AGIR – Atualização Gerencial – Módulo: Habilidades Sociais no Trabalho e Gerenciamento de Conflitos

Modalidade: a distância

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Tiago Pinto, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o programa de Atualização Gerencial – AGIR – Módulo: “Habilidades Sociais no Trabalho e Gerenciamento de Conflitos”, conforme abaixo especificado:

1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Gerentes de Secretaria da Justiça de 1ª Instância do Estado de Minas Gerais.

2 – OBJETIVO: Ao final desta ação educacional, espera-se que as gestoras e os gestores aprimorem suas habilidades sociais e, considerando as especificidades de cada contexto, gerenciem estrategicamente os conflitos, visando à convivência mais harmoniosa no ambiente de trabalho e, consequentemente, à melhoria da prestação jurisdicional.

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Ambientação: Introdução e enquete.
Unidade 1 – Habilidades Sociais: Afinal, o que é isso?
Unidade 2 – Gerenciamento de Conflitos
Unidade 3 – Transformando Impasses em Oportunidades
Atividade final
Aula síncrona

4 – MODALIDADE: A distância, autoinstrucional e com uma aula síncrona.

5 – PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 3 a 23 de agosto de 2021, com uma aula síncrona no dia 23, das 9 às 11h30.
(O ambiente do curso estará disponível das 14h do dia 3/8/21 até as 23h55 do dia 23/8/21).

6 – CARGA HORÁRIA: 15h/aula

7 – NÚMERO DE VAGAS: 30

8 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 22 de julho a 1º de agosto de 2021, ou até as vagas se esgotarem.
(As inscrições serão abertas a partir das 10h do dia 22/7/2021)

“O(a) participante inscrito(a) nesta atividade, automaticamente, autoriza o uso de sua imagem e voz para a utilização nas ações da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, podendo ser compartilhada, a seu critério, com outras instituições públicas ou disponibilizada no canal do youtube da EJEF.”

9 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
9.1. Acessar o endereço www.siga.tjmg.jus.br e clicar em “Inscrições”;
9.2. Na página de inscrições, localizar o nome do curso e clicar em “Inscrições Abertas – Clique Aqui”; 9.3. Em seguida, preencher ou atualizar no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Confirmar o pedido de inscrição”.
Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo(a) candidato(a), como forma de lembrete.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

10 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
10.1. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo, descrito no item 1, e o número de vagas, disposto no item 7 deste edital;
10.2. Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público ao qual se destina, descrito no item 1.
10.3. Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site http://siga.tjmg.jus.br, link: “Painel do Estudante”, a partir das 14h do dia 2/8/2021.

11 – ACESSO AO CURSO:
11.1. Acessar o endereço www.siga.tjmg.jus.br;
11.2. Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços);
11.3. Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição;

12 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
12.1. Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
12.2. Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
12.3. Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do aluno e consultado, preferencialmente, diariamente;
12.4. Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.
12.5 .Para participação na aula síncrona do dia 23/8/21, recomendamos a utilização de fone de ouvido.

13 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelas(os) participantes ao final do curso, mediante questionário, que terá como finalidade a verificação da qualidade da capacitação, o aperfeiçoamento das estratégias a serem adotadas e a qualificação dos docentes.

14 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO: A(o) estudante deverá obter, no mínimo, 70% (setenta por cento) de aproveitamento nas atividades propostas no ambiente virtual do curso para obtenção de certificado da EJEF. Os certificados serão emitidos a partir das 14h do dia 26 de agosto de 2021 e poderá ser consultado, eletronicamente, no endereço: www.siga.tjmg.jus.br, no ícone “Painel do Estudante” ou “Certificados Virtuais”.

15 – PRAZO PARA SALVAR/IMPRIMIR O MATERIAL DO CURSO: A(o) estudante deverá salvar/imprimir o conteúdo durante o período em que o curso estiver disponível. Uma vez fechado o ambiente virtual, o acesso aos conteúdos não será mais possível.

16 – UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DO CURSO: A utilização e impressão dos materiais do curso somente serão permitidas para uso pessoal da(o) estudante, visando a facilitar o aprendizado dos temas tratados, sendo proibida sua reprodução e distribuição sem prévia autorização da EJEF.

17 – AUTORIA DO CONTEÚDO:
Aline Ribeiro Mayrink Maia – Servidora do TJMG
Jussara Maria Canuto de Aquino – Servidora do TJMG
Marília Miranda de Almeida – Servidora do TJMG
Victor Thiago de Aguiar – Servidor do TJMG

18 – DOCENTES DA AULA SÍNCRONA:
Formador: Carlos Márcio de Souza Macedo – Juiz de Direito do TJMG
Formador: Dr. Robert Lopes de Almeida – Juiz de Direito do TJMG
Mediadora: Aline Ribeiro Mayrink Maia – Servidora do TJMG
Mediadora: Jussara Maria Canuto de Aquino – Servidora do TJMG
Mediadora: Marília Miranda de Almeida – Servidora do TJMG
Mediador: Victor Thiago de Aguiar – Servidor do TJMG

19 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.

20 – PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO: Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico – COPED.

21 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$834,00 (oitocentos e trinta e quatro reais) que abrange despesas referentes ao pagamento de honorários aos docentes da aula síncrona.

22 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

23 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
23.1. Todas as informações relativas a esse curso serão comunicadas aos interessados via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
23.2. Informa-se que o curso é classificado pela EJEF como essencial e não será pontuado, conforme disposto na Resolução nº 953/2020.
23.3. Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT – pelo e-mail: , ou pelos telefones: (31) 3247-8796 /8944.

WPP_agir