O Processo sob uma ótica de humanização e transformação da Justiça – uso das ferramentas da mediação e negociação – Núcleo Regional de Juiz de Fora

O Processo sob uma ótica de humanização e transformação da Justiça – uso das ferramentas da mediação e negociação – Núcleo Regional de Juiz de Fora

Modalidade: A distância, com transmissão ao vivo na internet.

 

De ordem do Excelentíssimo Senhor Segundo Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargador Tiago Pinto, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o Curso “O Processo sob uma ótica de humanização e transformação da Justiça – uso das ferramentas da mediação e negociação – Núcleo Regional de Juiz de Fora”, conforme abaixo especificado:

1. PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistrados, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados do TJMG e público externo.

2. OBJETIVO: Ao final desta ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de assimilar os novos procedimentos e processos administrativos operacionais como ferramentas que irão apoiá-lo no exercício de suas atividades, aprimorando os conhecimentos e permitindo a aquisição de novas habilidades e competências, diante da necessidade de remodelarmos a justiça tradicional, bem como identificar os pontos de melhoria e ações de ajustes necessários contribuindo para que o instrumento da mediação tenha sua aplicabilidade efetiva por todos os atores do processo.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1º módulo: 24/11/2020 – das 19 às 21h
Tema: Negócio jurídico processual e a mediação/negociação on-line.

Expositoras:
Ivone Juscelina de Almeida – Mestre em Direito, doutora em Sociologia, advogada, professora universitária, mediadora e instrutora capacitada pelo CNJ e pela EJEF, habitus designer de solução de conflito.
Beatriz Arruda – Pós-graduanda em Direito e Tecnologia pelo Instituto New Law. Graduada em Direito pelo Instituto Vianna Jr. Especialista em Gestão de Responsabilidade Social Empresarial pela PUC-MG. Mediadora certificada ICFML, Treinamento e Qualidade MOL.

2º módulo: 25/11/2020 – das 19 às 21h
Tema: Direito, psicanálise e mediação.

Expositores:
Rita Andréa Guimarães – Mestre em Psicologia, psicóloga e mediadora de conflitos pelo IMA – Instituto e Câmara de Mediação Aplicada.
Maria Cecília Belo – Graduada em Pedagogia, advogada e mediadora de conflitos pelo IMA – Instituto e Câmara de Mediação Aplicada.
Fernando Rinco Rocha – Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, advogado, psicólogo e vice – presidente do Conselho de Ética em Juiz de Fora.

3º módulo: 26/11/2020 – das 19 às 21h
Tema: A aplicabilidade da mediação no Direito das Famílias

Expositoras:
Bárbara Brandão – Mestre em Direito, advogada especialista em métodos adequados de solução de conflitos, mediadora certificada pelo ICFML e coordenadora de métodos adequados de solução de conflitos da ESA – OAB/RJ.
Júnia Penido – Pós-graduada em Mediação de Conflitos e Arbitragem, graduada em Psicologia, servidora do Serviço de Apoio ao NUPEMEC – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos / TJMG.

Para aqueles que desejam acompanhar como foram as palestras, sem a emissão de certificado, clique aqui

4. MODALIDADE: A distância, com transmissão ao vivo na internet.

5. ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL:

5.1. Acessar o endereço www.siga.tjmg.jus.br
5.2. Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços);
5.3. Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrições.
5.4. No início de cada módulo, o aluno deverá acessar o ambiente virtual e registrar sua presença. Após o registro da presença, será disponibilizado o link de acesso à transmissão ao vivo.

6. PRÉ- REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
6.1. Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
6.2. Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
6.3. Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do estudante e consultado, preferencialmente, diariamente;
6.4. Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados;
6.5. Computador com acesso ao Youtube.

7. PERÍODO E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO: 24, 25 e 26 de novembro, das 19 às 21h

8. CARGA HORÁRIA TOTAL: 6h, sendo 2h por dia.

9. NÚMERO DE VAGAS: 1.500 vagas.

10. DAS INSCRIÇÕES:

10.1. Período: No sistema SIGA, a partir das 10h do dia 5 de novembro de 2020 até às 23h55min do dia 22 de novembro de 2020, por meio do formulário disponível no link: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur1411
10.2. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo descrito no item 1 e o número de vagas disposto no item 9 deste aviso;

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

11. CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:

11.1. Os participantes serão aprovados e certificados se participarem da transmissão ao vivo das três palestras, registrando sua presença diariamente no ambiente EAD da ação educacional, na plataforma da EJEF.
11.2. O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: www.siga.tjmg.jus.br, cinco dias úteis após a realização da ação educacional.

12. AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelos participantes ao final da capacitação, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade das palestras, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação dos docentes.

13. DO CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO: A necessidade de cancelamento da matrícula no curso deverá ser justificada pelo canal Fale Conosco, no endereço www.siga.tjmg.jus.br
14. COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA DO PROJETO: Coordenação de Formação Inicial – COFAC

15. COORDENAÇÃO TECNOLÓGICA E SUPORTE TÉCNICO: Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC e Núcleo de Educação a Distância – NEAD: http://www.ead.tjmg.jus.br/faleconosco, telefone (31) 3247-8990/8825/8829.

16. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

16.1. Todas as informações relativas a esta ação, serão comunicadas aos interessados via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
16.2. Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Inicial – COFAC. Contato (31) 3247- 8846 ou pelo e-mail