O Conselho Nacional de Justiça, por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias, está realizando uma série de Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a políticas judiciárias, que podem ser acessados pelo endereço eletrônico: https://www.cnj.jus.br/agendas/seminarios-de-pesquisa-empiricas-aplicadas-apoliticas-judiciarias
No evento inaugural, realizado no dia 6 de maio, foi apresentado o panorama geral das pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias desde a perspectiva do próprio CNJ, da academia e das escolas da magistratura. Até o presente momento, foram realizados cinco seminários sobre diversos temas, como ações possessórias, judicialização de benefícios previdenciários, encarceramento e outros.
Os seminários acontecem, semanalmente, por meio de plataforma virtual, com duração média de duas horas e conta com a presença do(a) expositor(a) da pesquisa e de debatedores(as) (professores (as) e autoridades) afetos à temática.
O objetivo do seminário é estabelecer ações de divulgação e debate dos resultados com os(as) magistrados(as), os(as) servidores(as) do Judiciário, a comunidade científica e acadêmica e os demais integrantes do sistema de Justiça.
Diante do exposto, convidamos esse tribunal para submeter relatório de pesquisa sobre o Poder Judiciário, que tenha sido realizada por magistrado(a) e/ou servidor(a) do órgão e que faça uso de dados estatísticos em sua produção.
Os(As) responsáveis pelas melhores pesquisas serão convidados(as) a participar como expositores(as) no seminário, em data a ser definida, apresentando pesquisa realizada. Para isso, o tribunal deverá enviar a Ofício-Circular 134 (1122757) SEI 05269/2021 / pg. 17 pesquisa produzida e o resumo dela, de no máximo uma página, para o e-mail: , até o dia 6 de agosto de 2021. 6. A pesquisa será avaliada pelo CNJ e caso seja aceita organizaremos os detalhes para realização do seminário.
Para mais esclarecimentos, enviar e-mail para