O Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), Desembargador Saulo Versiani Penna, e toda Equipe da EJEF manifestam profundo pesar pelo falecimento do Desembargador José Fernandes Filho, magistrado de trajetória exemplar e de grande relevância para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
José Fernandes Filho, considerado o Patrono dos Juizados Especiais, foi superintendente da EJEF em 1988 e presidiu o TJMG durante o biênio 1990/1992. Com dedicação e visão inovadora, foi o primeiro coordenador pedagógico da EJEF (2015), atuando na gestão do Desembargador Kildare Carvalho.
Intelectual sensível, homem público íntegro e educador incansável, o Desembargador Fernandes Filho contribuiu de forma decisiva para a construção dos alicerces pedagógicos da EJEF, inspirando gerações com sua visão humanista e seu compromisso com a formação de magistradas, magistrados e servidoras e servidores do Judiciário mineiro.
Em suas palavras, permanece viva a essência da EJEF:
“A meu ver, o que caracteriza a Escola é a esperança de dias melhores, de dias seguros, de dias de renovação, de rejuvenescimento, porque ou nós nos renovamos, ou envelhecemos antecipadamente. Então, a palavra que eu usaria é esperança. Porque foi ela, sem a menor dúvida, que trouxe para a Escola um horizonte imenso de mudanças, de correções de rumos e de renovação”.
Sua passagem pela EJEF e pelo TJMG deixa um legado de compromisso, ética e amor à Justiça. A Escola se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de dor e saudade, e se despede com gratidão, respeito e admiração daquele que foi um homem fiel à sua humanidade.