Na manhã desta terça-feira, 7 de novembro, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) em atendimento à demanda da Primeira Vice-Presidência do TJMG, realizou o “Encontro Gerencial – SEJUD – Tema: Um olhar para o percurso na construção do amanhã”. A ação educacional marca a 5ª edição de uma série de 6 encontros.
A abertura foi conduzida pelo Desembargador Renato Dresch, Segundo Vice-Presidente do TJMG, que enfatizou a importância dos encontros como uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimento e experiências, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços judiciais.
O conteúdo programático abordou tópicos cruciais para o aprimoramento dos serviços judiciais e a adaptação às demandas em constante mudança: “Reinvenção+Reestruturação”, conduzido por Mônica Silveira Vieira, Juíza Auxiliar da Primeira Vice-Presidência, explorou estratégias de reinvenção e reestruturação para otimizar os processos judiciais.
“Remodelação na DIRSUP: Relato de caso”, apresentado por Juliana Martins Lages, Gerente de Processamento Inicial (GEPROC), ofereceu insights práticos a partir de um estudo de caso na área de Processamento Inicial.
“Revisitando os passos dados rumo a um novo cenário”, apresentado por Samara Valamiel Pedroso Andrade, gestora do Centro de Aperfeiçoamento Gerencial de Segunda Instância (CEAGESI), abordou como repensar os passos dados para se adaptar a um novo cenário.
“Lifelong learning: a jornada contínua do aprendizado”
O conteúdo apresentado por Inah Szerman Rezende, Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico da EJEF (GEPED), focou na importância da aprendizagem contínua ao longo da carreira e na busca pelo conhecimento como forma de empoderamento e libertação. Com o tema: “Lifelong learning: a jornada contínua do aprendizado”, a especialista destacou: “Quando discutimos os benefícios de aprender constantemente, destacamos a liberdade e a autonomia que esse conhecimento proporciona. É comum nos depararmos com situações em que precisamos adentrar em novos setores sem conhecimento prévio, o que nos deixa dependentes de informações alheias. Isso nos torna reféns da situação, enquanto o conhecimento representa o nosso poder pessoal. Com ele, conquistamos independência e autonomia, sabendo que não estamos à mercê de circunstâncias externas”, pontuou.
Durante a apresentação da palestra, a gestora reforçou a importância dos quatro pilares da aprendizagem defendidos pela UNESCO: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Esses pilares estão intimamente relacionados com o desenvolvimento das competências cognitivas, técnicas e comportamentais, sendo essenciais para a formação educacional. Ela ponderou: “No âmbito profissional, entender o sentido do trabalho que realizamos é fundamental. Quando compreendemos a dimensão e o significado de nossas ações, o trabalho se torna mais significativo e relevante. A história do pedreiro que carrega um tijolo ganha um novo sentido quando ele compreende que está contribuindo para a construção de um hospital, e não apenas carregando um tijolo. Essa ideia de dar sentido ao trabalho é crucial para tornar a aprendizagem significativa, aplicável e enriquecedora. Portanto, compreender o propósito e a dimensão do nosso trabalho nos capacita a atingir objetivos de maneira mais eficaz e satisfatória.”
Os temas empreendidos pela gestora se conectam à proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), desenvolvido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) por meio da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP), como desdobramento do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). Fundamenta-se no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que contém as concepções e os princípios epistemológicos que orientam o conjunto das ações educacionais.
Ela dedicou-se a demonstrar aos participantes como as habilidades precisam ser trabalhadas e fazer parte de um propósito. “Muitas vezes possuímos habilidades incríveis, mas que permanecem subdesenvolvidas. Deixar essas habilidades morrerem conosco é um desperdício. Portanto, é fundamental trabalhar no desenvolvimento das chamadas hard skills e soft skills. Essa não é apenas uma questão de adquirir competências; trata-se de encontrar um propósito e compreensão que nos motivam e nos impulsionam.”