Unidade Física

SOBRE A BIBLIOTECA

A Biblioteca Desembargador Amílcar de Castro, situada na Unidade Goiás, começou a ter seu acervo formado ainda no Tribunal da Relação, na cidade de Ouro Preto, MG. Com a Resolução 40/1982, passou a denominar-se Biblioteca “Des. Amílcar de Castro”, em homenagem ao reconhecido magistrado, ex-presidente do TJMG e um dos maiores juristas do Brasil.

ACERVO

Os acervos das bibliotecas são compostos das coleções:

Livros: esta coleção é subdividida em normal, reserva e referência.

  1. Normal: formada por livros de doutrina, legislação comentada e jurisprudência;
  2. Reserva: formada com número reduzido de obras de acordo com a competência jurisdicional para atender, preferencialmente, aos magistrados;
  3. Referência: formada por livros contendo leis secas, dicionários, enciclopédias, gramáticas, guias, obras históricas e outras relativas ao TJMG e ao Estado de Minas Gerais.

Periódicos: É formada de revistas correntes e não correntes. Acesse os títulos da coleção.

Coleções Especiais: Compostas pelas coleções do Desembargador Amilcar de Castro e da coleção particular do advogado Tancredo Martins.

Coleção de Obras Raras: Acervo em formação.

ACESSE:

 

SERVIÇOS E PRODUTOS

As bibliotecas do TJMG oferecem aos usuários os serviços de consulta local, empréstimo domiciliar, empréstimo entre bibliotecas, normalização bibliográfica de documentos do TJMG e acesso ao catálogo pela internet, permitindo a renovação e reserva de obras on-line.
PRINCIPAIS SERVIÇOS OFERECIDOS

  • Consulta on line ao catálogo de obras da biblioteca;
  • Empréstimo domiciliar;
  • Empréstimo entre bibliotecas;
  • Normalização bibliográfica de documentos do TJMG;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Pesquisa aos jornais oficiais Diário Oficial de Minas Gerais e Diário do Judiciário Eletrônico do TJMG;
  • Renovação on-line das obras dos acervos;
  • Reserva on-line das obras dos acervos;
  • Ficha catalográfica para obras produzidas pelo TJMG.

 

PRODUTOS COBIB

 

REGULAMENTO

 

CONTATO

Para entrar em contato conosco, utilize os e-mails ou telefones abaixo.
Biblioteca Des. Amílcar de Castro – Unidade Goiás
Rua Goiás, 229 – sub-solo – Centro – Belo Horizonte/MG – CEP: 30190-030
Tel.: (31)3237-6180 ou (31) 3237-5172 / e-mail:

 

PERGUNTAS FREQUENTES

  • COMO CADASTRAR UMA NOVA SENHA?
    Para cadastrar uma nova senha, o usuário deverá comparecer, pessoalmente, à biblioteca.
  • COMO PESQUISAR O CATÁLOGO DA BIBLIOTECA?
    Acesse o catálogo pelo site http://pergamum.tjmg.jus.br/pergamum. Digite o título, assunto, autor ou termos livres. Clique sobre o resultado desejado, na janela aberta clique em “Exemplar” para verificar a disponibilidade no acervo para empréstimo.
  • COMO REALIZAR E CONTROLAR AS RESERVAS DE OBRA?
    Reservas de livros que se encontram emprestados podem ser feitas pessoalmente, em uma das bibliotecas ou pela internet e obedecerão à ordem cronológica de entrada das solicitações no sistema.
    Ocorrendo a devolução, o primeiro usuário da lista de reserva será avisado por e-mail e terá, no máximo, 2 (dois) dias úteis para efetuar retirada, contados a partir da data da comunicação. Vencido este prazo, sem que o usuário retire a obra, ela será emprestada ao próximo usuário da lista ou recolocada na estante.
  • COMO SE CADASTRAR NAS BIBLIOTECAS DO TJMG?
    Para o cadastramento, bem como para a liberação de senha, deve-se comparecer ao balcão de atendimento de uma das bibliotecas, portando crachá ou carteira funcional.
  • QUANTAS OBRAS UM USUÁRIO PODER RETIRAR, POR EMPRÉSTIMO?
    Limita-se a três o número de obras que podem ser emprestadas, simultaneamente, ao mesmo usuário, ainda que de bibliotecas distintas.
  • QUANTOS DIAS POSSO FICAR COM UMA OBRA EMPRESTADA?
    O prazo para devolução é de dez dias corridos, podendo ser renovado por igual período, desde que não haja reserva para a obra.
  • QUEM PODE SE CADASTRAR NAS BIBLIOTECAS PARA FINS DE EMPRÉSTIMO DOMICILIAR?
    Conforme o § 1º do artigo 11 da Portaria da Segunda Vice-Presidência nº 24/2009, que institui o Regulamento das Bibliotecas, “Podem cadastrar-se como usuários, para fins de empréstimo domiciliar: os desembargadores; os juízes lotados na Comarca de Belo Horizonte; os servidores e funcionários terceirizados lotados na Secretaria do TJMG e na Comarca de Belo Horizonte, inclusive Corregedoria e Juizados Especiais; os participantes do Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF; e as bibliotecas parceiras, devidamente cadastradas.”

Responsável: Gerência de Jurisprudência, Biblioteca e Publicações Técnicas – GEJUR – – Telefone: (31) 3289-8601

Acompanhe-nos