Vozes Poéticas de Minas – Elizabeth Rennó

PODCAST

Elizabeth Rennó

Elizabeth Rennó nasceu em Carmo de Minas, Minas Gerais. É graduada em Letras-(Português-Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Especializou-se em Literatura Brasileira pela mesma Faculdade. Obteve o título de Mestre em Literatura Brasileira com a aprovação da dissertação A Aventura Surrealista de Lêdo Ivo: Invenção e Descoberta, em 1985, depois publicado pela Academia Brasileira de Letras. É Presidente Emérita da Academia Feminina Mineira de Letras e da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais. Foi a primeira mulher a presidir a Academia Mineira de Letras. É Sócia Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Pertence às Academias de Letras de Itajubá, São João del-Rei, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e é membro do Internacional Writers and Artists, Ohio, Estados Unidos.

Possui vários livros publicados, entre os quais A Aventura Poética de Lêdo Ivo, ensaio; Palavras e Parábolas, Cantata em Dor Maior, poemas; Rascunho de Minas, Um Esboço Histórico e outros ensaios, ensaios; Concha-Lua, romance; De Gil a João, prêmio Eduardo Frieiro para ensaio, em 2000, da Academia Mineira de Letras, e Crônicas de Jornal, 2003.

Em 2002, obteve os Prêmios Nelson de Faria da Academia Mineira de Letras e o Prêmio Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores, com seu livro Concha-Lua; Memória Diamantina, ensaio, recebeu o Prêmio Centenário de Juscelino Kubistchek de Oliveira, da Academia Mineira de Letras, em 2002.

Integrou várias Antologias, destacando-se A Poesia Mineira no Século XX, organização de Assis Brasil, Reflexos da Poesia Contemporânea no Brasil, França, Portugal e Espanha, da Ed. Universitária de Lisboa.

Vários poemas, contos e ensaios de sua autoria foram premiados, entre os quais: “O Narrador-Arqueólogo”, Prêmio BDMG Cultural de Literatura; “Rascunho de Minas”; Prêmio de Excelência do Internacional Writers and Artists.

Colabora em várias publicações, jornais e revistas de Brasília, Itajubá, Congonhas, Lafaiete e Belo Horizonte.

Clique nas abas abaixo e ouça os poemas separadamente: