As inscrições para participar do 14º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos começam no dia 31 de março. A premiação é dividida em quatro categorias: práticas humanísticas, reportagens jornalísticas, trabalhos acadêmicos e trabalhos dos magistrados.
As inscrições se estendem até o dia 28 de maio. Interessados devem mandar os trabalhos por meio do site www.amaerj.org.br/premio. Um Júri, integrado por especialistas nas quatro áreas, selecionará os vencedores. São concedidos R$ 105 mil em prêmios aos ganhadores.
A premiação foi criada em 2012 pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ). O prêmio homenageia a memória da Juíza Patrícia Acioli, morta por policiais militares em 2011, quando era Titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo.
A gratificação visa identificar, disseminar e estimular as ações em defesa dos direitos humanos, dando visibilidade a práticas e trabalhos na área. No ano passado, o prêmio bateu o recorde histórico de inscrições, com 545 trabalhos.