Seminário de adoção tardia

De ordem da Excelentíssima Senhora Desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, Segunda Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, e da Desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, Superintendente da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMG, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o Seminário de Adoção Tardia, conforme descrito abaixo:

1- PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Pretendentes à adoção, magistrados, servidores, grupos de apoio à adoção, gestores de entidades de acolhimento e conselheiros tutelares.

2 – OBJETIVO: Divulgar a real situação das crianças e adolescentes institucionalizados (adoções necessárias e tardias), para que os pretendentes, de forma voluntária, possam refletir sobre o perfil escolhido.

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
-Projeto Família e Adoção Internacional;
-O papel do sistema de justiça nas adoções tardias;
-Adoções Necessárias;
-O impacto do trauma no desenvolvimento da criança e do adolescente e a importância dos cuidados com a família.

4 – NÚMERO DE VAGAS: 286 vagas

5 – CARGA HORÁRIA: 9 horas e 30 minutos

6 – PERÍODO DO CURSO/ HORÁRIO: 21 de maio, no horário de 08h00 às 17h30.

7 – LOCAL DE REALIZAÇÃO: Auditório do Anexo I, situado à Rua Góias, 229, Centro – BH-MG.

8 – PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: As inscrições serão abertas a partir das 14h00min do dia 08/05/2019 e encerradas às 18h00min do dia 16/05/2019.

9- PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
9.1 – Acessar o endereço http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur961 e clicar no link “Inscrições”;
9.2 – Na página de inscrições, clicar no link para o formulário de inscrição;
9.3 – Em seguida, preencher ou atualizar no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”;
9.4 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para Login e Senha, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete. Caso o candidato necessite atualizar a senha, deverá acessar o site http://siga.tjmg.jus.br e clicar no link “Cadastro”, presente no menu do topo da página.

10 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
10.1 – As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, até o prazo final de inscrição, no dia 16/05/2019, ou até o preenchimento das vagas.
10.2 – Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público descrito no item 1.
10.3 – Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site
http://ead.tjmg.jus.br/siga/mod/paineldoestudante.php, a partir das 15h do dia 17 de maio.

11 – CERTIFICAÇÃO: Compete à EJEF fornecer certificado de participação ao aluno que obtiver o mínimo de 80% (oitenta por cento) de frequência da carga horária total. O certificado de participação estará disponível no link http://siga.tjmg.jus.br/certificadosvirtuais, a partir do dia 27/05/2019 às 18h00.

12 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: Ao final do curso o estudante apontará o seu grau de satisfação com relação ao tema, carga horária, aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, ambiente de treinamento, dentre outros.

13 – CUSTEIO: O TJMG não custeará eventuais despesas para os participantes.

14 – ABONO DE PONTO: A Escola Judicial não concederá abono de ponto para os servidores participantes.

15- COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.

16 – DESENVOLVIMENTO DO CURSO: Coordenadoria da Infância e da Juventude – COINJ.

17 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$3.008,00 que abrange: despesa com organização, logística e montagem do evento.

18 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

19 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
19.1 A EJEF em adesão ao Plano de Logística Sustentável – PLS solicita a todos os participantes que levem para os cursos seu próprio material para anotações (bloco/caderno; caneta/lápis; borracha).
19.2. Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT, por meio do telefone: (31) 3247- 8958 / 8964.