Ejef
  • SIGA
  • Banco de Docentes
  • TJMG
  • Fale com a Ejef
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Composição
    • Núcleos Regionais
    • Atos Normativos
    • Memorial
      • Ejef 45 anos
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Coordenadores do CEJ
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Planejamento Estratégico
      • Projeto Pedagógico Institucional – PPI
      • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
      • Plano de Desenvolvimento Anual – PDA
        • Plano de Desenvolvimento Anual 2026
        • Plano de Desenvolvimento Anual 2025
        • Plano de Desenvolvimento Anual 2024
        • Plano de Desenvolvimento Anual 2023
    • Notícias
    • Ejef Internacional
    • Banco de Docentes
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
    • Acordos, Parcerias e Compartilhamento de Cursos
    • Estágio
      • Seleções Públicas para Estágio
      • Apostila para estagiários cível e criminal
    • Gestão de documentos
    • Relatório de Gestão
      • Biênio 2024-2026
        • Biênio 2024-2026
        • 1 ano – Biênio 2024-2026
      • Biênio 2022-2024
      • Biênio 2020-2022
      • Biênio 2018-2020
  • Cursos
    • Itinerário formativo
    • Comunidades
    • Calendário Educacional
    • Boletim EJEF em curso
    • Para se inscrever
    • Em andamento
    • Oferta permanente
    • Encerrados
    • Pós-graduação
    • EAD
    • ENFAM
    • Certificados
    • Mediadores Judiciais
      • Formação de Mediadores Judiciais
      • Legislação
      • Como ser uma instituição formadora
      • Instituições reconhecidas
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
  • Concursos
  • CEJ
  • Editora
  • Publicações
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Guia, modelo – textos técnicos
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Caminhos e contos
    • Resumos expandidos Arquivo Permanente
Ejef
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Início » Curso Básico do Software R

Curso Básico do Software R

Compartilhe:

CONVOCAÇÃO

De ordem da Excelentíssima Senhora Desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, Segunda Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estão convocados para o Curso Básico do Software R, conforme descrito abaixo:

1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Comissários da Infância e da Juventude, integrantes da equipe de análise de dados do Comissariado da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, convocados conforme listagem abaixo.

2 – OBJETIVO: O aprimoramento, a atualização e o desenvolvimento de competências técnicas dos servidores, comissários da Infância e Juventude, de forma a realizarem as próprias análises no software.

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Introdução ao R
    O software R;
    Conhecendo os objetos do R;
    Importando os dados,
    Manuseando os dados,
    Funções no R.
  • Análise Exploratória de Dados
    Tipos de variáveis;
    Tabelas de frequência e gráficos;
    Medidas Descritivas;
  • Introdução à estatística espacial
    Importando shapes para o R;
    Descrevendo dados em mapas.

4 – NÚMERO DE VAGAS: 06 vagas

5 – CARGA HORÁRIA: 8 horas

6 – PERÍODO DO CURSO/HORÁRIO: 26 e 27 de fevereiro, no horário de 08h00 às 12h00.

7 – LOCAL DE REALIZAÇÃO: Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – Rua Guajajaras, 40, 18º andar, sala 2, Centro – BH-MG

8 – INSCRIÇÕES: As inscrições serão abertas a partir das 8h00 do dia 13/02/2019 e encerradas às 12h00 do dia 18/02/2019.
As inscrições serão realizadas por meio do endereço eletrônico: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur850

9 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
10.1 – As vagas serão preenchidas de acordo com a listagem anexa dos servidores convocados.
10.2 – Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público descrito no item 1.
10.3 – Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site
http://ead.tjmg.jus.br/siga/mod/paineldoestudante.php, a partir das 14h do dia 18/02/2019.

10 – IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES CONVOCADOS:
10.1 – A impossibilidade de participação de convocado à ação educacional deverá ser justificada, até o dia 21 de fevereiro de 2019, por meio do endereço eletrônico: , devendo ser informado o motivo da não participação.
10.2 – Informa-se que nos termos do art. 21-A, §4º da Resolução nº 367, de 25 de abril de 2001, conforme redação dada pela Resolução nº 822, de 16 de junho de 2016, o servidor que não obtiver a certificação na ação de formação para a qual for convocado perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, institutos de desenvolvimento na carreira. O dispositivo citado segue transcrito:

Art. 21-A A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF convocará o servidor para participar de ação de formação, que será considerada para fins de desenvolvimento na carreira.
§ 1º As ações de formação a que se refere o “caput” deste artigo são as destinadas:
I – à formação inicial;
II – ao aprimoramento para o exercício de suas funções;
III – à capacitação para o exercício das atribuições estabelecidas para as classes subsequentes de sua carreira.
§ 2º A frequência do servidor não será exigida em caso de afastamento previsto em lei ou regulamento ou de dispensa concedida formalmente pela EJEF.
§ 3º Além da convocação individual do servidor, a EJEF divulgará no Diário do Judiciário eletrônico – DJe e no Portal TJMG os cursos de que trata este artigo.
§ 4º O servidor convocado pela EJEF e que não obtiver a certificação na ação de formação, fora das hipóteses previstas no § 2º deste artigo, perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, na forma dos artigos 23, 25 e 28 desta Resolução.
§ 5º As hipóteses de dispensa da ação de formação, de que trata o § 2º deste artigo, constam de ato normativo próprio.

10.3 – Cientifica-se, ainda, que nos termos do art. 8º, § 5º da Portaria Conjunta nº 360, de 30 de junho de 2014, o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:

Art. 8º-A convocação referida no inciso I do art. 7º será direcionada ao servidor ou ao seu superior hierárquico, sendo obrigatório o comparecimento do convocado.
(…)
5º-Caso a justificativa não seja apresentada ou não seja deferida, o servidor ficará impedido de participar de outras ações educacionais pelo prazo de seis meses, a contar da data do término da atividade educacional na qual não compareceu, ressalvada a possibilidade de sua convocação para ações educacionais, por necessidade ou conveniência da Administração

10.4 – As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelo canal de comunicação citado no item 11.1.
10.5 – Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do curso, mesmo que se dê após o prazo referido.

11 – CERTIFICAÇÃO: Compete à EJEF fornecer certificado de participação ao aluno que obtiver o mínimo de 80% (oitenta por cento) de frequência da carga horária total. O certificado de participação estará disponível no link http://siga.tjmg.jus.br/certificadosvirtuais, a partir do dia 28/02/2019.

12 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: Ao final do curso o estudante apontará o seu grau de satisfação com relação ao tema, carga horária, aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, ambiente de treinamento, dentre outros.

13 – CUSTEIO: O TJMG não custeará eventuais despesas com Reembolso de Transporte (Res. nº 573/2008 e Portaria nº 2263/2008) para os participantes.

14 – ABONO DE PONTO: A Escola Judicial concederá abono de ponto referente à entrada para os servidores convocados.

15 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.

16 – DESENVOLVIMENTO DO CURSO: ABG – Consultoria Estatística.

17 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 4.000,00 que abrange pagamento Pessoa Jurídica.

18 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

19 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT, por meio dos telefones: (31) 3247- 8450 / 8964.

A EJEF em adesão ao Plano de Logística Sustentável – PLS solicita a todos os participantes que levem para os cursos seu próprio material para anotações (bloco/caderno; caneta/lápis; borracha).

Veja também

Registro e Comunicação de óbitos no sistema prisional – Turma 1/2026
Cursos

Registro e Comunicação de óbitos no sistema prisional – Turma 1/2026

Comunidade Virtual para Psicólogos do TJMG – Turma 1/2026
Cursos

Comunidade Virtual para Psicólogos do TJMG – Turma 1/2026

Comunidade Virtual do eproc – 2ª Instância – Turma 1/2026
Cursos

Comunidade Virtual do eproc – 2ª Instância – Turma 1/2026

  • Image slideshow
  • Acesse o Projeto Caminhos e Contos: a ressocialização pela palavra
  • Acesse Vozes Poéticas de Minas
  • Acesse o Programa Conjunto de Conscientização, Instrução e Combate à Violência Doméstica
  • Acesse a Nova Edição Boletim de Legislação
    Acesse a Nova Edição Boletim de Legislação
  • Acesse a Nova Edição do Boletim de informação à sociedade
    Acesse a Nova Edição do Boletim de informação à sociedade
  • Acesse a Nova Edição Artigos Jurídicos
    Acesse a Nova Edição Artigos Jurídicos
  • Acesse a Nova Edição Gotas da Língua Portuguesa
    Acesse a Nova Edição Gotas da Língua Portuguesa
  • Acesse a Nova Edição Boletim de Jurisprudência
    Acesse a Nova Edição Boletim de Jurisprudência

Últimas notícias

EJEF aproxima estudantes da UFMG da preservação da memória do Judiciário mineiro

EJEF participa do Encontro de Administração da Justiça com apresentação de artigos

CNJ lança Programa “Justiça + Clima” e apresenta nova versão do SireneJud

Exposição da EJEF destaca tecnologias negras de emancipação e resistências no Judiciário

XII CONGRESSO MINEIRO DE DIREITO CIVIL

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF
Rua Manaus, 467 - Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG
CEP: 30150-350 / Tel: (31) 3247-8700

  • Email
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

Conheça o app Minha EJEF

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Composição
    • Núcleos Regionais
    • Atos Normativos
    • Memorial
      • Ejef 45 anos
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Coordenadores do CEJ
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Planejamento Estratégico
      • Projeto Pedagógico Institucional – PPI
      • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
      • Plano de Desenvolvimento Anual – PDA
    • Notícias
    • Ejef Internacional
    • Banco de Docentes
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
    • Acordos, Parcerias e Compartilhamento de Cursos
    • Estágio
      • Seleções Públicas para Estágio
      • Apostila para estagiários cível e criminal
    • Gestão de documentos
    • Relatório de Gestão
      • Biênio 2024-2026
      • Biênio 2022-2024
      • Biênio 2020-2022
      • Biênio 2018-2020
  • Cursos
    • Itinerário formativo
    • Comunidades
    • Calendário Educacional
    • Boletim EJEF em curso
    • Para se inscrever
    • Em andamento
    • Oferta permanente
    • Encerrados
    • Pós-graduação
    • EAD
    • ENFAM
    • Certificados
    • Mediadores Judiciais
      • Formação de Mediadores Judiciais
      • Legislação
      • Como ser uma instituição formadora
      • Instituições reconhecidas
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
  • Concursos
  • CEJ
  • Editora
  • Publicações
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Guia, modelo – textos técnicos
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Caminhos e contos
    • Resumos expandidos Arquivo Permanente

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF
Rua Manaus, 467 - Santa Efigênia - BH / MG CEP: 30150-350 / Tel: (31) 3247-8700