De ordem do Excelentíssimo Senhor 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, Desembargador Renato Luís Dresch, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o curso Técnicas de comunicação e em comunicação não violenta, conforme abaixo especificado:
1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistradas, magistrados, servidoras, servidores, gestoras, gestores, estagiárias, estagiários, colaboradoras e colaboradores terceirizados do TJMG, juízas leigas e juízes leigos.
2 – OBJETIVO: Ao final dessa ação educacional, espera-se que as(os) participantes sejam capazes de atuar de forma a contribuir para o adequado relacionamento interpessoal na equipe, qualificando a gestão de conflitos, se comunicando de forma assertiva e não violenta, utilizando técnicas que permitem a oferta de feedbacks efetivos, lidar com a pressão no trabalho e conduzir reuniões eficientes.
3 – DOCENTE:
Mayara de Carvalho Siqueira (conteudista): Doutora em Direito pela UFMG, com pesquisa em Justiça Restaurativa Comunitária. Pesquisadora de Pós-Doutorado da UERJ. Mestra em Ciências Jurídicas pela UFPB, com ênfase em direitos humanos. Professora do Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Estácio de Sá. Coordena a especialização em Justiça Restaurativa da PUC Minas. É facilitadora de práticas restaurativas. Tem formação em Design de Processos para tratamento de conflitos; Organização Comunitária para Transformação Social; Conferências Vítima-Ofensor (VOC); e Estratégias para Conscientização de Trauma e Construção de Resiliência (STAR 1 e 2) pelo Center for Justice and Peacebuilding (CJP-EMU/EUA). É tutora do Programa NÓS de Justiça Restaurativa nas Escolas, oferecendo curso de capacitação e supervisionando a atuação dos Núcleos de Orientação e Solução de Conflitos Escolares. Tem atuação em resolução e transformação de conflitos, com ênfase em Justiça Restaurativa, Justiça Comunitária e Comunicação Não-Violenta. Foi co-coordenadora do Projeto Ciranda de Justiça Restaurativa (Faculdade de Direito – UFMG) durante os anos de 2015 e 2019. Foi professora conteudista do Programa NÓS, tendo auxiliado na concepção e implementação do programa nas escolas estaduais e municipais localizadas em Belo Horizonte. Foi Acompanhante Ecumênica na Palestina e em Israel (EAPPI/WCC), ocasião na qual monitorou violações de direitos humanos, ofereceu presença protetiva a grupos vulneráveis e prestou ajuda humanitária. É membro da Comissão de Justiça Restaurativa do Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte. Co-fundadora do Instituto Pazes. Professora associada da ANNEP.
4 – MODALIDADE: A distância e autoinstrucional.
5 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade 1 – Aspectos fundamentais da Comunicação Não Violenta.
a) Princípio da não-violência e Comunicação Não-Violenta (CNV);
b) Quatro passos da CNV;
c) Empatia e escuta empática.
Unidade 2 – Técnicas de Comunicação.
a) Ferramentas para desenvolver comunicação com foco em satisfação de necessidades;
b) Autocomposição e axiomas da comunicação;
c) Rapport;
d) Feedback;
e) Reenquadramento e geração de opções;
f) Formulação de perguntas;
6 – PERÍODO DO CURSO: 1º de setembro a 30 de novembro de 2022.
(o ambiente do curso estará acessível a partir das 10h do dia 1º/09/2022 e será encerrado às 23h55 do dia 30/11/2022).
6.1 – A partir da confirmação de acesso ao curso, o(a) estudante realizará seu próprio percurso de aprendizagem. O ambiente virtual do curso estará disponível até as 23h55 do dia 30 de novembro de 2022. As(os) estudantes que não acessarem / finalizarem a capacitação até esta data serão consideradas(os) “reprovadas(os)”.
7 – CARGA HORÁRIA TOTAL: 35h
8 – NÚMERO DE VAGAS: 500
9 – DAS INSCRIÇÕES: Oferta Permanente
9.1 – A(O) participante deverá acessar o sistema SIGA a partir das 10h do dia 29 de agosto de 2022 até as 23h59min do dia 7 de outubro de 2022, acessando https://siga.tjmg.jus.br e clicar em “PEDIR INSCRIÇÃO EM CURSO”;
9.2 – O pedido de inscrição deve ser feito no link descrito acima, preenchendo ou atualizando no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”.
9.3 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete. Caso o candidato necessite atualizar a senha, deverá acessar o endereço https://siga.tjmg.jus.br e clicar no ícone “Criar ou atualizar Cadastro”.
9.4 – Serão indeferidas:
9. 4.1. As inscrições daquelas(es) que compartilharem o mesmo endereço de e-mail;
9 4.2. As inscrições daquelas(es) que não pertencerem ao público deste curso.
10 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
10.1 – Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
10.2 – Ter acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
10.3 – Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido, atual e de uso exclusivo da(o) aluna(o);
10.4 – Possuir Sistema Operacional e Navegador de Internet bem como Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.
10.5 – Computador com acesso ao Youtube e ao Vimeo.
10.5.1 – As videoaulas estão disponibilizadas no Youtube. O acesso aos seus conteúdos pode ficar comprometido quando forem usados os computadores da rede do TJMG.
11 – ACESSO AO CURSO:
11.1 – A confirmação de acesso ao curso poderá ser verificada no endereço https://siga.tjmg.jus.br, ícone “Painel do Estudante” – em até 02(dois) dias úteis* após o pedido de inscrição. *Dias úteis de trabalho regulamentar na Secretaria do TJMG.
11.2 – O curso será oferecido por meio da Internet, pelo endereço https://siga.tjmg.jus.br. Para acesso ao ambiente virtual do curso é necessário seguir as etapas:
11.2.1 – Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços);
11.2.2 – Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição;
11.2.3 – A(o) aluna(o) deverá ter disponibilidade para participar do curso no período mencionado, ler todo o conteúdo do curso e realizar atividades propostas bem como consultar com frequência o e-mail cadastrado no sistema para verificar avisos, alertas, dentre outros.
11.2.4 – O ambiente do curso estará acessível a partir das 10h da data inicial e será encerrado às 23h59min da data de término.
12 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelas(os) participantes ao final do curso, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade do curso, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação das(os) docentes.
13 – PRAZO PARA SALVAR/IMPRIMIR O MATERIAL DO CURSO: A(O) estudante deverá salvar/imprimir o conteúdo do curso durante o período em que o mesmo estiver disponível. Uma fez fechado o ambiente virtual, o acesso aos conteúdos não estará mais disponível.
14 – UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DO CURSO: A utilização e o download dos materiais do curso somente serão permitidos para uso pessoal da(o) estudante, visando facilitar o aprendizado dos temas tratados, sendo proibida sua reprodução e distribuição sem prévia autorização da EJEF.
15 – DO CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO: A necessidade de cancelamento da matrícula no curso deverá ser comunicada pelo canal Fale Conosco, no endereço https://siga.tjmg.jus.br.
16 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
16.1 – As(os) alunas(os) serão aprovadas(os) e certificadas(os) no curso se obtiverem o mínimo de 70% (setenta por cento) de aproveitamento nas atividades propostas no ambiente virtual do curso.
16.2 – Tendo concluído seus estudos no ambiente virtual do curso, a(o) estudante deverá emitir seu próprio certificado de participação, clicando no botão “Gerar certificado” que estará disponibilizado na seção “Encerramento” do curso. Após esta etapa, o certificado poderá ser acessado, a qualquer tempo, no endereço https://siga.tjmg.jus.br por meio dos ícones “Painel do Estudante” ou “Certificados virtuais”.
17 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
17.1 – Todas as informações relativas a esse curso serão comunicadas às(aos) interessadas(os) via e-mail. A EJEF não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
17.2 – Outros esclarecimentos: Coordenação Administrativa de Formação I – COFOR I. Contato: 3247- 8710; 8780 8778;
17.3 – Edital publicado originalmente no dia 26 de agosto de 2022.