A Escola Judicial (EJEF) promoveu, nos dias 25 e 26 de maio, diversas ações no Núcleo Regional de Poços de Caldas, incluindo rodas de conversa com gestores e magistrados, apresentação do portfólio de ações das Diretorias da Escola Judicial e visitas às escolas. Essas atividades fazem parte das Oficinas Jurídica e Gerencial e contaram com a participação de magistrados e servidores da comarca sede e demais regiões pertencentes ao Núcleo: Andradas, Areado, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Guaranésia, Guaxupé, Jacutinga, Monte Belo, Muzambinho e Santa Rita de Caldas.
As atividades reuniram a Alta Direção da EJEF, membros do Comitê Técnico da Escola, juízes e desembargadores do TJMG, tanto da capital quanto das comarcas envolvidas.
Roda de conversa com magistrados e gestores
As atividades programadas para o Núcleo Regional de Poços de Caldas tiveram início na quinta-feira, 25 de maio, com rodas de conversa envolvendo gestores e magistrados da comarca. O Desembargador Renato Dresch, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial, ressaltou a importância dessas reuniões prévias às Oficinas, com o objetivo de compartilhar e obter informações relevantes tanto para a Escola quanto para os magistrados e servidores das unidades judiciárias locais.
Oficinas Pluridisciplinares
Na sexta-feira, 26 de maio, as Oficinas foram divididas em três etapas: Gerencial, Jurídica e Humanossocial. Na etapa Gerencial, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os portfólios de ações da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP) e da Diretoria de Gestão da Informação Documental (DIRGED), apresentados respectivamente por Ana Paula Prosdocimi, Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, e Thiago Israel D’oro, Gerente da Gerência de Jurisprudências e Publicações (GEJUR).
A exposição dialogada sobre “Gestão de Processos e Gestão de Pessoas”, foi conduzida pelo Juiz Robert Lopes de Almeida e mediada pelo Juiz Auxiliar da Segunda Vice-Presidência, Carlos Márcio de Souza Macedo. Os magistrados discutiram a necessidade do ritual de gestão, a importância do gestor líder e as mudanças necessárias para transformar um grupo em uma equipe mais produtiva e acolhedora, convididando os discentes a elaborarem soluções para problemas apontados em suas unidades de atuação.
Na etapa Jurídica, o tema abordado foi “Judicialização da Saúde”, sob a docência do Desembargador Renato Dresch, com mediação do Desembargador. Já na etapa Humanossocial, os servidores Gilberto Rodrigues e Sandra Silveira dialogaram com os servidores sobre “A experiência humana e suas dimensões”, destacando questões socioemocionais relacionadas ao trabalho na Justiça, propósitos pessoais e profissionais, autocuidado e importância das relações sociais.
Carlos Alberto Pereira da Silva, Juiz Diretor do Foro de Poços de Caldas, elogiou o curso, afirmando que foi excepcional e repleto de conhecimento transmitido. Ele expressou a esperança de que a Escola Judicial retorne em breve à comarca.
Sistema Semiautônomo de Atendimento ao Advogado
Durante as Oficinas em Poços de Caldas, foi apresentado o projeto inovador “Sistema Semiautônomo de Atendimento ao Advogado”, desenvolvido por João Henrique Carvalho Lima, estagiário da 5ª vara cível, com o apoio da juíza titular da unidade judiciária e demais colega. ” Quanto ao meu projeto, acredito que devemos aproveitar as novas tecnologias para auxiliar nosso serviço. O “Sistema Semiautônomo de Atendimento ao Advogado” tem comprovado isso. Desde que foi implementado, automatizando tarefas recorrentes de atendimento aqui na 5ª Vara Cível de Poços de Caldas, conseguimos dedicar mais tempo a outras tarefas e garantir um atendimento mais rápido e com maior qualidade”, explicou o estudante.
A Juíza Tânia Marina de Azevedo Grandal Coelho, esclareceu que o projeto consiste, na primeira etapa, em realizar atendimento aos advogados por meio de um chatbot, que direciona o usuário de acordo com sua escolha de interesse, por meio de opções apresentadas na interface, dispensando a necessidade de o advogado comparecer pessoalmente ao gabinete. “A funcionalidade do sistema foi testada por diversos usuários e será utilizada a partir do próximo mês. A segunda etapa do projeto envolve a fiscalização dos prazos processuais, visando obter maior controle e evitar atrasos em decisões e sentenças”.
Bate-papo com estudantes
Desde outubro de 2022, a Escola Judicial incorporou às atividades das Oficinas Jurídica e Gerencial nos Núcleos Regionais a visita às unidades de ensino da comarca sede, em um projeto conectado ao “Programa Conhecendo o Judiciário” do TJMG. Durante essas visitas, os magistrados conversam com alunos, professores e diretores sobre o funcionamento do Poder Judiciário e abordam questões relacionadas à atuação de juízes e desembargadores na primeira e segunda instâncias da Justiça.
A Juíza Tânia Marina Coelho elogiou a iniciativa da EJEF de levar o conhecimento sobre o Poder Judiciário aos alunos, ressaltando sua importância. Além dos assuntos técnicos, os magistrados e servidores têm a liberdade de conversar informalmente com os estudantes sobre experiências marcantes em suas trajetórias pessoais e profissionais, visando motivar os alunos a prosseguirem com os estudos. As atividades em Poços de Caldas ocorreram na Pontifícia Universidade Católica (PUC), Escola Municipal Dr. José Vargas de Souza, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio – Escola Padrão e Instituto Educacional São João da Escócia.
Homenagem ao superintendente da Escola Judicial
Durante as Oficinas, o Desembargador Renato Dresch foi homenageado com uma placa honrosa, entregue pela Dra. Tânia Marina Coelho como forma de agradecimento pelo compartilhamento de saberes aos magistrados e servidores do Núcleo Regional de Poços de Caldas.