Publicado em 09/10/2026
A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) promoveu, nesta quinta-feira (8), em Belo Horizonte, reunião de alinhamento e integração dos Núcleos Regionais da Escola. O encontro foi conduzido pelo desembargador Manoel dos Reis Morais, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da EJEF.
A atividade contou com a participação dos juízes coordenadores dos 28 núcleos, além de servidoras, servidores, gestoras e gestores da Escola Judicial. A programação teve como objetivos apresentar o levantamento das demandas identificadas em questionário prévio, discutir os projetos em andamento e aproximar as ações formativas das comarcas do interior.
Na ocasião, a juíza auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Aline Damasceno Pereira de Sena, apresentou aos coordenadores as ações planejadas pela nova superintendência da Escola para o biênio 2026-2028.
Entre as iniciativas apresentadas estão o Horizontes EJEF, o Projeto Esperança, o Saber Saúde, as oficinas de inteligência artificial, a capacitação no eproc e os mestrados interinstitucionais (Minters).

Segundo a juíza, os projetos estão alinhados tanto às demandas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto às necessidades de servidoras, servidores, magistradas, magistrados, desembargadoras e desembargadores.
“O Esperança relaciona-se à Resolução Nº 519/2023, por exemplo. Já o Saber Saúde, as oficinas de inteligência artificial e a capacitação no eproc estão relacionados às demandas do corpo discente. Os Mestrados Interinstitucionais (Minters), por sua vez, resultam de um mapeamento prévio das necessidades regionais de pós-graduação stricto sensu”, afirmou.
Alinhamento entre núcleos e projetos da EJEF
O desembargador Manoel dos Reis Morais iniciou a reunião ressaltando o papel dos núcleos regionais na disseminação do conhecimento.
“São lugares muito importantes para a Escola, porque são colegas, em sua maioria professores com larga experiência docente que atuam na EJEF há muito tempo e que disseminam os projetos”, afirmou.

O superintendente explicou que a programação foi organizada com base nas respostas dos próprios coordenadores.
“Eles foram convidados para que fizéssemos um levantamento das pautas indicadas nas respostas a um questionário anterior. A partir dessa análise, queremos apresentar os temas e os pontos que despertam maior interesse dos coordenadores”, disse.
Para a juíza Aline, os núcleos regionais são fundamentais para ampliar o alcance das ações educacionais nas comarcas do interior.
“Eles permitem a aproximação da Escola às magistradas e magistrados e fomentam a interiorização das ações formativas, facilitando a adesão do público das regiões mais distantes da capital”, avaliou.
Os Núcleos Regionais da EJEF são unidades criadas para descentralizar as ações educacionais do Tribunal e aproximar as atividades de capacitação, formação e aperfeiçoamento técnico e humanossocial de magistrados, servidores e estagiários que atuam nas comarcas do interior. Cada núcleo tem como sede uma comarca e é coordenado por um juiz de Direito.
A reunião também abordou os anseios e as principais necessidades dos núcleos, identificados pelos coordenadores em questionário prévio. O desembargador Manoel dos Reis Morais ressaltou a importância de alinhar a atuação dos núcleos às diretrizes e aos objetivos atuais da EJEF.
“Um dos pontos da pauta de hoje é falar sobre os projetos, a fim de que eles caminhem com a Escola, dentro do escopo da Escola e daquilo em que ela está empenhada atualmente”, concluiu.















