Webinário – Justiça Restaurativa para Juízes coordenadores dos CEJUSCs

Modalidade: a distância, com transmissão ao vivo pela internet

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Tiago Pinto, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, e do Excelentíssimo Senhor Desembargador Newton Teixeira Carvalho, Terceiro Vice-Presidente do TJMG, comunicamos que será realizado o Webinário – Justiça Restaurativa para Juízes coordenadores dos CEJUSCs, na modalidade à distância, conforme abaixo especificado:

1 – OBJETIVO: Ao final da ação educacional, o participante será capaz de implementar metodologias de Justiça Restaurativa nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do Estado de Minas Gerais.

2 – DOCENTE: Lucas Jerônimo Ribeiro da Silva – Mestre em Direito com especialidade em Justiça Restaurativa e mapeamento estratégico de conflitos.

3 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Juízes coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, conforme listagem ao final desta publicação.

4 – METODOLOGIA: Aula expositiva, transmitida mediante sistema de videoconferência, por meio do YouTube, com interação via chat.

5 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Noções básicas sobre Justiça Restaurativa, casos práticos e possibilidades de implementação e atuação.

6 – NÚMERO DE VAGAS: 200 vagas.

7 – CARGA HORÁRIA: 3 horas.

8 – DATA E HORÁRIO: 11 de dezembro de 2020, das 9 às 12h.

9 – INSCRIÇÕES:
9.1. Período: No sistema SIGA, a partir das 10h do dia 30 de novembro de 2020 até às 23h55min do dia 9 de dezembro de 2020, por meio do formulário disponível no link: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur1423.
9.2. Os pedidos de inscrição devem ser feitos no link descrito no item 9.1, preenchendo ou atualizando no formulário seus dados de cadastro e clicando no botão “Enviar pedido de inscrição”.

10 – SELEÇÃO DOS INSCRITOS:
10.1. Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. É obrigatório que o e-mail seja individual e de uso exclusivo do estudante.
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público deste curso.

10.2. As inscrições confirmadas poderão ser verificadas no www.siga.tjmg.jus.br, clicando no ícone “Painel do Estudante”, a partir das 10 horas do dia 10 de dezembro de 2020.

11 – ACESSO À TRANSMISSÃO AO VIVO:
11.1. Acessar o endereço: www.siga.tjmg.jus.br
11.2. Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços).
11.3. Clicar em Webinário – Justiça Restaurativa para Juízes coordenadores dos CEJUSC e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição.
11.4. O participante deverá acessar o ambiente virtual e registrar sua presença. Após o registro da presença, será disponibilizado o link de acesso à transmissão.
11.5. Por se tratar de evento ao vivo, o participante deverá ter disponibilidade para participar na data e horário mencionado no item 8;
11.6. O link para a transmissão ao vivo estará disponível no ambiente virtual 30 minutos antes do evento.

12 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
12.1. Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
12.2. Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
12.3. Acesso ao Youtube;
12.4. Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do estudante e consultado, preferencialmente, diariamente;
12.5. Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Reader e Windows Media Player instalados;
12.6. Equipamentos de áudio e vídeo (microfone e câmera) para a participação em videoconferência.

13 – CERTIFICAÇÃO:
13.1. Os participantes serão aprovados e certificados se participarem da transmissão ao vivo da aula expositiva na internet, registrando sua presença no ambiente EAD do curso, na plataforma da EJEF.
13.2. O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: http://www.siga.tjmg.jus.br, a partir do dia 14/12/2020.

14 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelos participantes ao final do webinário, mediante questionário que terá como finalidade a verificação de qualidade, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação do docente.

15 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E METODOLÓGICA: Coordenação de Formação Inicial – COFAC.

16 – COORDENAÇÃO TECNOLÓGICA E SUPORTE TÉCNICO: Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC e Núcleo de Educação a Distância – NEAD: http://www.ead.tjmg.jus.br/faleconosco – Telefone (31) 3247-8990/8825/8829.

17 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$1.200,00 que abrange:
• Despesas com os docentes: honorários.

18 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG.

19 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
19.1-Todas as informações relativas a esta ação, serão comunicadas aos interessados via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
19.2-Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Inicial- COFAC. Contato (31) 3247- 8945/3247-8772 ou pelo e-mail