Em tarde repleta de reconhecimento e emoções, a EJEF promoveu, nesta quarta-feira, 5 de julho, às comemorações de seus 45 anos no Auditório do Tribunal Pleno, na sede do TJMG.
Importantes momentos marcaram as celebrações de uma trajetória dedicada ao desenvolvimento e formação de magistrados e servidores: o lançamento do livro “EJEF: 45 anos”, obra que descreve os fatos históricos e traz relatos e memórias de quem fez e ainda faz parte da instituição, a outorga da Medalha do Mérito da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes e a palestra proferida pelo Ex-Presidente do TJMG, Desembargador José Fernandes Filho.
A abertura da ação educacional foi conduzida pelo Desembargador Renato Dresch, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF.
Em seu discurso fez uma exposição detalhada do histórico e das áreas pelas quais a Escola Judicial passou a responsabilizar-se ao longo dos anos, tais como: concursos de servidores e magistrados; recrutamento e seleção de estagiários; avaliação de pessoal, gestão da informação e documentação física e digital do Tribunal Mineiro.
“Celebrar todo esse tempo dedicado ao desenvolvimento técnico e humanossocial das pessoas que atuam no Tribunal de Minas é coroar o trabalho de cada um que passou e de quem ainda se dedica a manter a Escola viva e protagonista de uma honrosa história”, destacou o Superintendente.
Desembargador Alberto Vilas Boas, Primeiro Vice- Presidente do TJMG, representou o Presidente José Arthur Carvalho de Pereira Filho enaltecendo a missão transformadora da Escola: “Uma instituição que permite a seus integrantes identificar, desenvolver e expressar todas as suas potencialidades, e que alcança mobilizá-los em torno de um propósito e do desenvolvimento contínuo, consegue formar um corpo de profissionais mais preparados e comprometidos, que, ao mesmo tempo em que se autorrealizam, enquanto indivíduos, logram, coletivamente, conduzir a organização para o caminho da excelência.”
Carlos Márcio de Souza Macedo, Juiz Auxiliar da Segunda Vice-Presidência disse que: “o momento nos permite relembrar importantes marcos construídos ao longo desse tempo sobre o qual eu pude ler e investigar e nos últimos 26 anos, presenciar, atuando na escola como discente e como docente.” Ele destacou ainda, o orgulho em fazer parte do trabalho desenvolvido na Superintendência. “Agora trabalhando na segunda vice-presidência eu vejo ainda mais de perto o quão importante e maravilhoso é o significado da EJEF para os servidores, magistrados e demais colaboradores do Tribunal de Justiça, sobretudo, com a dedicação dessa atual gestão. É um orgulho sem par”, ressaltou.
Ana Paula Prosdocimi, Diretora da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP) reconheceu que:” vivenciar esta memorável celebração sabendo que participo da história da EJEF desde meu ingresso no TJMG, alegra-me e orgulha-me intensamente. Esses anos em que atuei como servidora e gestora da Escola Judicial, transformaram-me profissional e pessoalmente, deixando marcas eternas. Foram tantos aprendizados, tanta entrega, relações, amizades, oportunidades, avanços, amadurecimento, conquistas, emoções… Inúmeras foram as ações desenvolvidas e as pessoas aperfeiçoadas, por meio da dedicação de um verdadeiro time de abnegados servidores, comprometidos com o crescimento da EJEF e com os resultados do Tribunal de Justiça para a sociedade mineira.”
Livro “EJEF: 45 anos”
A obra de 170 páginas retrata a evolução e os desafios enfrentados ao longo dessas quatro décadas e meia e contém depoimentos de servidores, docentes e magistrados.
Prefaciada pelo Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho e apresentada pelo Desembargador Renato Dresch, o livro EJEF: 45 anos é leitura indispensável para compreender o impacto da EJEF no desenvolvimento, na formação e no aprimoramento do Judiciário.
Fernando Rosa, Diretora da Diretoria de Gestão da Informação Documental (DIRGED) disse que: “é muito gratificante poder participar desse momento da Escola e principalmente por meio DIRGED contribuir com a materialização do registro desse período tão importante. Esperamos que seja um símbolo de preservação da memória da EJEF e de tudo que representa esses últimos 45 anos de existência.”
O livro encontra-se disponível para acesso aqui.
Medalha do Mérito da Escola Judicial
Dois servidores do TJMG, lotados na EJEF, foram agraciados com a honraria, em reconhecimento à contribuição para o crescimento e sucesso da instituição. Eles atuam em duas áreas imprescindíveis: a humanossocial e a tecnológica.
Marília Miranda, Coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial, CODHUS e Antônio Leonardo Vianna, o Assessor Técnico responsável pelo Centro de Tecnologia e Mídias Digitais (CETED).
Leonardo Vianna dedicou a medalha à sua esposa Raquel; aos filhos Cecília, Arthur e Lis e, ao “time do Ceted”, porque, segundo ele sem a sua equipe, essa conquista jamais seria possível. O servidor ainda destacou as mais de duas décadas de trabalho dedicadas ao TJMG. “Eu acredito que a tecnologia pode mudar a realidade dos servidores, principalmente mediando os processos de aprendizagem. A gente tem feito esse trabalho ao longo desse tempo desenvolvendo as ferramentas de tecnologia educacional, promovendo a inclusão, sobretudo do interior, com turmas híbridas, com alunos e docentes de diversos lugares produzindo conhecimento, dividindo experiências e aprendendo juntos”, concluiu.
Marília Miranda falou de sua satisfação em fazer parte do quadro de pessoal da Escola. “O sentimento que brota aqui no meu coração é de gratidão por ser homenageada no momento tão importante da EJEF. É reconhecimento à minha alegria por fazer parte dessa instituição que tanto me oferece em aprendizado”, comemorou a servidora.
Após receberem a honraria, ambos proferiram emocionantes discursos em agradecimento à valorização de suas carreiras na instituição.
Histórico da Medalha
A Medalha do Mérito da Escola Judicial foi instituída pela Portaria n.º57 de 10 de agosto de 2011. A condecoração agracia personalidades que contribuíram para o cumprimento dos objetivos institucionais da EJEF e para a melhoria da prestação jurisdicional.
Além de Antônio Leonardo Vianna e Marília Miranda, outras 12 personalidades, entre magistrados e servidores receberam a insígnia:
- 2021 – Desembargadores Nelson Missias de Morais e Alberto Diniz Junior
- 2019 – Desembargadora Maria Luiza de Marilac Alvarenga Araújo e o servidor Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza (in memorian)
- 2017 – Desembargador Sérgio Antônio de Resende e a servidora Mariângela da Penha Mazôco Leão
- 2015 – Desembargador José Norberto Vaz de Mello (in memorian) e Desembargador Humberto Theodoro Junior
- 2013 – Desembargadores José Fernandes Filho e Regúlo da Cunha Peixoto (in memoriam)
- 2011 – Ministro do STJ Sálvio de Figueiredo Teixeira e o Desembargador Sérgio Lellis Santiago
Clipe “Especial 45 anos”
Além do lançamento do livro, durante a solenidade foi exibido clipe do “Especial 45 anos”. O vídeo é fragmento de conteúdo audiovisual, cuidadosamente produzido pela equipe do Centro de Tecnologia e Mídias Digitais (CETED), que resgatou momentos significativos ao longo dessas quatro décadas e meia, destacando a evolução da Escola Judicial, de seus servidores, gestores e docentes por meio de relatos de magistrados e servidores, da ativa e aposentados.
Para assistir às falas e ao “Especial 45 anos” completos, acesse a página comemorativa dos 45 anos no site da EJEF.
Palestra: “ O sentido da vida e a ética da alteridade”
A solenidade foi concluída com palestra proferida pelo Desembargador José Fernandes Filho, Presidente do TJMG, durante o biênio 1990/1992, Superintendente da EJEF, no ano de 1988. Ele também é membro da Academia Mineira de Letras (AML) ocupando a cadeira de n.º29.
Em seu discurso, ele aprofundou-se nas questões que envolvem as relações humanossociais e ressaltou a importância da alteridade para uma boa convivência.
“Enquanto não se abrir para o outro com que convive, o ser humano, não estará concluído, terminado, permanecerá inacabado”.
A solenidade foi transmitida ao vivo e pode ser conferida aqui.