A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) acompanha a evolução da Educação a Distância e, por isso, não só adota tecnologias da informação e da comunicação (TIC) de forma efetiva, mas também investe na formação de profissionais, a fim de capacitá-los para desenvolver materiais didáticos que agreguem possibilidades de interatividade, acessibilidade, flexibilidade e riqueza de conteúdo. Foi com foco nesses objetivos que promoveu, na modalidade presencial, nos dias 12, 13,14 e 15 de junho, a oficina “Subsídios didáticos e pedagógicos para a produção de material impresso para uso na Educação a Distância (EAD): em uma abordagem construtivo colaborativa”.
As atividades foram direcionadas a dois públicos: a primeira turma foi composta de servidores e magistrados do TJMG que atuam ou vão atuar como conteudistas e formadores; e a segunda turma envolveu a equipe gestoras e técnico-pedagógica formada por gestores, servidores e colaboradores da Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (GEPED), da Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial (CODHUS), da Coordenação de Planejamento dos Programas de Magistrados, Formadores e Pós-Graduação (COPLAM) e da Coordenação de Planejamento dos Programas de Gestores, Servidores e Extensão (COGEX).
Essa ação educacional integra o Programa “EJEF em Movimento”, que visa promover múltiplas atividades presenciais, reunindo os mais diversos públicos nas dependências físicas da Escola.
Ana Paula Prosdocimi, Diretora da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP), abriu a Oficina voltada aos conteudistas e formadores, ressaltando a importância da ação para maior qualificação dos conteúdos oferecidos aos discentes. “Essa ação é de extrema importância, porque a gente trouxe os conteudistas que estão atuando ou vão começar a atuar na elaboração de cursos. E como muitos falaram aqui, na apresentação, por mais que se saiba escrever e que se saiba fazer o trabalho, desenvolver o conteúdo de um curso é totalmente diferente. É preciso entender o tipo de linguagem, é importante pensar essa estrutura para que o aprendizado seja efetivamente prático. E essa formação também vai contribuir para o nosso corpo pedagógico desenvolver e planejar novas ações educacionais”, explicou.
Na abertura da oficina direcionada às gestoras e à equipe técnico-pedagógica, Inah Rezende, Gerente da GEPED, explicou a razão do largo espectro do público a que está destinada essa capacitação: “Buscamos essa formação com foco também na equipe técnico-pedagógica e de gestores para nos profissionalizarmos cada vez mais e criarmos parâmetros a fim de atuarmos no apoio à produção e na avaliação dos materiais EAD”.
Ao proporcionar essa formação, a Escola Judicial busca garantir que o material didático ou instrucional de seus cursos seja elaborado de maneira primorosa, considerando-se múltiplas possibilidades de interação e aprendizagem.
Na modalidade à distância, a EJEF oferece cursos com aulas síncronas (quando alunos e professores podem interagir instantaneamente) e atividades assíncronas (em que o conteúdo fica disponível para que os discentes o acessem no momento que lhes for oportuno). Em ambos os formatos, é fundamental que o material utilizado na EAD esteja alinhado aos princípios e metodologias contidos no Projeto Pedagógico Institucional (PDI) da Escola, aproveite as potencialidades das tecnologias disponíveis e promova aprendizagem significativa.
José Vieira de Sousa, Professor da UnB, que atuou como docente da Oficina, destacou: “quando a gente produz um material para a educação na modalidade à distância é fundamental que uma série de cuidados teóricos, técnicos e epistemológicos sejam tomados. Se a dialogicidade e interatividade desse material não forem respeitadas o público a qual se destina esse conteúdo pode ter sua aprendizagem prejudicada”.
Júnia Penido Monteiro, psicóloga lotada no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), comentou: “a capacitação muito contribuiu para embasar a produção de conteúdos escritos para os cursos em EaD; terá grande aplicabilidade em meu trabalho. O professor compartilhou uma extensa bagagem de recursos metodológicos para tornar o material mais interativo e atraente, de modo a favorecer uma aprendizagem significativa, numa perspectiva construtivo-colaborativa”.
André Lúcio Saldanha, Gerente da Gerência de Orientação e Fiscalização dos Serviços Notariais e de Registro (GENOT), avaliou o curso como uma ótima oportunidade para conhecer novas metodologias e parâmetros relativos ao EAD. “O curso possibilitou identificar as principais falhas que ocorrem no momento de produção do material para educação a distância e que podem afastar o interesse dos alunos na conclusão do curso. A produção de material para EAD é mais complexa do que a dos cursos presenciais e o conteúdo apresentado busca aprimoramento do processo de elaboração desses materiais, com foco na qualidade e envolvimento dos alunos”, concluiu.
Minicurrículo do Professor José Vieira de Sousa
Licenciado em Pedagogia e em Letras, mestre em Educação e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutorado na temática Educação Superior e Economia do Conhecimento pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Titular da UnB, onde realiza estudos sobre avaliação, expansão, democratização e acesso à educação superior. Pesquisador e orientador de dissertações e teses sobre a política do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Autor de livros e de diversos capítulos de livros e artigos sobre educação superior, com ênfase na avaliação políticas, programas e projetos. Autor de materiais didáticos para programas nacionais de formação continuada na modalidade da educação a distância. Colaborador em atividades formativas diversas, presenciais e a distância, promovidas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (ENFAM) e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT). Tem experiência como conteudista, formador e tutor em cursos de EaD. Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) nos biênios 2019-2021 e 2022-2023. Líder do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação de Educação Superior (GEPAES/UnB-CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)