Publicado em 14/05/2025.
Teve início nesta quarta-feira (14/5) o curso Violência contra a Pessoa Idosa – Especificidades de uma Relação Conflituosa, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A primeira aula síncrona marcou o início da capacitação, que se estende até o dia 29 de maio, com carga horária total de 14 horas.
A ação educacional é voltada para servidoras e servidores, magistradas e magistrados dos Juizados de Violência Doméstica, Juizados Criminais, Varas Criminais e Varas Únicas.
A gerente da Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (GEPED) da EJEF, Inah Maria Szerman Rezende, abriu a ação destacando a relevância do tema. “Esta formação foi cuidadosamente concebida para aprofundar a compreensão sobre a complexa dinâmica da violência doméstica e familiar contra pessoas idosas”, afirmou.
Inah destacou a participação dos docentes Monize da Silva Freitas Marques, juíza auxiliar da Corregedoria de Justiça do Distrito Federal, e Vicente Paulo Alves, professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), ambos especialistas na temática.
Vicente agradeceu as boas-vindas e parabenizou a equipe da EJEF pela organização, destacando o profissionalismo percebido desde os primeiros contatos. “É especialmente gratificante para nós, professores, participar de um processo de formação conduzido com compromisso e integração”, afirmou. O docente, que se declara um “acreditador” na educação como meio de transformação, ressaltou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento das práticas institucionais.
O professor da UCB explicou que a metodologia adotada na aula incluiria a discussão em grupo, com a apresentação de casos previamente definidos para orientar o debate. Na sequência, apresentou o cronograma e os temas que serão abordados ao longo do curso: a pessoa idosa no Brasil e no mundo, os pilares do envelhecimento ativo, a violência contra a pessoa idosa, a combinação de diplomas normativos, a rede de proteção à pessoa idosa e a experiência da Central Judicial do Idoso.
O curso Violência contra a Pessoa Idosa – Especificidades de uma Relação Conflituosa busca qualificar a atuação de magistrados e servidores no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, fortalecendo a rede de proteção e aprimorando o atendimento às especificidades desse público.
Mesa de Honra
Compuseram a mesa de honra virtual a gerente da Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (GEPED), Inah Maria Szerman Rezende, representando o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da EJEF, desembargador Saulo Versiani Penna; e o professor do Programa de Pós-graduação em Gerontologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Brasília, membro fundador e presidente do Instituto Parentalidade Prateada e docente na ação, Vicente Paulo Alves.