Transmissão do dia 30-03-2022 veja como foi. clique aqui
Transmissão do dia 29-03-2022 veja como foi. Clique aqui
1º retificação – Convocação de gestores para a ação educacional
De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Gilson Soares Lemes, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e do Excelentíssimo Senhor Desembargador Tiago Pinto, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o Webinário Innovation Today, conforme abaixo especificado:
1. PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, colaboradoras, colaboradores e laboratoristas do UAI-Lab, bem como gestores do TJMG convocados por meio de ofício.
2. OBJETIVO: Ao final da ação educacional, espera-se que o(a) participante seja capaz de proporcionar conhecimentos teóricos e práticos aos participantes, em ambiente propício à criatividade e inovação, disseminando conceitos, técnicas e métodos para estimular e auxiliar as pessoas a se tornarem agentes de inovação dentro do seu ambiente de trabalho.
3. METODOLOGIA: Aula expositiva, transmitida mediante sistema de videoconferência.
4. MODALIDADE: A distância, com transmissão pela internet.
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E PROGRAMAÇÃO:
29 de Março – Terça-feira – 14:00 às 18:00
14:00 – Abertura Oficial TJMG
● Desembargador Gilson Soares Lemes – Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
14:15 – Keynote: Confiança Criativa para Inovação
● Caroline Bucker – Mestre em Educação – Diretora da Idealiza Tools&Methods
15:00 – Ecossistema de Justiça
● Rafael Henrique Martins Fernandes – Coordenador de planejamento institucional do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
● Nikolas Stefany Macedo Katopodis – Subdefensor Público-Geral da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE-MG)
● Vânila Cardoso André de Moraes – Juíza Federal Diretora do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (JFMG)
Moderador:
● Antônio Francisco Morais Rolla Diretor Executivo de Informática do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
16:00 – Painel- Métodos para Inovação: Práticas da Justiça
● Gisele Fessore – Diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação (UCIN) – da Justiça Federal de São Paulo (JFSP).
● João Guilherme De Melo Peixoto – Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Professor e pesquisador da UNICAP.
● David Montalvão Junior -Ativista de Inovação. Mestre em Inovação e Doutorando pela UFRN. Professor.
Moderador:
● Diego Ávila da Silva – Assessor Técnico II – Assessor da Assessoria da Gestão da Inovação
17:30 – Palestra: Acelerando a Inovação na Justiça
● Ademir Piccoli – Advogado, ativista de inovação e idealizador do Judiciário Exponencial
30 de Março – Quarta-feira – 14:00 às 17:00
14:00 – Keynote: Cultura Digital
● Augusto Niche Teixeira – Doutor e Mestre em Educação. Gerente de DHO da SUMMIT – TRIS & ARTOOLS
15:00 – Inovação no Judiciário
● Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) , Membro do Comitê de Inovação e Coordenador do Toada Lab – Laboratório de Inovação do TJMA
● Esdras Silva Pinto – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Gestor de Negócio na PDPJ-Br do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
● Rafael Leite Paulo – Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Moderador:
● Rodrigo Martins Faria – Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do
● TJMG. Membro do Centro de Inteligência do Poder Judiciário/CNJ, coordenador do Centro de Inteligência e do laboratório de inovação do TJMG.
16:00 – Keynote: Storytelling: a arte de contar histórias
● Fernando Palacios – Pedro Álvares Cabral do Storytelling. Eleito duas vezes como World’s Best Storyteller.
6. DATA: 29 e 30 de março.
7. HORÁRIO: das 14 às 17h30.
8. CARGA HORÁRIA: 7 horas.
9. NÚMERO DE VAGAS: 1.000 vagas.
10. DAS INSCRIÇÕES: No sistema SIGA, a partir das 10h do dia 17 de março até as 10h do dia 28 de março de 2022, por meio do formulário disponível no link: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur1850
10.1 As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo e o número de vagas, dispostos nos itens 1 e 9 deste edital;
10.2 Os pedidos de inscrição devem ser feitos por meio do link indicado acima, preenchendo/atualizando seus dados no formulário e, ao final, clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”.
10.3 As inscrições validadas poderão ser consultadas no www.siga.tjmg.jus.br, por meio do ícone “Painel do Estudante”, a partir das 14h do dia 28 de março de 2022.
10.4 Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pela(o) candidata(o), como forma de lembrete;
10.5 Serão excluídas:
10.6 Inscrições daquelas(es) que compartilharem o mesmo endereço de e-mail.
10.7 Inscrições daquelas(es) que não pertencerem ao público ao qual se destina, descrito no item 1 deste Edital;
11. PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
11.1. Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
11.2. Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
11.3. Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo da(o) aluna(o) e consultado, preferencialmente, diariamente;
11.4. Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados;
11.5 Possuir acesso a plataforma do YouTube;
12. ACESSO À TRANSMISSÃO AO VIVO / ACESSO AO CURSO:
12.1. Acessar o endereço: www.siga.tjmg.jus.br
12.2. Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços);
12.3. Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição;
12.4. O(a) participante deverá acessar o ambiente virtual e registrar sua presença. Após o registro da presença, será disponibilizado o link de acesso à transmissão;
12.5. Por se tratar de evento ao vivo, o(a) participante deverá ter disponibilidade para participar na data e horário mencionado nos itens 6 e 7 deste edital;
12.6. O link para a transmissão ao vivo estará disponível no ambiente virtual 30 minutos antes do evento.
13. CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
13.1. O(a) participante será aprovado(a) e certificado(a) se obtiver o mínimo de 70% (setenta por cento) de frequência.
13.2. O(a) participante deverá realizar o registro de presença em duas etapas, sendo:
A primeira no ambiente virtual do curso, na plataforma da EJEF;
A segunda durante as palestras por meio do QRCODE que será exibido em três tempos do Webinário.
Este procedimento deverá ser realizado nos 2 dias da ação.
13.3. O certificado será enviado em até 15 dias úteis após o término do Webinário, para o endereço eletrônico informado no momento do cadastro (11.3).
14. AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação deverá ser realizada pelo(a) participante ao final da transmissão, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade e o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas.
15. UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DO CURSO: A utilização dos materiais do curso somente serão permitidas para uso pessoal da(o) estudante, visando a facilitar o aprendizado dos temas tratados, sendo proibida sua reprodução e distribuição sem prévia autorização da EJEF.
16. DO CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO: A necessidade de cancelamento da matrícula no curso deverá ser comunicada pelo canal Fale Conosco, no endereço http://siga.tjmg.jus.br/mod/faleconosco/index2.php, ou por meio do e-mail , até o último dia de inscrição estabelecido no item 11, para viabilizar a substituição dos desistentes, seguindo-se a ordem de inscrição, observado o público-alvo descrito no item 1 deste aviso.
17. IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DAS GESTORAS CONVOCADAS E GESTORES CONVOCADOS:
17.1. A impossibilidade de participação de convocado à ação educacional deverá ser justificada, impreterivelmente, até o dia 26 de março de 2022, por meio do endereço eletrônico , devendo a servidora ou o servidor informar:
• motivo da não participação;
• e-mail de seu gestor imediato.
17.2. A justificativa da não participação será submetida à análise superior, sendo que, nos termos do art. 8º, § 5º da Portaria Conjunta nº 360, de 30 de junho de 2014, a servidora ou o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:
Art. 8º- A convocação referida no inciso I do art. 7º será direcionada ao servidor ou ao seu superior hierárquico, sendo obrigatório o comparecimento do convocado.
(…)
5º- Caso a justificativa não seja apresentada ou não seja deferida, o servidor ficará impedido de participar de outras ações educacionais pelo prazo de seis meses, a contar da data do término da atividade educacional na qual não compareceu, ressalvada a possibilidade de sua convocação para ações educacionais, por necessidade ou conveniência da Administração.
17.3. As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelo canal de comunicação citado no item 12.1.
17.4. Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do curso, mesmo que se dê após o prazo referido.
18. ESTIMATIVA DO MONTANTE DE DESPESA: 38.500,00 (trinta e oito mil e quinhentos reais) que abrange: despesas com a contratação da empresa.
19. ORIGEM: Dotação orçamentária do TJMG.
20. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
20.1. Todas as informações relativas a esta ação, serão comunicadas aos interessados(as) via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
20.2. Outros esclarecimentos: Coordenação Administrativa de Formação II – COFOR II. Contato (31) 3247- 8445, 3247-8796, 3247-8414, ou pelo e-mail
20.3. Edital publicado originalmente no dia 16 de março de 2022.