Capacitação do PJe – Atos Normativos e Rotinas de Gabinete, Secretaria e Serviços Auxiliares para o Juizado Especial – Governador Valadares

Modalidade: presencial

Convocação

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Nelson Missias de Moraes, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Excelentíssima Senhora Desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, Segunda Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, e do Excelentíssimo Senhor Desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca, Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, comunicamos que estarão abertas as inscrições para os magistrados e servidores convocados, e para os estagiários pré-selecionados, para Capacitação do Processo Judicial Eletrônico – PJe – Atos Normativos e Rotinas de Gabinete, Secretaria e Serviços Auxiliares para o Juizado Especial da Comarca de Governador Valadares, na modalidade presencial, conforme abaixo especificado:

1- PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistrados e servidores convocados, e estagiários pré-selecionados, conforme listagem constante deste aviso.

Perfil Atos Normativos e Rotinas de Gabinete: Juízes de Direito, assessores e estagiários.
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Secretaria: Escrivães, servidores e estagiários.
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Atermação: Servidores e estagiários.
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Conciliação: Servidores e estagiários.

2 – OBJETIVO: Oferecer subsídio teórico e prático para que os usuários conheçam e manuseiem todas as etapas do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Gabinete:
Análise dos Atos Normativos relacionados ao Sistema PJe: Lei nº 11.419/2006, Resolução nº 121/2010, Resolução nº 185/2013, Provimento nº 355/2018.
Rotinas de Gabinete: Visão geral. Menus, agrupadores e tarefas. Diferenciação das tarefas de assessores, estagiários e magistrados. Tramitação processual no gabinete. Tramitação e identificação dos feitos urgentes: Origem (pedido liminar e checkbox) e consequência (tramitação). Aplicação dos alertas. Movimentações e operosidade (ressaltar que a produtividade das audiências realizadas no CEJUS vai para o juiz da vara de origem do processo). Retirada da visibilidade externa da movimentação. Assinatura em lote.
Agrupadores típicos: Manipulação dos pedidos (liminar, segredo de justiça, sigilo de documentos e assistência judiciária). Prioridade processual (não existe agrupador específico).
Agrupadores atípicos: Habilitação advogados: Processo público x segredo. Momento da habilitação (questão jurisdicional). Documentos não lidos. Gestão de transição Processo físico e PJe: Estratégia de produtividade: distribuição interna por dígito ou por tarefa. Caixas (Subcaixas). Melhores práticas de secretaria a serem adotadas. Roteiro de rotinas (tabela). Página do PJe..Relatórios gerenciais. Não existe recurso próprio no Sistema PJe.
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Secretaria:
Análise dos Atos Normativos relacionados ao Sistema PJe: Lei nº 11.419/2006, Resolução nº 121/2010, Resolução nº 185/2013, Provimento nº 355/2018.
Rotina da Secretaria: Visão geral. Perfis, menus, agrupadores e tarefas. Procedimentos relevantes de rotinas de secretaria. Tarefas Pendentes no PJe – Controle CGJ. Tarefas iniciais. Organização dos processos: Etiquetas, lembretes e alertas. Cumprimento das ordens judiciais. Distinção de feitos urgentes. Redistribuição. Atos de comunicação. Citação Eletrônica. Contrafé. Carta Precatória. Gestação das comunicações, dos prazos e respostas. Agrupador documentos não lidos. Remessa de recurso à Turma Recursal. Organização por digito ou por tarefa.
PERFIL ATERMAÇÃO
Provimento nº 355/2018; Art. 114º, 150 e 197; Regramento geral de distribuição; Art. 152, 153 e 199; Distribuição pelo distribuidor no PJe; Art. 167, 168 e 199; Distribuição da Inicial em meio físico; Distribuição no sistema pelo Atermador; Distribuição no sistema pelo Distribuidor.
PERFIL CONCILIAÇÃO
Ressaltar a importância de tramitação do processo no fluxo; Arts. 207, 212, 213 e 214; Assinatura ata de audiência. (Art. 212 da Prov 355/18); Importância da marcação do realizador: produtividade; Utilização do “data certa” no registro da intimação realizada em audiência.

4 – NÚMERO DE VAGAS:
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Gabinete: 15 vagas
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Secretaria: 15 vagas
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Atermação: 15 vagas
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Conciliação: 15 vagas

5 – CARGA HORÁRIA:
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Gabinete: 15 h
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Secretaria: 8 h
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Atermação: 3 h
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Conciliação: 2 h

6 – PERÍODO DO CURSO/HORÁRIO:
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Gabinete: dias 14 e 18/12/2018, das 8 h às 12 h.
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Secretaria: dias 14 17 e 18/12/2018, das 13 h às 18 h.
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Atermação: dia 19/12/2018, das 13h às 16h.
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Conciliação: dia 19/12/2018, das 16 h às 18 h.

7 – LOCAL DE REALIZAÇÃO: FADIVALE – Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce – 2º andar, sala 26.
Rua Dom Pedro II, 244 – Centro, Governador Valadares/ MG.

8 – PERÍODO DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições serão abertas a partir das 10h do dia 07/12/2018 e encerradas às 23h55min do dia 10/12/2018, através do link

http://siga.tjmg.jus.br/mod/inscricoes

Perfil Gabinete – Link para formulário de inscrição:  http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur783

Perfil Secretaria – Link para formulário de inscrição: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur784

Perfil Atermação – Link para formulário de inscrição: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur785

Perfil Conciliação – Link para formulário de inscrição: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur786

9 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
9.1 – As vagas serão preenchidas de acordo com as listas dos magistrados e servidores convocados, e dos estagiários pré-selecionados.
9.2 – Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público descrito no item 1.
9.3 – Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site
http://ead.tjmg.jus.br/siga/mod/paineldoestudante.php, a partir das 14h do dia 12/12/2018.

10 – IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS MAGISTRADOS:
10.1 – Caso os magistrados convocados não possam atender a esta convocação, deverão enviar uma justificativa somente para o e-mail cofop.palestras@tjmg.jus.br, indicando a razão da ausência, impreterivelmente, até o dia 10 de dezembro de 2018, com as informações abaixo:
– No Campo Assunto: Inserir nome do Curso / Ação de Formação e de Aperfeiçoamento
– No Corpo da Correspondência: Inserir o nome completo do magistrado, vara, comarca, período da ausência, justificativa.
– É possível a juntada de documentos, quando necessária, e esses deverão ser digitalizados e enviados como anexo.
10.2 – As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser comunicadas ao e-mail supracitado.
10.3 – Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do evento que impossibilitar o comparecimento à ação, mesmo que se dê após o prazo referido.

11- IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES CONVOCADOS:
11.1 – A impossibilidade de participação de convocado à ação educacional deverá ser justificada, até o dia 10 de dezembro de 2018, por meio do endereço eletrônico: cofop.palestras@tjmg.jus.br, devendo ser informado o motivo da não participação.
11.2 – Informa-se que nos termos do art. 21-A, §4º da Resolução nº 367, de 25 de abril de 2001, conforme redação dada pela Resolução nº 822, de 16 de junho de 2016, o servidor que não obtiver a certificação na ação de formação para a qual for convocado perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, institutos de desenvolvimento na carreira. O dispositivo citado segue transcrito:
Art. 21-A A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF convocará o servidor para participar de ação de formação, que será considerada para fins de desenvolvimento na carreira.
§ 1º As ações de formação a que se refere o “caput” deste artigo são as destinadas:
I – à formação inicial;
II – ao aprimoramento para o exercício de suas funções;
III – à capacitação para o exercício das atribuições estabelecidas para as classes subsequentes de sua carreira.
§ 2º A frequência do servidor não será exigida em caso de afastamento previsto em lei ou regulamento ou de dispensa concedida formalmente pela EJEF.
§ 3º Além da convocação individual do servidor, a EJEF divulgará no Diário do Judiciário eletrônico – DJe e no Portal TJMG os cursos de que trata este artigo.
§ 4º O servidor convocado pela EJEF e que não obtiver a certificação na ação de formação, fora das hipóteses previstas no § 2º deste artigo, perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, na forma dos artigos 23, 25 e 28 desta Resolução.
§ 5º As hipóteses de dispensa da ação de formação, de que trata o § 2º deste artigo, constam de ato normativo próprio.
11.3 – Cientifica-se, ainda, que nos termos do art. 8º, § 5º da Portaria Conjunta nº 360, de 30 de junho de 2014, o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:
Art. 8º-A convocação referida no inciso I do art. 7º será direcionada ao servidor ou ao seu superior hierárquico, sendo obrigatório o comparecimento do convocado.
(…)
5º-Caso a justificativa não seja apresentada ou não seja deferida, o servidor ficará impedido de participar de outras ações educacionais pelo prazo de seis meses, a contar da data do término da atividade educacional na qual não compareceu, ressalvada a possibilidade de sua convocação para ações educacionais, por necessidade ou conveniência da Administração
11.4 – As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelo canal de comunicação citado no item 11.1.
11.5 – Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do curso, mesmo que se dê após o prazo referido.

12 – CERTIFICAÇÃO: Compete à EJEF fornecer certificado de participação ao aluno que obtiver o mínimo de 80% (oitenta por cento) de frequência efetiva na ação educacional interna e o mínimo de 70% (setenta por cento) de aproveitamento, quando a atividade exigir avaliação dos participantes, salvo se outro critério de aprovação for previamente divulgado pela EJEF. (Portaria Conjunta nº 360/2014)
O certificado de participação estará disponível no link http://siga.tjmg.jus.br/certificadosvirtuais, a partir do dia 11/01/2019.

13 – AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: Será realizada a aferição da aprendizagem através de atividades propostas no decorrer do curso.

14 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT. Tel.: (31) 3247-8780/8444.

15 – DESENVOLVIMENTO DO CURSO: Diretoria de Informática do TJMG.

16 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$4.367,76 que abrange:
• Despesas com organização e logística.
• Despesas com honorários.

17 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

18 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente da Capital – COFOP, por meio dos telefones:
(31) 3247- 8780/8444.

LISTA DE CONVOCADOS E PRÉ-SELECIONADOS

Perfil Atos Normativos e Rotinas de Gabinete
NOME CARGO
Bertilla Diniz Bettoni Servidor
Famblo Santos Costa Magistrado
Fernanda Demarchi Carvalho Xavier Servidor
Patrick Lacerda Santos Estagiário
Raylane Karolaine Morais Costa Estagiário
Victória Alves Corrêa Estagiário
Wagner José De Abreu Pereira Magistrado
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Secretaria
NOME CARGO
Andrea Lage Cabral Figueiredo Servidor
Ashley Ayres Barreto Estagiário
Débora Miranda de Oliveira Servidor
Elaine de Cassia Coelho Saunders Servidor
Kênia Sotte da Silva Souza Servidor
Maria Cristina Lopes Nunes Servidor
Regina Coelho Sabino Servidor
Wededson de Souza Fabri Servidor
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Atermação
NOME CARGO
Marcos André de Paula Oliveira Estagiário
Perfil Atos Normativos e Rotinas de Conciliação
NOME CARGO
Amanda de Souza Martins Estagiário
Daniela Aguiar da Silveira Juiz Leigo