Publicado em 08/07/2025.
A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) realizou, nos dias 3 e 4 de julho de 2025, no auditório da instituição, em Belo Horizonte, o seminário de encerramento da primeira turma da pós-graduação lato sensu em Jurisdição Penal e Criminologia Contemporânea. A ação educacional foi destinada aos discentes, e teve como objetivo a apresentação dos trabalhos finais desenvolvidos ao longo da formação.
A abertura foi conduzida pela desembargadora Juliana Campos Horta, integrante do Comitê Técnico da EJEF, que representou o desembargador Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da EJEF. Em sua fala, a magistrada desejou felicidade e sucesso aos alunos e, de forma antecipada, os parabenizou pelos trabalhos que seriam apresentados ao longo dos dois dias de evento.

O presidente do colegiado do Programa de Pós-Graduação e Pesquisas da EJEF e coordenador do curso, desembargador Paulo Calmon Nogueira da Gama, relembrou o início da formação e destacou os desafios enfrentados pelos discentes. “Naquela oportunidade, me lembro muito bem, eu dizia: ‘Se tiver dúvida ou alguma ideia de desistência, o momento é este.’ Sabíamos que seria uma jornada espinhosa e bastante trabalhosa, em razão do formato do curso, extremamente fechado, com pouquíssima margem de abstenções ou perda de conteúdo”, relatou.
O desembargador ressaltou ainda o êxito alcançado pela turma e a continuidade da iniciativa. “Ficamos muito felizes em constatar que o índice de permanência foi quase absoluto. Isso nos trouxe enorme orgulho, especialmente porque havia a consciência do caráter pioneiro da iniciativa na área criminal, — e sabíamos que não podíamos falhar. Hoje, já temos a confirmação de que o curso terá continuidade na Escola”, afirmou.
Segundo ele, a formação foi estruturada para ser uma ferramenta prática e profissionalizante. “Tivemos a preocupação de que o curso fosse útil tanto para os profissionais que já atuam na área quanto para aqueles que ainda atuarão, beneficiando, naturalmente, o nosso destinatário final, que é o cidadão mineiro”, completou.
O diretor executivo da Diretoria de Gestão da Informação Documental (DIRGED) do TJMG, Dr. Thiago Israel Simões Doro Pereira, também participou da abertura. “É uma satisfação estar aqui com os senhores e senhoras para mais esta formação. É igualmente gratificante reconhecer que a Escola já se consolida como referência também na área penal, com mais este curso, que foi conduzido de forma exemplar pelo Dr. Paulo”, declarou.

Ele ainda ressaltou a relevância dos temas abordados, com destaque para aqueles relacionados à inteligência artificial, e informou sobre as próximas ações previstas pela EJEF. “Temos programadas, ainda para este mês, duas iniciativas: o Encontro de Magistrados de Execução Penal e o seminário Justiça em Foco — convidamos os senhores e senhoras, a se inscreverem assim que as inscrições forem abertas”, explicou.
Por fim, o diretor destacou o boletim informativo Plantão EJEF. Trata-se de uma publicação de grande relevância, disponível a toda a comunidade jurídica interessada, com conteúdo sobre doutrina, legislação, jurisprudência e notícias da área penal”, informou, convidando o público a se inscrever para recebê-lo.
Entrega dos certificados
Ao término dos dois dias de seminário, os alunos receberam certificados simbólicos das mãos do desembargador Paulo Calmon Nogueira da Gama, em reconhecimento pela conclusão da formação e dos trabalhos acadêmicos, onde houve, ainda, apresentação da Orquestra Jovem do TJMG.
Confira o álbum com as fotos do seminário no Flickr.
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra de abertura a desembargadora Juliana Campos Horta, integrante do Comitê Técnico da EJEF, representando o desembargador Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da EJEF; o desembargador Paulo Calmon Nogueira da Gama, presidente do colegiado do Programa de Pós-Graduação e Pesquisas da EJEF e coordenador do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jurisdição Penal e Criminologia Contemporânea; o Dr. Thiago Israel Simões Doro Pereira, diretor executivo da Diretoria de Gestão da Informação Documental (DIRGED), representando a EJEF; e o servidor do TJMG e discente do curso, Gustavo Moura Vieira.