Em 2018 foi realizado em Girona (Espanha) o 1º. Congresso Mundial sobre Raciocínio Probatório, em que participaram palestrantes de quatro continentes e que reuniu cerca de quatrocentos juristas interessados na matéria. Agora, ocorrerá a realização periódica (a cada três anos) desse evento, que se chamará “Michele Taruffo Girona Evidence Week”, para honrar a memória do grande mestre falecido há poucos meses. A próxima edição terá lugar entre os dias 23 e 27 de maio de 2022.
O congresso pretende ser um ponto de encontro entre perspectivas muito diferentes para abordar os problemas probatórios no processo judicial, contando, na condição de palestrantes, com boa parte dos maiores especialistas do mundo na matéria. Espera-se a presença de um número expressivo de juristas interessados, incluindo acadêmicos, advogados, juízes, promotores, magistrados de altas cortes etc., que seguramente aportarão grande riqueza de problemas e propostas de solução ao tema de análise.
O congresso contará com atividades de índole muito diferente, que se desenvolverão nos dias úteis de uma semana inteira. Assim, o evento divide-se em duas grandes partes:
- Na primeira incluem-se cinco palestras plenárias, dois painéis de discussão plenários e quatro cursos breves simultâneos sobre temas centrais do raciocínio probatório. Os idiomas oficiais dessa primeira parte serão o castelhano e o inglês, com tradução simultânea entre eles.
- A segunda parte, de seu turno, caracterizar-se-á por uma grande variedade de workshops simultâneos sobre problemas muito diferentes do raciocínio probatório, que se desenvolverão nos dois últimos dias da semana. Os espectadores poderão, assim, selecionar em cada momento o workshop que lhe resulte de maior interesse.
O congresso será realizado de forma presencial, mas oferecemos também a possibilidade de inscrição online para os 4 cursos breves, com certificado de participação.
Todas as informações sobre o Congresso podem ser encontradas na página web (clique aqui), onde também é possível realizar a inscrição para o evento.
O congresso representará um importante divisor de águas para os estudos da prova no processo judicial, permitindo formular e debater teses e melhoras importantes sobre o tema e constituindo-se como um ponto de encontro de um número grande de juristas internacionais.