De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Tiago Pinto, Segundo Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, e do Excelentíssimo Senhor Desembargador Antônio Armando dos Anjos, Coordenador-Geral do Programa Novos Rumos da iniciativa para Consolidação e Ampliação da Política de APACs em Minas Gerais, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o Encontro dos Presidentes das APACs, na modalidade presencial, conforme abaixo especificado:
1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Presidentes das APACs em funcionamento no Brasil e equipe da FBAC.
2 – OBJETIVO: Ao final dessa ação educacional, espera-se que o(a) participante esteja apto(a) a promover um novo modelo de gestão das APACs permitindo mudanças significativas na estrutura organizacional, nos sistemas de informação, nos processos, nas habilidades humanas, nos recursos e incentivos para uma gestão eficaz de excelência nas APACs.
3 – NÚMERO DE VAGAS: 100
4 – MODALIDADE: Presencial
5 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Dia 6/12/2021
• Boas-vindas / Apresentação;
• Espiritualidade;
• Realidade atual das APACs;
• Projeções para 2022;
• Partilha: Principais avanços / Maiores retrocessos;
• Diagnóstico das APACs / Plano de metas;
• Reincidência nas APACs;
• Programa Seguindo em Frente;
• Reunião de grupo: Como implementar o Programa Seguindo em Frente nas APACs / Plano de metas individual;
• Plenária;
• Programa “Caminhos do Cuidado”;
• Programa “A Viagem do Prisioneiro”;
• Educação e profissionalização.
Dia 7/12/2021
• Espiritualidade;
• Processo de sucessão nas APACs e FBAC / Manual dos presidentes;
• Abordagem sobre o 9º Congresso das APACs;
• Comunicação / Mídias sociais;
• A importância dos técnicos da Psicologia e Serviço Social no processo de recuperação;
• Captação de recursos / Plataforma digital de arrecadação;
• Disciplina e segurança nas APACs;
• Considerações finais.
7 – DATAS E HORÁRIOS:
Dia 6 de dezembro de 2021 – das 8 às 18 horas;
Dia 7 de dezembro de 2021 – das 8 às 13 horas.
8 – CARGA HORÁRIA: 13h/aula.
9 – LOCAL DE REALIZAÇÃO: Auditório do Hotel Fazenda Granja Glória
Avenida Chico Inácio, s/ nº – Fazendinha – Itaúna/MG.
10 – INSCRIÇÕES: de 19 de novembro a 2 de dezembro de 2021 – ENCERRADAS!
As inscrições serão abertas a partir das 10h do dia 19/11/2021 e encerradas às 23h55 do dia 2/12/2021.
11 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
11.1 – Acessar o endereço: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur1758
11.2 – Em seguida, preencher ou atualizar no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”
12 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
12.1. Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço de e-mail deve ser individual e de uso exclusivo do participante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público ao qual se destina, descrito no item 1 deste Edital;
12.2. As matrículas confirmadas poderão ser verificadas no site http://siga.tjmg.jus.br, no ícone “Painel do Estudante”, a partir das 14h do dia 3/12/2021.
13 – DO CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO:
13.1. A necessidade de cancelamento da matrícula no encontro deverá ser justificada pelo canal Fale Conosco, no endereço www.siga.tjmg.jus.br, ícone Fale Conosco, sendo indicada a razão da ausência.
14 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
14.1. Os(as) participantes serão certificados(as) se obtiverem, no mínimo, 80% (oitenta por cento) de frequência da carga horária total da ação educacional, conforme regulamenta a Portaria Conjunta do TJMG nº 360/2014.
14.2 – A frequência será aferida por meio de assinaturas na lista de presença da Escola Judicial – EJEF- e que será dividida em 3 turnos: dia 6/12/21 (manhã e tarde) e dia 7/12/21 (manhã).
14.3. O certificado virtual será emitido pela EJEF em até 3(três) dias úteis após o evento. O certificado poderá ser retirado, eletronicamente, pelo endereço: www.siga.tjmg.jus.br, clicando no ícone “Painel do Estudante”.
15 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelos(as) participantes ao final da formação, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade e o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação do docente.
16 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.
17 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$44.059,06 (quarenta e quatro mil, cinquenta e nove reais e seis centavos) que abrange:
Despesas com os(as) participantes: hospedagem e alimentação.
18 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG
19 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
19.1. A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do TJMG, em adesão ao Plano de Logística Sustentável (PLS), solicita a todos(as) os(as) participantes que levem para a capacitação seu próprio material para anotações (bloco/caderno; caneta/lápis; borracha);
19.2. Todas as informações relativas a essa formação serão comunicadas aos(às) interessados(as) via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
19.3. Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT. Contato (31) 3247- 8414 ou pelo e-mail: .