A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) e a Academia Mineira de Letras (AML) celebraram na tarde desta quarta-feira, 26 de abril, a continuidade do projeto “Vozes Poéticas de Minas”, para a realização da sua terceira temporada. Instituída na gestão 2020/2022, a iniciativa tem como objetivo valorizar a produção poética mineira, resgatando o inestimável legado de autores que marcam as tradições literárias do estado.
Desembargador Renato Dresch conduziu a solenidade de assinatura do termo de cooperação entre as instituições, enfatizando a relevância do projeto. “Considerando a importância deste projeto para a proteção e divulgação do patrimônio cultural mineiro literário e consolidando a parceria com a Academia Mineira de Letras que muito nos enriquece, realizaremos, em 2023, a Terceira Temporada do “Vozes Poéticas de Minas”, destacou.
“Ofereceremos aos nossos membros, servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, bem como à sociedade em geral, contato com o patrimônio literário e cultural mineiro, promovendo a divulgação cultural e literária voltado à veiculação conjunta de leituras de textos poéticos de autores e autoras consagrados de Minas Gerais, selecionados pela Academia Mineira de Letras”.
Doutor Rogério Faria Tavares, Presidente da Academia de Letras, agradeceu a acolhida da EJEF e os resultados alcançados na profícua parceria entre a “casa do saber” do Judiciário e a “casa da literatura” de Minas Gerais. “A poesia salva, a poesia alegra, a poesia abre um portal para outras dimensões. A sinergia entre o Tribunal de Justiça e a Academia Mineira de Letras não foi inaugurada há dois anos, existe desde a criação da casa de Alphonsus de Guimarães e de Henriqueta Lisboa. Entre as nossas 40 cadeiras há muitos juristas e, neste momento, celebramos a promoção das artes, da cultura e da educação, porque estamos numa Escola”, enfatizou.
Doutor Jacyntho Lins Brandão, Presidente Eleito da Academia Mineira de Letras, falou da perspectiva de levar as obras de tão renomados autores a tantas pessoas por meios diversos e principalmente nas plataformas digitais. “Alphonsus de Guimarães jamais imaginaria ser ouvido por mais de 20 mil pessoas, principalmente por meio da internet, já que ele viveu o tempo do rádio”, pontuou.
A respeito dos laço entre as Instituições, afirmou: “A importância da interação entre as instituições é enorme e nos permite ampliar a divulgação e a valorização da cultura, da literatura e da cidadania. Nossa perspectiva é de continuar com essa parceria”.
Desembargador José Fernandes Filho, ex-presidente do TJMG, declamou o poema “José” de Carlos Drummond de Andrade e fez uma exposição emocionante sobre a relação da poesia e o sentido da vida. “Peço-lhes, com todo o respeito que devo a cada um, de lembrarem-se sempre que a vida só tem sentido quando estamos a serviço do outro. Que fique sempre alguma coisa nossa, de compromisso, de ideal, de servir”, pediu.
Para o encerramento da cerimônia, Alex Zannon, design gráfico e ator, colaborador do Centro de Tecnologia e Mídias Digitais (CETED), interpretou o poema “Mãos dadas”, de Carlos Drummond de Andrade.
Terceira temporada
Para este novo ciclo do projeto, prevê-se a realização de novos episódios que serão veiculados nas multiplataformas da EJEF, em formato audiovisual, mais interativo, por meio de entrevistas e participação dos poetas, estudiosos e membros da AML.
O objetivo é ofertar aos magistrados, servidores, colaboradores e públicos conectados ao TJMG e à EJEF conteúdo mais abrangente sobre os autores, promovendo uma exposição mais rica de nossa cultura literária.
Primeira e segunda temporadas
Na primeira e segunda temporadas foram produzidos 16 programas em áudio, com declamação de 20 poemas de cada poeta mineiro, cuidadosamente selecionado para representar o rico legado literário do estado. No total, veicularam-se 160 episódios, que foram acessados por mais de 20.000 pessoas.
A cada edição, foram selecionados 8 autores, quatro mulheres e quatro homens, garantindo, assim, a diversidade das vozes poéticas de Minas Gerais.
Na primeira temporada foram veiculadas poesias de Alphonsus de Guimaraens, Henriqueta Lisboa, Lina Tâmega Peixoto, Maria Lúcia Alvim, Abgar Renault, Carlos Drummond de Andrade e de Adão Ventura.
A segunda edição difundiu poemas de Alphonsus de Guimaraens Filho, Maria Esther Maciel, Yeda Prates Bernis, Belmiro Braga, Elizabeth Rennó, Maria José de Queiroz, Emílio Moura e de Édison Moreira.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade de assinatura do termo de renovação da parceria, além da Alta Direção da EJEF, dos membros do Comitê Técnico e de gestores do TJMG: Professor Doutor Rogério de Vasconcelos Faria Tavares, Presidente da Academia Mineira de Letras; Professor Doutor Jacyntho Lins Brandão, Presidente Eleito da Academia Mineira de Letras; Desembargador José Fernandes Filho, ex-presidente do TJMG e membro da Academia Mineira de Letras; Doutora Meire Fernandes e Doutora Inês Rabelo, Diretora Geral da Academia Mineira de Letras.