Curso Equilíbrio Emocional no  TJMG – Modalidade: a distância, autoinstrucional

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Tiago Pinto, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o Curso Equilíbrio Emocional no TJMG, conforme abaixo especificado:

1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA:
Magistrados, assessores, assistentes de gabinete, servidores, estagiários, colaboradores terceirizados do TJMG e público externo.

2 – OBJETIVO:
Ao final da ação educacional, espera-se que os participantes sejam capazes de regular/modular as emoções, os sentimentos, e os estados de humor para atingir o equilíbrio emocional.

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
– Unidade 1 – O que é Dimensão Afetiva? Conceitos: emoção, sentimento, estado de humor, Dimensão Afetiva, saúde mental, equilíbrio emocional e cognição socioemocional (inteligência emocional).
– Unidade 2 – Mapeando minha Dimensão Afetiva: Tipos de emoções, como se formam os sentimentos e estados de humor.
– Unidade 3 – O que é Dimensão Cognitiva? Conceitos de Sistemas da Dimensão Cognitiva.
– Unidade 4 – Mapeando minha Dimensão Cognitiva: A configuração dos Sistemas da Dimensão Cognitiva aplicados à experiência própria.
– Unidade 5 – Regulação/modulação emocional: Todo o conteúdo anterior aplicado às experiências do cotidiano.
– Unidade 6 – A Dimensão Afetiva do outro: Todo o conteúdo anterior aplicado às relações interpessoais

4 – MODALIDADE: A distância, autoinstrucional.

5 – PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 14 de abril a 12 de maio de 2021.

6 – CARGA HORÁRIA: 20h

7 – NÚMERO DE VAGAS: 1.500, sendo 30 vagas para a Defensoria Pública Estadual, 50 vagas para o Ministério Público Estadual e 20 vagas para a Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais, conforme política de reciprocidade.

8 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 22 de março a 12 de abril de 2021.
As inscrições serão abertas a partir das 8h do dia 22/3/2021 e encerradas às 23h55min do dia 12/4/2021.

9 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
9.1 – Acessar http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur1486”;
9.2 – Em seguida, preencher ou atualizar, no formulário, seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”;
9.3 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para Login e Senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete. Caso o candidato necessite atualizar a senha, deverá acessar o site http://siga.tjmg.jus.br e clicar no link “Cadastro”, presente no menu do topo da página.

                   CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

10 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
10.1 – As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo descrito no item 1 e o número de vagas disposto no item 8 deste aviso;
10.2 – Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público ao qual se destina, descrito no item 1.
10.3 – Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site http://siga.tjmg.jus.br, link: “painel do estudante”, a partir do dia 13/4/2021, após as 14h.

11 – ACESSO AO CURSO: Para acesso ao curso é necessário:
11.1 Acessar o endereço www.siga.tjmg.jus.br;
11.2 Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços);
11.3 Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição;
11.4 O aluno deverá ter disponibilidade para participar do curso no período mencionado, ler todo o conteúdo do curso e realizar atividades propostas e consultar com frequência o e-mail cadastrado no sistema, para verificar avisos, alertas, dentre outros;
11.5 O ambiente do curso estará acessível a partir das 8h da data inicial e será encerrado às 23h59min da data de término.

12 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
12.1 Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
12.2 Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
12.3 Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do aluno e consultado, preferencialmente, diariamente;
12.4 Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.

13- AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelos participantes ao final do curso, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade do curso, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação dos docentes.

14 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
14.1. Os participantes serão aprovados e certificados se obtiverem o mínimo de 70% de aproveitamento nas atividades propostas no ambiente virtual do curso.
14.2. O certificado de participação estará disponível no link http://siga.tjmg.jus.br, 5 (cinco) dias úteis após o término da ação.

15 – AUTORIA DO CONTEÚDO:
Haroldo Dutra Dias – Juiz de Direito da 3ª Vara Empresarial, de Fazenda e Registros Públicos da Comarca de Contagem/MG, Graduando em Psicologia pela FUMEC, Pós-Graduando em Neurociências e Comportamento pela PUC/RS, Mestrando em Neurociências pela UFMG, escritor e criador da metodologia “O Ser Integral”.

16 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.

17 – PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO: Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico – COPED.

18 – COORDENAÇÃO TECNOLÓGICA E SUPORTE TÉCNICO: Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC e Núcleo de Educação a Distância – NEAD: www.siga.tjmg.jus.br, telefone (31) 3247-8990/8825/8829.

19 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 4.520,00 (quatro mil, quinhentos e vinte reais) que abrange despesas referentes ao pagamento de conteudista.

20 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

21 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
21.1 Todas as informações relativas a esse curso serão comunicadas aos interessados via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
21.2. Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT – pelo e-mail: .