Identificar processos semelhantes ou pertencentes a uma mesma classe, fazer buscas por meio de termos e assuntos jurídicos relacionados: essas são algumas possibilidades disponíveis a magistrados e servidores por meio do “Sistema Radar”. Para ampliar o conhecimento dos usuários e tirar dúvidas recorrentes, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) – em atendimento à demanda da Diretoria Executiva de Informática do TJMG (DIRFOR) – promoveu, na manhã desta quarta-feira, 09 de agosto, o curso “Conhecendo o Sistema Radar”. O conteúdo foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da EJEF no Youtube.
A mesa de honra virtual contou com as presenças do Desembargador Renato Dresch, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial; Ana Paula Prosdocimi, Diretora Executiva da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP); Rodrigo Martins Faria, Juiz Auxiliar da Presidência e Coordenador do Centro de Inteligência e do Laboratório de Inovação do TJMG (UAILab); Alessandra Campos, Diretora Executiva da Diretoria (DIRFOR); e Jessé Amâncio, Analista Judiciário da Coordenação de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas Judiciais da 2ª Instância (COJUD).
Durante a abertura, o Desembargador Renato Dresch ressaltou a importância da tecnologia para auxiliar no cotidiano dos gabinetes e secretarias.
“Nós precisamos realmente dos instrumentos de inteligência artificial. Nós precisamos de vocês que atuam nessa área de tecnologia.”
O Juiz Rodrigo Martins Faria destacou a evolução da ferramenta: “Ao longo dessa jornada, várias funcionalidades foram acrescidas”.
A Diretora Ana Paula Prosdocimi expressou satisfação por oferecer, em parceria com a Diretoria de Informática, uma oportunidade ímpar de conhecimento aos interessados em utilizar a plataforma.
Alessandra Campos, Diretora da DIRFOR, agradeceu a todos pela parceria e participação, e concluiu: “Fico muito feliz em poder compartilhar com os servidores e magistrados essa nossa solução do sistema Radar, que vai agregar valor e promover uma agilidade na execução das tarefas”.
A ferramenta foi implementada em 2018, permitindo buscas inteligentes por palavra-chave em geral, por data de distribuição, por órgão julgador, por magistrado, por parte, por advogado e por outras demandas que os usuários necessitarem.
O Juiz Rodrigo Martins Faria demonstrou brevemente como se conectam os dados do sistema e quais tecnologias são utilizadas pela plataforma.
Por sua vez, Jessé Amâncio, servidor do TJMG, Doutor pela UFMG e desenvolvedor do sistema, aprofundou-se nas explicações sobre a navegabilidade da “Radar”. Por meio de analogia com a página do Google, o docente demonstrou, de forma simples e acessível, como os usuários podem se beneficiar com as inúmeras possibilidades de buscas e resultados.
Acesse o curso completo aqui.