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Início » Curso da EJEF aborda Hermenêutica e Argumentação Jurídica na magistratura mineira

Curso da EJEF aborda Hermenêutica e Argumentação Jurídica na magistratura mineira

Formação busca ampliar as abordagens de interpretação e a análise crítica do Direito, com ênfase nos fundamentos teóricos e na aplicação prática no contexto contemporâneo

Curso da EJEF aborda Hermenêutica e Argumentação Jurídica na magistratura mineira

Foto: Cecília Pederzoli/TJMG

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Publicado em 01/10/2025.

Magistradas, magistrados, assessoras e assessores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participam, ao longo do mês de outubro, da ação educacional “Hermenêutica e Argumentação Jurídica”, realizada de forma presencial na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), em Belo Horizonte.

O curso, iniciado nesta quarta-feira (1), foi estruturado para responder à necessidade de aprimorar a interpretação do Direito e a fundamentação das decisões, diante dos desafios impostos pelas transformações sociais, tecnológicas e pelas novas demandas da Justiça.

O desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, coordenador e formador do curso, relatou que a proposta surgiu de uma preocupação antiga.

“O desembargador Saulo Versiani Penna, desde que assumiu a EJEF, comentava a respeito da dificuldade que, muitas vezes, os magistrados enfrentam ao lidar com as causas, resultando em equívocos nas decisões”, disse o magistrado.

“Ele me propôs que organizássemos um curso nesse sentido. Desde o início desta administração, temos trabalhado nisso e, finalmente, conseguimos desenvolver um modelo que pretende ser diferente”, explicou.

O desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo destacou a origem da proposta e a necessidade de aprofundar estudos de hermenêutica na magistratura mineira. (Foto: Cecília Pederzoli/TJMG)

Firmo destacou que o objetivo é proporcionar uma abordagem renovada sobre hermenêutica e interpretação aos integrantes da magistratura.

“Nosso objetivo não é formar filósofos nem hermeneutas no sentido tradicional, mas apresentar a hermenêutica e a interpretação sob uma perspectiva renovada aos magistrados. Trata-se de uma necessidade, uma vez que a formação inicial não inclui uma disciplina aprofundada nesse sentido”, acrescentou.

Ele também apresentou reflexões sobre a rotina da atividade jurisdicional.

“A tecnologia, por vezes, pode atropelar o bom exercício da função. Eliminar o mecanicismo presente nas decisões — o famoso ‘recorta, copia e cola’ — é fundamental. O curso surge com essa proposta, unindo teoria e prática para analisar decisões sob o enfoque da interpretação”, afirmou. 

O desembargador Luís Carlos Balbino Gambogi, também docente da formação, ressaltou o formato da metodologia.

“Temos grandes expectativas em relação a esse curso. Ele está muito bem estruturado e organizado, apresentando diversas correntes teóricas e filosóficas adaptadas à proposta que estamos trazendo. Além disso, contará com o estudo de casos, atividade que valorizo especialmente”, assinalou.

O desembargador Luís Carlos Balbino Gambogi ressaltou a metodologia do curso e a valorização do estudo de casos para fortalecer a prática interpretativa. (Foto: Cecília Pederzoli/TJMG)

Gambogi destacou que a metodologia contribuirá para uma melhor assimilação do conteúdo.

“A proposta é apresentar um caso e, a partir dele, construir a solução jurídico-filosófica adequada. Acredito que isso proporcionará uma riqueza especial. Uma boa aula expositiva contribui, mas aproveitamos aproveitar no máximo 25% do conteúdo. Com essa abordagem, esperamos atingir 65% de compreensão”, disse.

O professor Marco Antônio Sousa Alves, docente da UFMG, apresentou o desenho pedagógico do curso.

“Serão seis encontros, cada um com quatro horas. Hoje, no primeiro encontro, teremos uma aula mais teórica, introduzindo os temas tradicionais da hermenêutica e da argumentação jurídica. Nas aulas seguintes, vou trabalhar em codocência com algum magistrado, trazendo uma perspectiva prática”, explicou.

O professor Marco Antônio Sousa Alves apresentou a programação, com seis encontros sobre hermenêutica, argumentação e desafios atuais do direito. (Foto: Cecília Pederzoli/TJMG)

Ele acrescentou que a formação busca atualizar a discussão, sem perder de vista a tradição.

“Trabalharemos temas como a relação do Direito com a política, a ciência e a sociedade, além de novas perspectivas hermenêuticas em função dos protocolos do CNJ. A proposta é atualizar o debate, sem perder de vista os fundamentos e a tradição jurídica”, concluiu.

O curso seguirá até 29 de outubro de 2025, totalizando 24 horas de atividades presenciais. Ao longo dos encontros, serão abordados conteúdos que vão desde questões tradicionais da hermenêutica jurídica e da tensão entre segurança jurídica e atualização do Direito, até reflexões sobre o protagonismo judicial, a teoria da argumentação e os novos protocolos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltados às questões raciais e de gênero.

Formação reúne magistradas, magistrados e assessores, abordando fundamentos teóricos e práticos da hermenêutica, argumentação e uso de tecnologias no direito. (Foto: Cecília Pederzoli/TJMG)

A programação inclui debates sobre o uso de novas tecnologias e a análise crítica de ferramentas de inteligência artificial na atividade jurisdicional, articulando fundamentos teóricos e experiências práticas para a construção de decisões mais fundamentadas e sensíveis aos desafios contemporâneos.

Abertura do curso

Participaram da abertura o desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (MEJUD), coordenador e formador do curso, representando o desembargador Saulo Versiani Penna, 2º Vice-Presidente Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da EJEF; o desembargador Luís Carlos Balbino Gambogi, docente no curso; e Marco Antônio Sousa Alves, professor adjunto de Teoria e Filosofia do Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e docente no curso.

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