de práticas inovadoras pode melhorar a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços prestados. Além disso, é uma oportunidade para compartilhar experiências e melhores práticas, identificar desafios e buscar soluções.
Durante o encontro, foram proferidas palestras sobre temas relacionados à inovação no contexto jurídico, além de oficinas para a identificação de problemas e busca por soluções que aprimorem a prestação jurisdicional e tornem a justiça mais acessível e eficiente para todos.
A ação educacional foi transmitida ao vivo pelo canal da EJEF e pode ser acessada aqui.