Mapeamento de processos de trabalho da Administração Pública com a notação BPM e aplicação no software Bizagi – in company

Mapeamento de processos de trabalho da Administração Pública com a notação BPM e aplicação no software Bizagi – in company

Modalidade: A distância, com transmissão ao vivo pela internet

CONVOCAÇÃO
De ordem do Excelentíssimo Senhor Segundo Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargador Tiago Pinto, comunicamos que estão convocados os servidores e gestores relacionados ao final deste edital, para o Curso Mapeamento de processos de trabalho da Administração Pública com a notação BPM e aplicação no software Bizagi, a ser realizado na modalidade a distância, em parceria com a IOC Capacitação Ltda (One Cursos), conforme abaixo especificado:
1 – OBJETIVO: Ao final do curso, espera-se que o participante seja capaz de assumir o papel de gestor de processos, fornecendo conhecimentos necessários para a utilização de processos como meio estratégico para a obtenção de resultados institucionais, mapeando, modelando, medindo, analisando e tomando decisões.

2 – MODALIDADE: A distância.

3 – METODOLOGIA: Curso ao vivo online. As aulas serão expositivas, pela plataforma virtual da e IOC Capacitação Ltda (One Cursos), com utilização de slides e acompanhamento pela apostila, e aplicação de dinâmicas de brainstorming, além de estudos de caso do setor público, a fim de implantar as ferramentas existentes no planejamento estratégico da organização.

4 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Gestores e servidores que atuam na área administrativa do TJMG, em setores que atuam como escritórios de projetos ou no planejamento estratégico e tático da organização e no gerenciamento de e por processos (mapeamento, análise e modelagem), conforme listagem ao final desta publicação.

5 – PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 14/ 10; 16/10; 19/10; 21/10 e 23/10/2020.

6 – CARGA HORÁRIA: 24 horas.

7 – HORÁRIO: das 8h30 às 12h30

8 – NÚMERO DE VAGAS: 15 vagas.

9 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:

9.1 – Período: No sistema SIGA, a partir das 10h do dia 12 de outubro até às 23h59 do dia 16 de outubro de 2020, por meio do formulário disponível no link: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur1386
9.2 – Os pedidos de inscrição devem ser feitos no link descrito no item 9.1, preenchendo ou atualizando no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”.
9.3 – Mesmo tendo sido convocado, é necessário realizar a inscrição.;

10. IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO:

10.1 – Os servidores que não possam atender a esta convocação deverão enviar uma justificativa para o e-mail , impreterivelmente, até o dia 16 de outubro de 2020, com as informações abaixo. Será analisada a possibilidade de concessão de dispensa do curso pela Diretoria Executiva de Pessoas – DIRDEP/EJEF.
– No Campo Assunto: inserir nome do Curso / Ação de Formação e de Aperfeiçoamento
– No Corpo da Correspondência: inserir o nome completo do servidor, vara, comarca, justificativa.

10.2 – Informa-se, ainda, que nos termos do art. 21-A, §4º da Resolução nº 367, de 25 de abril de 2001, conforme redação dada pela Resolução nº 822, de 16 de junho de 2016, o servidor que não obtiver a certificação na ação de formação para a qual for convocado perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, institutos de desenvolvimento na carreira. O dispositivo citado segue transcrito:

Art. 21-A – A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF convocará o servidor para participar de ação de formação, que será considerada para fins de desenvolvimento na carreira.
§ 1º As ações de formação a que se refere o “caput” deste artigo são as destinadas:
I – à formação inicial;
II – ao aprimoramento para o exercício de suas funções;
III – à capacitação para o exercício das atribuições estabelecidas para as classes subsequentes de sua carreira.
§ 2º A frequência do servidor não será exigida em caso de afastamento previsto em lei ou regulamento ou de dispensa concedida formalmente pela EJEF.
§ 3º Além da convocação individual do servidor, a EJEF divulgará no Diário do Judiciário eletrônico – DJe e no Portal TJMG os cursos de que trata este artigo.
§ 4º O servidor convocado pela EJEF e que não obtiver a certificação na ação de formação, fora das hipóteses previstas no § 2º deste artigo, perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, na forma dos artigos 23, 25 e 28 desta Resolução.
§ 5º As hipóteses de dispensa da ação de formação, de que trata o § 2º deste artigo, constam de ato normativo próprio.

10.3 – Informa-se, também, que nos termos do art. 8º, § 5º da Portaria Conjunta nº 360, de 30 de junho de 2014, o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento dessa, ficará impedido de participar de outras ações educacionais. Segue transcrição do dispositivo citado:

Art. 8º- A convocação referida no inciso I do art. 7º será direcionada ao servidor ou ao seu superior hierárquico, sendo obrigatório o comparecimento do convocado.
(…)
5º- Caso a justificativa não seja apresentada ou não seja deferida, o servidor ficará impedido de participar de outras ações educacionais pelo prazo de seis meses, a contar da data do término da atividade educacional na qual não compareceu, ressalvada a possibilidade de sua convocação para ações educacionais, por necessidade ou conveniência da Administração.

10.4 – A impossibilidade de participação decorrente de fato imprevisível também deverá ser comunicada para o e-mail acima citado, no prazo de até 5 (cinco) dias após a data do ocorrido.

10.5 – O afastamento previsto em lei ou regulamento não exime o servidor do dever de comunicar à EJEF quanto à ausência ao curso a ser enviada para o e-mail citado.

11 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:

11.1 – Os participantes serão aprovados e certificados se obtiverem o aproveitamento mínimo de 70% de acordo com a participação nas aulas.
11.2 – Os certificados serão fornecidos pela empresa prestadora do serviço, com menção de realização da ação in company em conjunto com a EJEF.
11.3 – A certificação dos servidores inscritos não valerá para a obtenção de pontos na Promoção Vertical.

12 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:

12.1 – Conexão com internet, web câmera (opcional, recomendado), microfone e fone de ouvido.

12.2 – As informações com relação ao acesso ao ambiente virtual serão enviadas ao participante, por e-mail, pela IOC Capacitação Ltda (One Cursos) até o dia 12 de outubro de 2020.

13 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelos participantes ao final da ação, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade da aula, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação dos docentes.

14 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA DO PROJETO: Coordenação de Formação Permanente da Capital – COFOP.

15 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 16.500,00, que se refere a:
• Despesas com contratação da IOC Capacitação Ltda (One Cursos),

16- ORIGEM DA RECEITA: TJMG

17- INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

17.1 – Todas as informações relativas a esta ação serão comunicadas aos interessados via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.

17.2 – Informações complementares poderão ser obtidas no telefone: (61) 3032.9001 ou pelo e-mail: / , ou no TJMG por meio da Coordenação de Formação Permanente da Capital – COFOP no telefone (31) 3247-8779, e-mail

Listagem dos Convocados 

Nomes Lotação
Andréa de Melo Nogueira Muniz ASDEP-Projetos
Camilla Rafaela Alves Maia ASPLAG
Carmen Silvia Domingues NUPLAN
Dalila Saurine Cunha Petraconi ASPLAG
Fernanda Mariana Mendes CEPAQ
Fernando Teixeira Vieira CEPAQ
Isabella Barcelos de Souza Brandão NUPLAN
Juliana Brandão de Melo Horst NUPLAN
Maria Daniela Ferreira NUPLAN
Marisa Cristina Munk CEPAQ
Mônica Alexandra de Mendonça Terra e Almeida Sá ASDEP-Projetos
Natália Bona CEPAQ
Nathália Macedo Antunes NUPLAN
Silvana Couto Lessa NUPLAN
Thiago Kamon Macedo Monteiro de Castro Hyodo ASDEP-Projetos