Ações educacionais voltadas para os colaboradores da justiça
Confira informações sobre as ações planejadas para cada público e os meses de realização previstos. Poderá haver atualização do planejamento. Por isso, a confirmação de datas deverá ser sempre verificada no Calendário Anual.
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[accordion title=”ESTAGIÁRIOS“]
| Orientações básicas para Estágio no TJMG – Capital | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final do curso, espera-se que o estagiário seja capaz de: reconhecer a realidade do TJMG; distinguir as condutas adequadas no exercício das atividades de estágio; identificar os direitos e obrigações do estagiário; identificar as normas que regem o estágio. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| – | Contínuo | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Outras informações: | O curso é gerenciado pela Coordenação de Estágio – COEST e as turmas são lançadas após a seleção e contratação do estagiário. | |
| Orientações básicas para Estágio no TJMG – Interior | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final do curso, espera-se que o estagiário seja capaz de: reconhecer a realidade do TJMG; distinguir as condutas adequadas no exercício das atividades de estágio; identificar os direitos e obrigações do estagiário; identificar as normas que regem o estágio. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| – | Contínuo | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Outras informações: | O curso é gerenciado pela Coordenação de Estágio – COEST e as turmas são lançadas após a seleção e contratação do estagiário. | |
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PROGRAMAS TRANSVERSAIS – PTR – ESTAGIÁRIOS
Os Programas Transversais – PTr, por sua vez, organizam as ações educacionais espontâneas, as voltadas a outros públicos atendidos pela EJEF e as relacionadas ao desenvolvimento e à atualização de conhecimentos relevantes, interdisciplinares ou tangenciais à atuação laboral de magistrados e servidores.
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[accordion title=”EIXO: RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO“]
| Ética no Serviço Público | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: reconhecer os fundamentos da ética; identificar os principais avanços e desafios do serviço público brasileiro, particularmente na dimensão dos valores e condutas individuais do servidor, para a consolidação da cidadania e do Estado democrático. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Excelência no Atendimento | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 10h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de prestar atendimento ao público interno e externo do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) sob a ótica da excelência e da ética. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 29 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso Excelência no Atendimento – Violência Doméstica | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 6h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer a rede de atendimento multidisciplinar referente aos órgãos da Secretaria de Direitos Humanos do Estado e do Sistema de Justiça buscando a identificação, o encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência e a integralidade e humanização da assistência. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| 2 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| 3 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| Oficina Relações Humanas no Trabalho | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar competências humanossociais para aprimorar a convivência das equipes de trabalho no ambiente do TJMG. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | Contagem |
| 2 | Março | Conselheiro Lafaiete |
| 3 | Março | Diamantina |
| 4 | Março | Divinópolis |
| 5 | Março | Ipatinga |
| 6 | Março | Janaúba |
| 6 | Junho | Janaúba |
| 7 | Março | Juiz de Fora |
| 7 | Maio | Juiz de Fora |
| 8 | Fevereiro | Manhuaçu |
| 9 | Março | Manhuaçu |
| 10 | Maio | Manhuaçu |
| 10 | Junho | Manhuaçu |
| 13 | Março | Paracatu |
| 14 | Março | Pouso Alegre |
| 15 | Maio | Pouso Alegre |
| 16 | Fevereiro | Uberaba |
| 17 | Fevereiro | Uberlândia |
| 18 | Março | Uberlândia |
| 19 | Abril | Uberlândia |
| 20 | Maio | Uberlândia |
| 21 | Junho | Uberlândia |
| 22 | Março | Varginha |
| 23 | Maio | Varginha |
| 24 | n/d | Betim |
| 25 | n/d | Contagem |
| 26 | n/d | Conselheiro Lafaiete |
| 27 | n/d | Diamantina |
| 28 | n/d | Divinópolis |
| 29 | n/d | Ipatinga |
| 30 | n/d | Janaúba |
| 31 | n/d | Juiz de Fora |
| 32 | n/d | Manhuaçu |
| 33 | n/d | Paracatu |
| 34 | n/d | Pouso Alegre |
| 35 | n/d | Uberaba |
| 36 | n/d | Uberlândia |
| 37 | n/d | Varginha |
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[accordion title=”EIXO: DESENVOLVIMENTO PESSOAL / PROFISSIONAL“]
| Administração do Tempo | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 6h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de gerir melhor o seu tempo no dia a dia. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 13 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Administração Financeira Pessoal | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de gerir suas finanças pessoais de forma mais consciente e equilibrada. Este curso é parte do Programa de Preparação para a Aposentadoria – PPA. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 4 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Adoção Internacional e o Direito à Convivência Familiar | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: distinguir os procedimentos afetos à adoção internacional, diferenciando-a da adoção nacional; identificar os casos em que a adoção internacional é indicada; analisar as consequências de eventuais preconceitos e inseguranças ainda existentes sobre o assunto. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 11 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Atualização Gramatical | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 30h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de empregar a atualização de conteúdos gramaticais ligada à produção de textos para aprimoramento das competências comunicativas. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Empreendedorismo | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: identificar as principais mudanças no cenário mercadológico atual; reconhecer as principais competências necessárias para se tornar um empreendedor; identificar os elementos que compõem um instrumento de modelagem de negócios. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 2 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Gestão de Documentos Pessoais | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 2h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o estudante seja capaz de gerir seus documentos pessoais de forma mais consciente e organizada. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 4 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Introdução à Gestão Socioambiental | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 15h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de atuar como agente transformador da responsabilidade socioambiental no âmbito do TJMG. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Paternidade Responsável | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| C | Maio | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Saúde em Cena | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer hábitos saudáveis que podem trazer impacto sobre o seu estilo de vida, resultando em benefícios físicos, mentais, emocionais e sociais. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Capacitação de Profissionais para Atuação nos Procedimentos de Adoção Internacional | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de contribuir para o trabalho do profissional perante as Varas da Infância e Juventude, a partir das experiências desenvolvidas pelos organismos estrangeiros acerca da preparação de pretendentes e de crianças/adolescentes para adoção; identificar, a partir da experiência dos organismos estrangeiros, parâmetros para o planejamento dos cursos de preparação psicossocial e jurídica de pretendentes à adoção. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Junho | EJEF-Sede |
| Capacitação de Profissionais para preparação de crianças e adolescentes para adoção internacional – na modalidade à distância | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de identificar as principais elaborações teóricas acerca do conceito de apego (attachement) e das etapas do processo adotivo; refletir sobre os aspectos práticos da preparação de crianças e adolescentes para adoção nacional e internacional, considerando as características dos adotandos e dos adotantes; analisar os fatores indicativos ou as excepcionais contraindicações no que tange ao encaminhamento de grupos fraternos para adoção em conjunto ou em separado. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 3 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Conferência Estadual sobre adoção – Núcleo EJEF Juiz de Fora | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 16h/a | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Abril | Juiz de Fora |
| Evento Comemorativo ao Dia Mundial da Adoção | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de analisar os procedimentos da adoção internacional e refletir sobre os principais desafios no que tange à garantia do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar por meio da adoção. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Novembro | EJEF-Sede |
| Programa Entrega Legal | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 7h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer a legalidade da entrega voluntária das crianças pelos seus genitores à Justiça da Infância e da Juventude, para adoção. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Fevereiro | EJEF-Sede |
| Seminário Dia Internacional da Mulher – Estamos prontas para os desafios contemporâneos? | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que a participante seja capaz de: reconhecer o papel da mulher na sociedade contemporânea; identificar as formas de lidar com a multiplicidade de papéis e ainda, celebrar o Dia Internacional da Mulher. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 2 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Seminário Dia Internacional da Mulher | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que a participante seja capaz de refletir acerca dos temas afetos à mulher visando à garantia do exercício da cidadania, com dignidade e justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização:Belo Horizonte |
| Única | Março | EJEF-Sede |
| Projeto “Juscidade – Justiça, Cidadania e Dignidade” (Muriaé) | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 1h/a | |
| Objetivo: | Ao final da capacitação, espera-se que os participantes sejam capazes de discutir acerca dos mais variados temas afetos ao ser humano, integralmente considerado, visando à garantia do exercício da cidadania, com dignidade e justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | Muriaé |
| 2 | Abril | Muriaé |
| 3 | Maio | Muriaé |
| 4 | Agosto | Muriaé |
| 5 | Setembro | Muriaé |
| Além dos livros, gestão de conflitos: da teoria à prática – Núcleo Juiz de Fora | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 2h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o participante seja capaz: distinguir os métodos adequados de resolução de conflito (MASCS), incorporando uma visão macro sobre o tema; identificar as ferramentas utilizadas nos MASCS e sua aplicação prática também no âmbito do judiciário; diferenciar a negociação tradicional, da negociação baseada em princípios e analisar a sua importância no dia-a-dia forense; reconhecer as ferramentas de negociação e de resolução consensual de conflitos para a realização de audiências de conciliação. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Fevereiro | Juiz de Fora |
| Ciclo de Palestras – Conciliação em Ação – JESP | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 1h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de reconhecer a conciliação como um modo eficiente que contribui para o aumento do índice conciliatório. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Abril | Belo Horizonte |
| 2 | Maio | Belo Horizonte |
| 3 | Setembro | Belo Horizonte |
| 4 | Novembro | Belo Horizonte |
| Palestra “Caminhos na adoção: encontros e desencontros entre crianças/adolescentes, famílias e profissionais” | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 2h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de: reconhecer a importância da interlocução entre os profissionais atuantes no sistema de garantia de direitos, especialmente no que tange à convivência familiar de crianças e adolescentes; identificar as boas práticas que contribuem para o desfecho positivo das adoções e considerar o que se pode apreender por meio das “devoluções”. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 2 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: ATUALIZAÇÃO JURÍDICA“]
| Aspectos da Lei Antidrogas | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer as atualizações relativas à Lei Antidrogas, articulando-as aos aspectos práticos necessários para o adequado exercício profissional. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 4 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 5 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Execução Penal | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer as atualizações relativas às teorias da Lei de Execução Penal, articulando-as aos aspectos práticos necessários para o adequado exercício profissional. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 2 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Violência Doméstica | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer as atualizações sobre as teorias relativas à Lei Maria da Penha, articulando-as aos aspectos práticos necessários para o adequado exercício profissional. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 5 | Maio | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 6 | Outubro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Programa Reflexões e Debates | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 2h/a | |
| Objetivo: | Ao final desta ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de identificar a temática tratada, analisando as atualizações apresentadas. Cada encontro tratará de um tema específico, atual e controverso. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | CEJ |
| 2 | Abril | CEJ |
| 3 | Maio | CEJ |
| 4 | Junho | CEJ |
| 5 | Agosto | CEJ |
| 6 | Setembro | CEJ |
| 7 | Outubro | CEJ |
| 8 | Novembro | CEJ |
| Oficinas Jurídicas e Gerenciais | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final desta ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de identificar a temática tratada na oficina, analisando as atualizações apresentadas. Cada oficina tratará de um tema específico. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Setembro | Conselheiro Lafaiete |
| 2 | Agosto | Diamantina |
| 3 | Fevereiro | Governador Valadares |
| 4 | Outubro | Ipatinga |
| 5 | Novembro | Juiz de Fora |
| 6 | Abril | Montes Claros |
| 7 | Abril | Muriaé |
| 8 | Maio | Paracatu |
| 9 | Junho | Patos de Minas |
| 10 | Novembro | Poços de Caldas |
| 11 | Maio | Contagem |
| 12 | Setembro | Uberlândia |
| 13 | Dezembro | Belo Horizonte |
| 14 | Agosto | Divinópolis |
| 15 | Março | Janaúba |
| 16 | Março | Manhuaçu |
| 17 | Julho | Passos |
| 18 | Junho | Pouso Alegre |
| 19 | Julho | São João Del Rei |
| 20 | Dezembro | Uberaba |
| 21 | Maio | Varginha |
| 22 | Outubro | Teófilo Otoni |
| Lançamento Constituição Estadual Anotada – Palestra | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Março | EJEF-Sede |
| 5 Anos do Código de Processo Civil – Palestra | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Maio | EJEF-Sede |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: MÉTODOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS“]
| Política de Autocomposição no TJMG – Identificação de casos de mediação, conciliação e justiça restaurativa | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 15h/a | |
| Objetivo: | Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de distinguir as políticas judiciárias no tratamento adequado dos conflitos, os tipos de práticas que podem ser adotados e os serviços que podem ser acionados nesse contexto. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 4 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 5 | Junho | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 6 | Novembro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Capacitação em Conciliação | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 100h/a (Etapa Teórica – 40h / Etapa Prática – 60h) | |
| Objetivo: | Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de aplicar os subsídios teóricos e práticos nas conciliações do Poder Judiciário, seguindo os parâmetros da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 8 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 9 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso de Mediação | ||
| Modalidade: | Presencial e prática supervisionada | |
| Carga Horária: | 100h/a (Etapa Teórica – 40h / Etapa Prática – 60h) | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que os participantes sejam capazes de atuar como mediadores do Poder Judiciário e de Câmaras privadas credenciadas no TJMG, seguindo os parâmetros da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
| 1 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| 2 | Março | Governador Valadares |
| 4 | Maio | EJEF-Sede |
| 5 | Junho | EJEF-Sede |
| 6 | Julho | Montes Claros |
| 7 | Agosto | EJEF-Sede |
| 8 | Setembro | Varginha |
| 9 | Outubro | EJEF-Sede |
| 10 | Novembro | Uberlândia |
| Justiça Restaurativa | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 12h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que os participantes sejam capazes de aplicar os métodos da Justiça Restaurativa. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 2 | Setembro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso de Formação de Agentes de Justiça Restaurativa – PROGRAMA NÓS | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de atuar como agente em Justiça Restaurativa do Programa NÓS (Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares), do qual o TJMG é partícipe (Convênio 051/2018. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | A definir | EJEF-Sede |
| 2 | A definir | EJEF-Sede |
| 3 | A definir | EJEF-Sede |
| 4 | A definir | EJEF-Sede |
[/accordion]
[/accordions]
[accordions]
[accordion title=”JUÍZES LEIGOS“]
| Capacitação de Juízes Leigos | ||
| Modalidade: | EaD e supervisão presencial | |
| Carga Horária: | 15h/a | |
| Objetivo: | Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de aplicar as normas que regem a atividade do juiz leigo sobretudo em relação ao papel de auxiliares da Justiça a fim de lhes conferir maior segurança e agilidade no desempenho da função. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 2 | Junho | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 3 | Setembro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Outras informações: | Os cursos para os Juízes Leigos são realizados por provocação da Diretoria Executiva de Suporte aos Juizados Especiais – DIJESP, a partir de convocações publicadas no DJe. Têm como público-alvo candidatos aprovados em Concursos para Juízes Leigos. Suas divulgações se darão bimestralmente no Calendário Anual de Cursos. | |
[/accordion]
[/accordions]
[accordions]
[accordion title=”AUXILIARES DA JUSTIÇA E PÚBLICO EXTERNO“]
| Capacitação em Conciliação | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 100h/a (Etapa Teórica – 40h / Etapa Prática – 60h) | |
| Objetivo: | Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de aplicar os subsídios teóricos e práticos nas conciliações do Poder Judiciário, seguindo os parâmetros da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 8 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 9 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso de Mediação | ||
| Modalidade: | Presencial e prática supervisionada | |
| Carga Horária: | 100h/a (Etapa Teórica – 40h / Etapa Prática – 60h) | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que os participantes sejam capazes de atuar como mediadores do Poder Judiciário e de Câmaras privadas credenciadas no TJMG, seguindo os parâmetros da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
| 1 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| 2 | Março | Governador Valadares |
| 4 | Maio | EJEF-Sede |
| 5 | Junho | EJEF-Sede |
| 6 | Julho | Montes Claros |
| 7 | Agosto | EJEF-Sede |
| 8 | Setembro | Varginha |
| 9 | Outubro | EJEF-Sede |
| 10 | Novembro | Uberlândia |
| Curso de Formação de Agentes de Justiça Restaurativa – PROGRAMA NÓS (a confirmar) | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de atuar como agente em Justiça Restaurativa do Programa NÓS (Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares), do qual o TJMG é partícipe (Convênio 051/2018). | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
| 1 | EJEF-Sede | |
| 2 | EJEF-Sede | |
| 3 | EJEF-Sede | |
| 4 | EJEF-Sede | |
[/accordion]
[/accordions]

