É o advogado sanjoanense DR. JOÃO MARTINS DE CARVALHO MOURÃO quem empresta o digno nome ao edifício do Fórum da Comarca de São João del-Rei.
JOÃO MARTINS DE CARVALHO MOURÃO nasceu a 2 de junho de 1872 nesta cidade de São João del Rei, então Província de Minas Gerais.
Era filho do também advogado e ex-Deputado do regime monárquico, Dr. Aureliano Martins de Carvalho Mourão, e de Dª Ana Izabel de Castro Mourão.
Em 1888 matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo.
Foi redator, juntamente com outros colegas eminentes, do jornal literário “Folha Acadêmica” da referida Faculdade.
Recebeu o grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais a 13 de agosto de 1892.
Advogou inicialmente, e por algum tempo, em São João del Rei, sua terra natal, mas, depois, passou a exercer sua profissão na cidade do Rio de Janeiro.
Foi membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, tendo sido seu presidente eleito durante três biênios.
Foi Advogado de importantes instituições, como o Banco do Brasil, a Estrada de Ferro Central do Brasil e o Estado de Minas Gerais.
Integrou várias comissões de jurisconsultos incumbidas de elaborar projetos de legislação codificada da época.
Também exerceu o magistério no Curso de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, tendo sido Diretor do Curso de Direito e, ainda, Reitor da aludida Universidade.
No ano de 1931 foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal. Integrou ainda o então Tribunal Superior da Justiça Eleitoral nos dois primeiros anos de sua criação (1932-1933).
Aposentou-se em 10 de dezembro de 1940.
E faleceu aos 24 de dezembro de 1951 na cidade do Rio de Janeiro.