“X Colóquio Vaziano: Ética, Política e Direito”

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da EJEF, Desembargador Wagner Wilson Ferreira, comunicamos que estão abertas as inscrições para o “X Colóquio Vaziano: Ética, Política e Direito”, a ser realizado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, conforme as informações abaixo:

1.PÚBLICO ALVO: Magistrados e Servidores do TJMG

2.PERÍODO DO CURSO: 18 e 19 de maio de 2017

3. OBJETIVO: O X Colóquio Vaziano, ao considerar as implicações da atualidade, decorrentes da dilaceração do universo simbólico humano, constituído pelas dimensões da Ética, da Política e do Direito, tem como objetivo rememorar algumas reflexões lima-vazianas para, assim, repensar os fundamentos da comunidade ética.

4. NÚMERO DE VAGAS: 80

5. MODALIDADE: Presencial

6. LOCAL DE REALIZAÇÃO: Campus da FAJE: Av. Doutor Cristiano Guimarães, 2127 – Planalto – Belo Horizonte/MG – Auditório Dom Helder

7. PROGRAMAÇÃO:
Dia: 18 de Maio de 2017
14h – Abertura do Colóquio – Prof. Dr. Delmar Cardoso, SJ
14h30 – Comunicações
16h – Mini-Cursorimeira parte
Ética, Política e Direito – urgência e limites – Profa. Dra. Maria Celeste de Sousa ( FCF)
18h – Intervalo
19h30 – Palestra: Resignificação Ética do Direito na conjuntura do Brasil atual – Profa.Dra. Mariah Brochado ( UFMG)
Dia: 19 de maio de 2017
8h – Debate:
Política: exercício humano por excelência – Presidente da Mesa: Prof.Dr. João A. A. Amazonas Mac Dowell, SJ – Prof.Dr. Andityas Soares de Moura Costa Matos ( UFMG) e Prof.Dr. Elton Vitoriano Ribeiro , SJ ( FAJE)
9H45 – Intervalo
10h – Debate:
Problemática e sentido dos Direitos Humanos – Presidente da Mesa: Prof.Dr. Álvaro Mendonça Pimentel, SJ(FAJE) – Prof.Dr. Luiz Carlos Gambogi ( FUMEC – Desembargador do TJMG)
Prof.Dr. Carlos Roberto Drawin ( FAJE)
13h – Visita ao Memorial Pe.Vaz
14h – Comunicações
16h – Mini Curso: Segunda Parte
Ética, Politíca e Direito – Urgência e Limites
18h – Intervalo
20h – Palestra: Ética e Direito: uma reflexão a partir do contexto brasileiro e da proposta filosófica de Lima Vaz – Prof. Ms. Patrus Ananias ( PUC – Minas)

8. INSCRIÇÕES: Por meio de formulário disponível no endereço eletrônico: www.ejef.tjmg.jus.br, através do link clique aqui, até o dia 12 de maio de 2017 ou o preenchimento das vagas. No campo “Instituição Patrocinadora”, constante do formulário descrito acima, o interessado deverá obrigatoriamente preencher: “TJMG” e no campo “Categoria” selecionar a opção “servidores do Tribunal de Justiça MG”, para fins de identificação das vagas disponibilizadas.

9. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

10. CERTIFICAÇÃO: O certificado de conclusão do curso será disponibilizado no endereço eletrônico da FAJE, www.faculdadejesuita.edu.br, em período a ser informado durante a realização da ação educacional. Não haverá custos para a emissão do certificado dos participantes do TJMG.

11. Os magistrados participantes deverão encaminhar até o dia 24 de maio de 2017 para a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, por meio do e-mail cofop@tjmg.jus.br, um relatório reflexivo da atividade para fins de certificação.

12. Não será concedido pagamento de diárias e ressarcimento de despesas e indenização como transporte.

13. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: no site eletrônico da FAJE: clique aqui ou pelo telefone: (31) 3115-7013.