Nesta 6ª Semana Nacional de Arquivos, o TJMG por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes; da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental – DIRGED; da Gerência de Arquivo e Gestão Documental da Secretaria do Tribunal de Justiça e de Gestão de Documentos Eletrônicos e Permanentes – GEDOC e da Gerência de Arquivo e Gestão Documental da Justiça de 1ª Instância – GEARQ, tem o prazer de apresentar o documentário “Somos arquivo: somos vidas, histórias, memórias!”. O vídeo conta um pouco da relação que os colaboradores dos serviços de arquivo do TJMG estabeleceram ao longo dos anos com os arquivos da instituição, demonstrando como a atuação nesse ambiente é capaz de influenciar vidas e histórias.
Acesse aqui o documentário: Somos arquivo: somos vidas, histórias, memórias!
Mas, afinal, o que é um arquivo?!?
Termo polissêmico que, de acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, pode significar um conjunto de documentos, uma instituição ou serviço, as instalações onde funcionam arquivos ou até mesmo o local destinado à guarda dos documentos! É um local onde se reúne um conjunto de documentos orgânicos, organizados respeitando a sua proveniência, de qualquer suporte ou data, produzido, recebido e acumulado, resultado das funções e atividades de instituições públicas, privadas ou pessoas. Os documentos arquivísticos apontam para as atividades, comprovando o que foi feito e como foi feito; e no mesmo passo, quando devidamente tratados, subsidiam a tomada de decisões de forma ágil e segura, cooperando com a gestão estratégica das organizações.
E nesse contexto de tratamento, que envolve diversos tipos de intervenções, em todas as fases de vida dos documentos, é possível perceber outra face dos arquivos, da relação e do impacto que eles causam nas vidas das pessoas que atuam nessas atividades. No âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG, especialmente por meio dos processos judiciais produzidos, que são a razão de sua missão institucional, temos as mais diversificadas histórias. São vidas materializadas nos documentos, impactando outras vidas quando esses documentos são tratados nos serviços de arquivos.
Somos arquivo: somos vidas, histórias, memórias!