PAD 2019

PAD 2019

O PAD é composto por 2 partes principais:

  • Desdobramento das diretrizes educacionais do Plano Educacional e de outros normativos em metas para o ano considerado, que auxiliarão na definição das ações que serão realizadas.
  • Portfólio das ações educacionais que serão realizadas no ano, com a previsão das datas ou meses de sua realização. Essa parte é dinâmica e pode ser revista durante todo o ano de execução do PAD considerado.

Conforme as diretrizes pedagógicas da EJEF, a estrutura curricular ou portfólio das ações educacionais integrarão os seguintes programas:

Programas Permanentes:

Programa de Desenvolvimento de Magistrados – PDM.
Programa de Desenvolvimento de Servidores – PDS.
Programa de Desenvolvimento de Gestores – PDG.
Programa de Formação de Formadores – PFF.

Programas Transversais:

Ações na área de desenvolvimento humano.
Atividades sobre temas contemporâneos do direito e de outras áreas do saber.

Os programas permanentes, por sua vez, são subdivididos da seguinte forma:

  • Formação Inicial: realizada imediatamente após a entrada em exercício da magistratura ou servidor após a posse, tendo por objetivo o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício da magistratura;
  • Formação Continuada: consiste em ações que levem à ampliação e ao desenvolvimento de competências profissionais e engloba todos os cursos de aperfeiçoamento dos quais magistrados e servidores participarão ao longo da carreira;
  • Formação Avançada: tem por objetivo desenvolver competências relacionadas à gestão, estratégia e liderança.

Os pressupostos e princípios epistemológicos e pedagógicos, que embasaram a construção do PAD 2019, estão mais bem detalhados no Projeto Político-Pedagógico (PPP) e no Plano Educacional da EJEF 2018-2020.

Esses documentos estão disponíveis eletronicamente na biblioteca digital do TJMG e podem ser acessados por meio dos links: