Nos dias 22 e 23 de agosto de 2024, a Desembargadora Maria Inês Rodrigues de Souza, Coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos Juiz Ronaldo Cunha Campos (CEJ), representando o Desembargador Saulo Versiani Penna, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF, participou do LVII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM). Realizado na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE), em Recife, o evento deste ano trouxe como tema central “Oportunidades e desafios na utilização da IA Generativa no Poder Judiciário”.
O encontro reuniu diretores e coordenadores pedagógicos das Escolas Estaduais da Magistratura de todo o país para discutir o impacto e as possibilidades da inteligência artificial generativa no contexto jurídico. Durante o evento, foram explorados conceitos e aplicações da IA, com ênfase na ética e na responsabilidade em sua implementação. Segundo a Desembargadora Maria Inês, foram dois dias muito intensas discussões e debates. A magistrada destacou: “é difícil resumir tudo o que vi ou vivi aqui nesses dois dias. Foram abordados conceitos, tipos, históricos de inteligência artificial,porém, foi tratado especialmente sobre a ética e a responsabilidade na sua aplicação”.
Ela também destacou a importância de capacitar magistrados para o uso desses sistemas: “As escolas judiciais, de vários tribunais, já estão promovendo cursos para a capacitação de magistrados para que apliquem sistemas de inteligência artificial generativa na confecção de decisões judiciais, entre diversas outras aplicações. O fato é que nós não podemos perder mais tempo”.
O evento demonstrou a urgência em integrar tecnologias emergentes ao Judiciário, marcando mais um passo na modernização das práticas judiciais em todo o Brasil.