O desenvolvimento de pessoas e o fortalecimento de competências são estratégias fundamentais para organizações que buscam aprimorar sua capacidade de inovação e adaptar-se às mudanças. Essas abordagens não apenas fortalecem a cultura organizacional, mas também elevam a satisfação e o engajamento da equipe. Além disso, o desenvolvimento de competências é essencial para a melhoria dos resultados e o alcance dos objetivos estratégicos da organização.
Com base nessas premissas a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) lança o Plano de Desenvolvimento Anual (PDA/2024), uma forma de selecionar e organizar as ações educacionais destinadas a promover o aprimoramento contínuo dos servidores, magistrados e demais profissionais vinculados ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
O PDA/2024 é fundamentado no compromisso do Judiciário com a sociedade e com o atendimento de suas demandas; organiza-se em eixos temáticos que se alinham aos macrodesafios estratégicos do TJMG. Seus pilares são o desenvolvimento pessoal, a aquisição de competências profissionais e o alcance dos objetivos institucionais.
Desenvolvimento de pessoas
Por estar alinhado aos macrodesafios estratégicos do TJMG e por ser um instrumento fundamental para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, o PDA/2024 tem impacto positivo sobre a prestação jurisdicional. Ao focar no desenvolvimento de competências, o PDA busca capacitar servidores, magistrados, gestores e demais profissionais ligados ao Judiciário para enfrentar os desafios e demandas da sociedade contemporânea.
Ana Paula Prosdocimi, Diretora de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP), destacou que: “O PDA se desdobra a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o qual estabelece objetivos estratégicos para um período de seis anos (2021-2026). Nesta gestão, a Escola Judicial aprimorou a forma de elaborar o portfólio de ações educacionais em todas as suas etapas. As ações educacionais são categorizadas tematicamente e integradas a eixos mais amplos, vinculados aos macrodesafios do Poder Judiciário”.
A gestora destacou que cada ação é pensada com vistas a auxiliar o Tribunal a alcançar seus objetivos estratégicos por meio da atuação da Escola Judicial, voltada a desenvolver pessoas e otimizar os processos de trabalho. “Principalmente nesta edição, nós trouxemos muitas novidades ao PDA, não só no dinamismo de oferta e busca das ações, mas também na concepção e demonstração do catálogo de cursos aos alunos.”
Os cursos e formações previstos no PDA contribuem para a eficiência e a eficácia dos serviços judiciais, garantindo uma prestação jurisdicional de qualidade e alinhada aos princípios da Justiça. Nesse sentido, contribuem para a construção de um Judiciário mais eficiente e próximo da sociedade.
Planejamento Pedagógico
Por meio da equipe de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (GEPED), a Escola Judicial atua de forma integrada e estratégica para implementar os melhores cursos no âmbito do Plano de Desenvolvimento Anual (PDA). Primeiramente, realiza-se diagnóstico das necessidades de capacitação dos diferentes públicos-alvo, levando em consideração as demandas do TJMG e as tendências do mercado jurídico. Em seguida, planejam-se e desenvolvem-se cursos que atendam a essas necessidades, utilizando metodologias inovadoras e conteúdos atualizados. Durante a implementação dos cursos, as equipes monitoram constantemente o seu andamento e a sua qualidade, promovendo ajustes e melhorias sempre que necessário. Ao final, avaliam os resultados obtidos, buscando aprimorar continuamente a oferta de capacitação do TJMG.
Segundo Inah Maria Szerman Rezende, Gerente da GEPED, neste ano, uma das novidades foi a implementação de um novo formulário para institucionalizar as demandas do PDA, com prazo de 30 dias para a confirmação das ações básicas. “Foram identificadas 23 áreas demandantes, as quais puderam solicitar novos cursos, eventos educacionais e oferta de turmas adicionais. O total de pedidos ultrapassou os 400, evidenciando o aumento significativo da demanda por cursos e eventos educacionais na escola. Para atender a essa demanda crescente, foi realizada uma análise minuciosa das solicitações do CNJ e das resoluções do órgão, resultando em duas etapas de triagem: uma objetiva, conduzida pela Assessoria Técnica para o Desenvolvimento de Pessoas (ASTED), e outra de natureza pedagógica, que identificou questões educacionais relevantes”, relatou.
Esse processo evidenciou a necessidade de reuniões para alinhamento e esclarecimento das demandas com as respectivas áreas, conforme explicou a gestora.
Novo painel interativo
Igor Ramos, Assistente de Direção da ASTED, informou que as principais novidades do painel são as novas funcionalidades e o modo de inclusão e disposição das informações. “As pessoas vão poder pesquisar os cursos e formações por meio de palavras-chave, que lembram o estilo de busca de artigos científicos. Outro ponto importante é o dinamismo, com atualizações em tempo real do que é inserido no portfólio, acompanhando o ritmo pulsante da Escola.”
Ele explicou, ainda, como o painel é alimentado.
“O painel é abastecido com base no portfólio desenvolvido pela GEPED, por meio de uma planilha online, garantindo que as informações sejam sempre atuais. O objetivo é simplificar o acesso dos alunos às ações oferecidas no ano, destacando-se os filtros por eixos, temas, público-alvo, modalidade e outros critérios, e ainda extrair essas informações para uma planilha pessoal, facilitando a organização e o acesso futuro”, esclareceu.
A ferramenta foi desenvolvida para oferecer uma experiência mais intuitiva e completa aos usuários.
Os eixos temáticos são agrupamentos de ações educacionais com temas semelhantes, como “Comunicação e linguagem”, “Direito da criança e do adolescente”, “Direito e sociedade”.
A previsão de oferta indica o período em que os cursos serão ministrados ao longo do ano, permitindo que os usuários se programem para ter disponibilidade de se inscrever naqueles de seu interesse. Por fim, o painel identifica o público-alvo de cada ação educacional, abrangendo os seguintes grupos: servidores, magistrados, gestores, juízes leigos, terceirizados, estagiários, assessores e público externo. Essa categorização facilita encontrar as ações educacionais adequadas às necessidades e interesses de cada segmento do público. Assim, confere oportunidade efetiva de desenvolvimento profissional e pessoal de todos os atores do Judiciário em Minas Gerais.