A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) realizou na manhã desta segunda-feira, (30/01), em parceria com o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), o Café com Inovação – 1ª Etapa: “Como a integração e a cocriação podem ser fundamentais na transformação do serviço e das instituições públicas”, sob a docência de Louis Burlamaqui, co-founder e CEO da Taigéta Tech e Fundador e sócio-diretor da Jazzer Academy. O evento aconteceu no Auditório Brumadinho, da SKEMA Business School, na capital mineira.
O 2º Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF, Desembargador Renato Dresch, abriu o Café dando boas-vindas ao público e destacando a busca da Escola Judicial em implementar atividades educacionais aprofundadas neste tema. “Uma Escola Judicial que não busca a inovação não está no lugar em que deveria estar”, pontuou. O magistrado falou da parceria entre a Escola e a UAILab. “A cada vez mais estamos promovendo ações educacionais em parceria com a UAILab. Temos uma convergência muito rica e a partir dessa união que será possível promover esta e tantas outras ações. Nosso objetivo é levar a magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal um maior aprendizado, sobretudo no que diz respeito à inovação na prestação do serviço à população que procura a Justiça”, concluiu.
O Presidente do TJMG, Desembargador José Arthur Filho, discorreu sobre a importância e urgência da inovação, principalmente no Judiciário. “Dentro de um órgão público, se quisermos romper com a comodidade de fazer tudo sempre igual, precisamos semear e cultivar a cultura da inovação. Isso requer o investimento em um ambiente onde as pessoas sejam estimuladas a criar; onde todas elas, independentemente de sua posição hierárquica, sejam convidadas e motivadas a repensar as rotinas e a contribuir com novas soluções, sem medo de errar; um espaço onde disciplinas diversas possam ser trazidas para enriquecer visões e onde seja possível experimentar”, enfatizou.
O Juiz Auxiliar da Presidência do TJMG, Rodrigo Martins Faria, agradeceu à EJEF pela parceria, destacando a cocriação entre a Escola e o Laboratório de Inovação. “O papel do laboratório é ser o motor de inovação na instituição. Uma das linhas de atuação do laboratório é fomentar a cultura da inovação e a principal parceira dessa missão é a EJEF, órgão responsável por disseminar a educação na instituição, então além de nos apoiar em todas as nossas linhas de ação, a gente também tem um projeto especificamente dedicado à Escola, que visa trazer a inovação para a área educacional, que é o EJEF Inova”, destacou.
O professor Louis Burlamaqui trouxe à reflexão um conteúdo permeado de exemplos que demonstram como a integração e a cocriação podem ser fundamentais na transformação das pessoas, do processo de trabalho e, consequentemente, das instituições públicas. Ele destacou a importância das metodologias colaborativas e da estrutura menos hierárquica e mais orgânica na construção de um ambiente inovador e menos burocrático.
“A inovação é feita de ambientes abertos, de interação e a partir do momento em que você entende o seu modelo mental e os modelos mentais diferentes do seu. Essa diversidade traz uma complementaridade que produz ideias. Essas ideias colocadas em prática fazem com que os trabalhos evoluam e o resultado é um melhor serviço prestado à sociedade”, concluiu.
A ação educacional contou com as presenças de magistrados e magistradas que auxiliam as Presidências do TJMG e da Alta Direção da Corte Mineira. Também estavam presentes o Juiz Auxiliar da 2ª Vice -Presidência e da Superintendência da EJEF, Carlos Márcio de Souza Macedo e a Diretora Executiva da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP) do TJMG, Ana Paula Prosdocimi.
Texto e fotos: Silvana Monteiro