Publicado em 14/08/2025.
A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) realizou, na tarde desta quinta-feira (14), no auditório da instituição, em Belo Horizonte, a solenidade de descerramento dos retratos do ex-superintendente, desembargador Renato Dresch, e de ex-diretores executivos da Escola, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de suas gestões e como parte das comemorações pelos 48 anos da instituição.
O evento, acompanhado por autoridades, servidores e convidados, também foi transmitido ao vivo pelo canal da EJEF no YouTube.
O segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da EJEF, desembargador Saulo Versiani Penna, abriu a cerimônia destacando que o ato de descerramento das fotografias mantém o legado da Escola.
“Precisamos preservar essa tradição para garantir um futuro próspero. Não há como falar em futuro sem reconhecer o que já foi feito, justamente para homenagear o nosso educandário e a credibilidade que ele conquistou.”

O magistrado lembrou que integrou a gestão de Renato Dresch como coordenador do Centro de Estudos Jurídicos e ressaltou a importância dos servidores para o funcionamento da Escola.
Por sua vez, o desembargador Renato Dresch refletiu sobre o papel da EJEF no desenvolvimento profissional de magistrados e servidores.
“A formação permanente é fundamental. Por isso, a EJEF desempenha um papel essencial para as atuais e futuras gerações, atuando na formação, na informação e no desenvolvimento intelectual, técnico e humano.”

Ao recordar a criação da primeira escola judicial brasileira, em Minas Gerais, em 1977, Dresch afirmou que o trabalho da instituição evoluiu até consolidar-se como escola de governo, com autoridade para certificar cursos de especialização.
Ele ressaltou, ainda, que “colocar um retrato na parede é uma forma de perpetuar, ou ao menos prolongar, a lembrança daqueles que nos antecederam” e agradeceu a todos que colaboraram durante sua gestão.
Atual diretor executivo da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP), Dr. Iácones Batista Vargas enalteceu o reconhecimento concedido a gestores e servidores.
“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”, disse ao iniciar seu discurso. Rememorando a trajetória da EJEF desde sua concepção em 1975, o gestor salientou que a Escola formou 1.749 juízes de direito em 32 cursos de formação inicial e, como escola de governo, vem ampliando sua atuação com especializações, mestrado e perspectiva de doutorado.

Representando os homenageados, a ex-diretora-executiva da DIRDEP no biênio 2020–2022, Dra. Thelma Regina Cardoso, expressou sua gratidão.
“Para nós, ter a imagem na galeria de ex-diretores da EJEF é mais do que uma homenagem — é a inscrição de nossas histórias na memória viva desta casa.”
Ela destacou a dedicação de todos os diretores e servidores, bem como o apoio das famílias, lembrando que “a EJEF nos construiu tanto quanto a construímos”.

O primeiro vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, afirmou que a galeria simboliza a história e o legado da instituição.
“Cada rosto, aqui eternizado, representa um período de trabalho intenso, de desafios superados e de conquistas que moldaram a EJEF no que ela é hoje”, afirmou o magistrado.
Preservação da história
As fotografias descerradas passam a integrar as galerias de ex-superintendentes e ex-diretores da Escola Judicial, localizadas na sede da EJEF, em Belo Horizonte. Esses espaços funcionam como acervos visuais da memória institucional, permitindo que a trajetória de gestão e do serviço público da Escola seja preservada e transmitida às futuras gerações.

A preservação dessa história contribui para fortalecer a identidade da instituição, valorizar o legado de seus integrantes e inspirar a continuidade de um trabalho comprometido com a formação e o aperfeiçoamento da magistratura e de seus servidores.
Mesa de Honra
Compuseram a mesa de honra da abertura o primeiro vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, representando o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o segundo vice-presidente do TJMG e superintendente da EJEF, desembargador Saulo Versiani Penna; o ex-segundo vice-presidente do TJMG e ex-superintendente da EJEF, desembargador Renato Dresch; o ex-presidente do TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Dr. José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, representando o terceiro vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; a juíza de direito e presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Dra. Rosimere Couto; e o procurador-geral do Município de Belo Horizonte, Flávio Freire de Oliveira, representando o prefeito Álvaro Damião.
Estiveram presentes, ainda, o chefe de gabinete da Corregedoria-Geral de Justiça, Roberto Brant Rocha, representando a Corregedoria-Geral de Justiça, e os familiares do desembargador Renato Dresch, Jane Rattis Pádua Dresch e Renê Rattis Pádua Dresch.
Confira todas as fotos da solenidade no Flickr, aqui e aqui.