De ordem do Excelentíssimo Senhor 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargador Tiago Pinto, comunicamos a realização da ação educacional Competências Humanossociais para o aprimoramento do trabalho em equipe, conforme abaixo especificado:
1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Assessoras, assessores e assistentes de gabinetes, convocadas (os) por meio de ofício, bem como estagiárias e estagiários convidadas(os), lotadas(os) na 20ª Câmara Cível, conforme listagem ao final deste aviso.
2 – OBJETIVO: Ao final desta ação educacional, espera-se que as(os) participantes sejam capazes de reconhecer e aprimorar as competências humanossociais que contribuam para o gerenciamento de metas, o fortalecimento da equipe e a melhoria da qualidade de vida no trabalho.
3 – DOCENTES:
Aline Ribeiro Mayrink Maia – Técnica Judiciária – Psicóloga, lotada na Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial – CODHUS;
Jussara Maria Canuto de Aquino – Técnico Judiciário – Analista de Recursos Humanos, lotada na Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial – CODHUS;
Marília Miranda de Almeida – Coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial – CODHUS;
Victor Thiago de Aguiar – Técnico Judiciário – Psicólogo, lotado na Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial – CODHUS.
4 – METODOLOGIA: A ação educacional é desenvolvida por meio de conversação temática, atividades de reflexão, exposição dialogada, vivências, vídeo instrucional, compartilhamento de experiências e oficina sobre organização do trabalho e gerenciamento das metas.
5 – MODALIDADE: Presencial
6 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Tempo: Tambor de todos os ritmos
- A bagagem de cada um
- Competências humanossociais e o aprimoramento do trabalho em equipe:
- As mudanças e seus impactos
- Metas: Possibilidades e Desafios
- Noções gerais sobre conflitos no trabalho
- Comunicação e escuta
- Oficina “Revisitando a organização do trabalho e o gerenciamento das metas”
7 – DATA: 7 de abril de 2022, das 9 às 16h30
8 – CARGA HORÁRIA: 6h
9 – NÚMERO DE VAGAS: 11 vagas
10 – DAS INSCRIÇÕES:
10.1 – Período: No sistema SIGA, a partir das 10h do dia 1º até as 23h55min do dia 4 de abril de 2022, por meio do formulário disponível no link http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur1868
10.2- Os pedidos de inscrição devem ser feitos no link descrito no item 10.1, preenchendo ou atualizando no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”.
10.3 – Em seguida, preencher ou atualizar seus dados de cadastro no formulário e, ao final, clicar no botão seus dados de cadastro e clicar no botão “Confirmar o pedido de inscrição”.
10.4 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete.
10.5 – As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo e o número de vagas, dispostos neste edital;
10.6 – As inscrições validadas poderão ser consultadas no <http://www.siga.tjmg.jus.br>, por meio do ícone “Painel do Estudante”, a partir das 12h do dia 5 de abril de 2022.
10.7 – Serão excluídas:
10.7.1 – Inscrições daquelas(es) que compartilharem o mesmo endereço de e-mail;
10.7.2 – Inscrições daquelas(es) que não pertencem ao público ao qual se destina, descrito no item 1 deste Edital.
11 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
11.1 – As(Os) participantes serão aprovadas(os) e certificadas(os) se obtiverem a frequência efetiva na oficina, aferida por meio de assinatura, nos dois turnos, de lista de presença disponível no local do curso.
11.2 – O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: www.siga.tjmg.jus.br, 05 dias úteis após a ação.
12 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelas(os) participantes ao final da ação, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade da aula, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação das(os) docentes.
13. IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS CONVOCADOS:
13.1 – A impossibilidade de participação de convocada(o) à ação educacional deverá ser justificada, impreterivelmente, até o dia 4 de abril de 2022, por meio do endereço eletrônico , devendo a servidora ou o servidor informar:
• motivo da não participação;
• e-mail de seu gestor imediato.
13.2 – A justificativa da não participação será submetida à análise superior, sendo que, nos termos do art. 8º, § 5º da Portaria Conjunta nº 360, de 30 de junho de 2014, a servidora ou o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:
Art. 8º- A convocação referida no inciso I do art. 7º será direcionada ao servidor ou ao seu superior hierárquico, sendo obrigatório o comparecimento do convocado.
(…)
5º- Caso a justificativa não seja apresentada ou não seja deferida, a(o) servidora(o) ficará impedida(o) de participar de outras ações educacionais pelo prazo de seis meses, a contar da data do término da atividade educacional na qual não compareceu, ressalvada a possibilidade de sua convocação para ações educacionais, por necessidade ou conveniência da Administração.
13.3. As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelo canal de comunicação citado no item 13.1.
13.4. Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do curso, mesmo que se dê após o prazo referido.
14. ESTIMATIVA DO MONTANTE DE DESPESA: Sem ônus para o TJMG
15. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
15.1. Todas as informações relativas a esta ação, serão comunicadas aos interessados(as) via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
15.2. Outros esclarecimentos: Coordenação Administrativa de Formação I – COFOR I. Contato (31) 3247- 8779/8778, ou pelo e-mail
15.3. Edital publicado originalmente no dia 1º de abril de 2022.
LISTA DAS(OS) CONCOVADAS(OS)/CONVIDADAS(OS)
Nome | Cargo |
Alexandre Marini Santos | Assistente |
André Moreira Storck | Assessor |
Fábio da Silva Pedrosa | Assessor |
Grazielle Nunes | Estagiária de Pós Graduação |
Isabela Crisitina de Paiva | Secretaria de gabinete |
Laura Campolina Monti | Assessora |
Luísa Filardi Siqueira | Assessora |
Mayra Cristina Rios – | Estagiária |
Milena Flávia Correia | Estagiária |
Tamírames de Almeida Damásio | Assistente |